American Dad: O outro pai de família

Como já discutimos anteriormente aqui no Box Animado, existem séries que recebem uma chance simplesmente por serem criações de donos de um produto já consolidado.

American Dad, a segunda criação em grande escala de Seth MacFarlane, deve muito de sua existência à Family Guy, e incrivelmente surgiu após o próprio Family Guy ter sido cancelado e, posteriormente, renovado por causa das vendas de DVDs da série.

Mas teria American Dad méritos por si só?

Na estrutura, American Dad se assemelha muito à Family Guy. A série gira em torno da família Smith (o equivalente ao “Silva” para os gringos), composta por:

Stan — O patriarca da família, que é agente da CIA e paranóico sobre a segurança nacional. É dublado, no original, pelo próprio Seth MacFarlane;

Francine — A esposa doce e submissa. É dublada por Wendy Schaal, a Vickie Dimas de Six Feet Under. Wendy teve participações em diversos outros seriados como Arquivo X e Friends, além de clássicos como Full House, MacGyver, Esquadrão Classe A e o Knight Rider original;

Steve — O filho nerd, que tenta ser popular e, um dia, conquistar garotas como seu pai. É dublado por Scott Grimes, mais conhecido como o Dr. Archie Morris de ER ou o Will de Party of Five. Como se ter trabalhado com Matthew Fox já não fosse sofrimento o bastante, vale lembrar que Scott foi o protagonista de dois dos filmes Criaturas nos anos 80.

Hayley — É a filha anarquista. Não concorda com os métodos utilizados pelo pai e o seu governo de “porcos imperialistas”. É dublada por Rachael MacFarlane (olha o nepotismo aí, gente!!!), irmã de Seth. Rachael já trabalhou em dublagem de desenhos animados como The Grim Adventures of Billy and Mandy e KND.

Klaus — O peixinho dourado da família. Klaus era, na verdade, um desportista alemão que teve seu cérebro

transplantado para o corpo de um peixe e agora vive sob a custódia de Stan. É dublado por Dee Bradley Baker, que além de já ter trabalho com Rachael em The Grim Adventures of Billy and Mandy e ter feito diversos trabalhos para a Disney, participou da dublagem de grandes franquias de videogames como Metal Gear Solid, Final Fantasy, Halo, Gears of War, Fallout, Onimusha e Kingdom Hearts.

Roger — Um alienígena que, assim como Klaus, vive sob a responsabilidade de Stan. Odeia ser comparado aos aliens dos filmes, os quais considera “um bando de asneiras”. É dublado por Seth MacFarlane que, a essa altura, já deixou bem claro que gosta mesmo de participar da dublagem de suas criações (em Family Guy, faz 4 personagens do núcleo principal, aqui mais 2).

American Dad, por incrível que pareça, apesar de contar com um alien e um peixe dourado com cérebro de alemão, trata problemas mais tangíveis do que Family Guy.

A personagem de Stan, por exemplo, é muito responsável com seu trabalho e família. Um patriota assumido e extremista. Totalmente diferente do relapso Peter Griffin, é um pai, o herói americano, que tem que lidar com problemas cotidianos, como a incapacidade do filho em interagir com garotas ou os pensamentos revolucionários da filha.

Talvez o maior problema de American Dad seja exatamente a sobrecarga em Stan, que parece ser a única personagem a ter profundidade. Todas as demais parecem simplesmente servir de escada ou alívio cômico. É difícil simpatizar com eles.

Se você vai ou não gostar de American Dad, vai depender muito da suas expectativas.

Quando estiver com algum tempo entre um seriado e outro, confira o piloto e veja se agrada. Leva algum tempo para acostumar-se ao estilo de American Dad, principalmente àqueles acostumados a Family Guy, como eu, mas vale como uma boa terceira opção.

E você, assiste ou já assistiu American Dad? Deixe seus comentários!

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!