As 10 frases mais icônicas das novelas

Reunimos as 10 frases mais marcantes das novelas brasileiras.

Um arranjo de palavras pode fazer toda a diferença no roteiro de uma novela. Cenas conseguiram se tornar memoráveis na televisão graças a um diálogo escrito no capítulo certo e dito pelos personagens certos. A seguir, uma sequência das frases mais icônicas das novelas. Considerei frases em cenas específicas, e não os bordões.

10. “Eu tenho nojo de você!” — Nina para Eva em Eterna Magia.

Essa novela de Elizabeth Jhin trouxe a temática fantástica para o horário das seis em 2007, apresentando duas irmãs, Nina e Eva, interpretadas respectivamente por Maria Flor e Malu Mader, apaixonadas pelo mesmo homem, Conrado (Thiago Lacerda). Ambas, praticantes de bruxaria, a novela deu seu start com um conflito entre as protagonistas.

Quando Eva chega à Serranias, onde a novela foi ambientada, seduz o noivo da irmã e arma para ficar grávida dele a tempo de impedir o seu casamento com Nina. No capítulo 30, Nina descobre a aproximação entre Eva e Conrado e vai acertar as contas com a irmã, ameaçando-a de morte, lhe dando um tapa e dizendo “Eu tenho nojo de você!”. Obviamente, uma cena memorável para a novela.

9. “Viúva sim. Separada, nunca!” — Jéssica para Berilo em Passione.

As 10 frases mais icônicas das novelas

A novela de Silvio de Abreu até se perdeu após os 70 primeiros capítulos com falsa redenção de vilã e armações inverossímeis, mas teve em seu núcleo cômico, o seu grande trunfo. O casal Jéssica e Berilo, interpretados por Gabriela Duarte e Bruno Gagliasso, roubou a cena em muitos dos capítulos de Passione. As brigas do casal eram constantes e começavam sempre que Jéssica passava a desconfiar da vontade do marido em lhe pedir divórcio, o que rendeu a frase icônica “Viúva sim. Separada, nunca!”, como símbolo de sua resistência em se separar de Berilo.

8. “Nada é o que você é agora!” — Laura para o cadáver de Lineu em Celebridade.

Uma das frases mais esperadas dessa novela de Gilberto Braga saiu da boca de Claudia Abreu ao interpretar uma das vilãs mais lembradas, a Laura de Celebridade. A expectativa justifica-se pelo mistério que envolveu a trama “Quem matou Lineu?”. No capítulo 110, Lineu é morto com um tiro no peito e a identidade de seu assassino foi mantida em segredo até o último capítulo, quando descobrimos que Laura foi a assassina. Ela o matou depois de uma discussão envolvendo uma chantagem da parte dela para arrancar dinheiro do empresário. Quando ele revela que as provas que ela mantinha consigo para incriminá-lo já estão sob o seu poder novamente e que pretende eliminá-las, Laura o mata com um tiro certeiro e declara “Nada é o que você é agora!”.

O curioso é que a frase nunca esteve no roteiro secreto escrito por Gilberto Braga à Globo. A responsabilidade da fala é de Claudia Abreu que, completamente envolvida com a cena em que se revelava a verdadeira assassina, sugeriu a frase ao diretor Dennis Carvalho que logo aceitou o acréscimo a cena.

7. “A culpa é da Rita!” — Carminha em Avenida Brasil.

O maior meme das novelas dos últimos tempos é creditado a personagem de Adriana Esteves em Avenida Brasil. Carminha, a vilã da trama, quando descobre que Nina, a empregada da mansão em que mora, é na verdade, Rita, a garota cuja vida assombrou no passado, passa a atribuir todas as adversidades que lhe aconteceram na conta da personagem interpretada por Débora Falabella.

Outras célebres frases de Carminha poderiam ser citadas, como “A gente precisa comer um saco de sal com a pessoa pra saber quem ela é.”, “Nunca mais vai abanar o rabinho.” e “Era só o que me faltava! Eu morrer e ainda aparecer no jornal com esse cabelo horroroso.

6. “Pelo céu que desce no horizonte, pela chama que arde em meu coração, eu vou me vingar!” — Ana Francisca jurando vingança em Chocolate com Pimenta.

Ana Francisca Chocolate com Pimenta

Um clássico de Walcyr Carrasco apresentou uma das histórias de vingança mais célebres da TV. Ana Francisca, interpretada por Mariana Ximenes, decidiu se vingar após ser humilhada na festa de formatura, levando um banho de tinta verde na frente de toda a cidade, provocando o riso geral no evento. Equivocadamente consciente de que tudo se tratou de um plano armado por Danilo (Murilo Benício), ela parte para o sítio de sua família, onde declara vingança a todos que riram de sua situação em uma cena memorável.

