Bake Off Brasil: A Pavlova te traiu

No Bake Off Brasil, a rainha das sobremesas australianas, a Pavlova, fez muito concorrente sair fora do compasso.

food animated GIF

Alguém tem o telefone do Seu Sílvio para me passar? Só o patrão para colocar fogo e dinamismo nesse Bake Off Brasil. Como fez em outros realities da sua TV, o dono do baú poderia criar alguns twists para animar aquela tenda, hem?

Assombração de qualquer reality que se preze, a previsibilidade, parece não assombrar muito o Bake Off Brasil. O reality é previsível! Uma prova criativa, outra técnica, no meio das duas um convidado ou vídeos sobre os participantes zzzzz. Cadê conflito meu povo?

O formato Bake Off cai como uma luva para os ingleses. Tudo muito correto, linear. Vide outros formatos feitos por lá, como o MasterChef, que é o mais sonolento da franquia. Talvez esse seja o grande desafio da produção brasileira para a próxima temporada: sair da zona de conforto e trazer provas mais dinâmicas. Talvez nem seja desafio. Muito provável esse questionamento seja só chatice de quem escreve sobre TV e quer sempre ver novidades.

A prova criativa (sic) dessa semana teve a participação do chocolatier e presidente da Cacau Show, Alexandre Costa, que além de dar dicas super legais sobre ganaches e trufas também foi um dos jurados da prova. O desafio era os participantes apresentarem tortas trufadas de chocolate.

Olha não sei vocês, mas se alguém chegar e falar que botar bebida alcoólica numa trufa é ser criativo vamos ter que conversar muito sério. Cadê a criatividade meu povo? Tanto que a torta que foi escolhida como melhor, como salientou Alexandre Costa, não foi a mais criativa e sim a mais correta.

Oi produção? Usar pinga não é ser criativo? A minha é envelhecida 12 anos no carvalho.

Justiça seja feita! Vamos defender os concorrentes. Muito da falta de criatividade desse povo vem da limitação imposta pelos jurados. Acredito que na prova criatividade, as técnicas devem ficar em segundo plano. Tem muito que levar em conta, ou somente, o risco que o concorrente escolheu correr, as possíveis combinações daquela sobremesa, novas formas de se apresentá-las e por aí vai. Tem que ser avaliado a sua tentativa e o seu esforço criativo para algo dar certo.

Daí vem Fabrizio e começa: “mas isso está um horror”, “não é assim que se faz”… Porque não? Não é uma prova criativa? Você tem uma etapa técnica, aí sim o discurso deve mudar. É na prova técnica que dicas ou puxões de orelha devem ser feitos. Numa prova criativa o lúdico e as inúmeras possibilidades devem ser levadas em conta. Só lembrando, o petit gateau, uma das sobremesas mais conhecidas no mundo, surgiu a partir de um erro de tempo de cozimento.

Agora na prova técnica realmente não teve como defender ninguém — foi um desastre geral. A pavlova é uma sobremesa traiçoeira. Além de ser uma coisa dos deuses, o seu preparo requer muita técnica e muito conhecimento daquela cozinha em que você está. O ponto do suspiro tem que estar exato, do chantilly idem! Tem que haver uma harmonia entre as frutas escolhidas, o corte das mesmas, se aquelas que você escolheu não soltam tanta água no decorrer do tempo… Enfim…

De todas apresentadas apenas duas chegaram próximo ao esperado: as pavlovas do Michael e da Samira, que levou como a melhor. Michael, assim como já aconteceu com Samira, levou o avental de Mestre Confeiteiro pela segunda vez. Ainda não sei qual o uso daquele avental, quem sabe até o final da competição ele sirva para alguma vantagem.

bakeoff_pavlova

Triste mesmo foi despedirmos da Gabi. No inicio da competição apostei nela junto com Ayrton e Samira como os grandes finalistas. Mas ela errou muito nesse episódio do Bake Off Brasil, não tinha escapatória. Nessas horas torcemos para a avaliação ser pela trajetória e não pelos pratos do dia. Se fosse assim, Joca já estava fora da tenda um século passado.

Insira aqui sua "Débora dos Falsetes" preferida.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!