5. “Não é pra isso que servem as amigas?” — Beatriz para Inês em Babilônia.

Beatriz e Inês Babilônia

O embate entre as vilãs Beatriz (Glória Pires) e Inês (Adriana Esteves) foi destaque na polêmica estreia de Babilônia. O congelamento final do capítulo apresentou uma das frases mais icônicas da dramaturgia — “Não é pra isso que servem as amigas?” — fala de Beatriz em alusão a chantagem dupla e engendrada pelas duas, envolvendo uma traição por parte de Beatriz e o assassinato de seu motorista armado para que Inês levasse a culpa.

4. “A criança fica retardada, incapaz, limitada. Dá um trabalho do cão.” — Marta para Helena em Páginas da Vida.

Em mais uma obra-prima escrita por Manoel Carlos, Marta, personagem vivida por Lília Cabral em Páginas da Vida, revelou todos os seus preconceitos ao receber a notícia de que a neta Clara, recém-nascida, é portadora de síndrome de down. Dentre os absurdos ditos pela personagem em cena, está o fato de que Marta considera que a síndrome seja uma doença. Helena logo a corrige do equívoco, mas Marta insiste em afirmar que a neta será um empecilho para a sua vida. Uma cena que desmistificou muitos conceitos errados sobre a síndrome de down.

3. “Tudo que acontece de ruim na vida da gente é pra melhorar.” — Professor Pancrácio em Eta Mundo Bom.

Candinho e Pancrácio Eta Mundo Bom

O mais recente trabalho de Walcyr Carrasco, inspirado em um conto de Voltaire, traz o otimismo encarnado no professor Pancrácio, filósofo que, sem a possibilidade de se sustentar com a vasta filosofia, decide viver a pedir esmolas na porta da igreja. Levando uma vida de precária condição financeira, Pancrácio nunca se esquece de transmitir a lição mais valiosa que aprendera em sua vida: “Tudo que acontece de ruim na vida da gente é pra melhorar”.

2. “É a guerra! É o tanque, mãe!” — Reginaldo para Maria do Carmo em Senhora do Destino.

Uma das cenas mais lembradas de Senhora do Destino é a morte de Reginaldo, personagem de Eduardo Moscovis. Na trama de Aguinaldo Silva, Reginaldo era um político corrupto que alcançou prestígio político graças à popularidade de sua mãe, Maria do Carmo. Reginaldo consegue eleger-se prefeito da Vila São Miguel, mas quando o povo descobre as suas falcatruas envolvendo desvio de dinheiro público, ele é hostilizado em praça pública. Durante o linchamento e em meio a uma série de xingamentos por parte da população, Reginaldo leva um tiro na cabeça e, antes de morrer, vê sua mãe se aproximar de onde estava. Ao vê-la, Reginaldo solta as suas últimas palavras: “É a guerra! É o tanque, mãe!” fazendo referência ao período da ditadura militar, quando sua irmã mais nova havia sido sequestrada pela enfermeira Nazaré Tedesco.

1. “Estou pronta para o meu close, Mr. Maya!” — Silvia para Wolf Maya em Duas Caras.

Alinne Moraes interpretou Silvia, uma das vilões mais loucas da TV brasileira em mais uma novela de Aguinaldo Silva, Duas Caras. Na segunda metade da novela, foi Silvia quem dominou a maioria das cenas do folhetim. As loucuras foram tantas que no capítulo 205, sua mãe Branca, interpretada por Susana Vieira, convenceu-se de que a filha precisava ser internada em um hospital psiquiátrico. Quando os enfermeiros chegaram a casa para interditarem Silvia, a vilã, no ápice de sua insanidade, ficou em transe e afirmou para a mãe que estava embarcando para Paris e que a ambulância para a qual estavam lhe levando era o seu avião particular.

Enquanto descia as escadas, cercada pelos enfermeiros, avistou sua mãe na sala e soltou “Estou pronta para o meu close, Mr. Maya!” em clara referência metalinguística ao diretor da novela Wolf Maya. Um achado corajoso de Aguinaldo Silva ao empregar a metalinguagem tão pouco vista em produções brasileiras e que merece o primeiro lugar dessa lista.

E você? Se lembra de alguma frase de novela que te marcou? Alguma fala de um personagem que te deixou de boca aberta? Comente!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Viajamos no verdadeiro trem do Harry Potter! Na vira real!!! Veja como foi a experiência neste vídeo.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER