Bates Motel 4×01 — A Danger to Himself and Others

A Danger to Himself and Others marca a volta de Bates Motel para sua 4ª temporada, deixando-nos na expectativa de ter uma série mais direta e focada nos dois protagonistas.

Você acha que sabe como é viver com uma criança que tem algo de muito errado com ela?” ELLIS, Audrey

Voltamos à trama de Bates Motel apenas algumas horas depois do último assassinato cometido por nosso protagonista. Norman está perdido após matar Bradley e é encontrado vagando por um campo, delirando e falando consigo mesmo. Aliás, que atuação de Freddie Highmore… que homem. Nosso protagonista é levado a um hospital psiquiátrico público, deixando sua mãe extremamente preocupada. Paralelamente, a cirurgia de Emma acontece e finalmente somos apresentados à mãe dela, Audrey. O foreshadowing no início da fala de Emma também foi muito bom, ao dizer para o médico não chamá-la de Ms. Decody. Afinal, a real Ms. Decody apareceria em alguns minutos. Pontos para o roteiro.

Observamos que ambos os personagens internados durante o episódio são apresentados nesse primeiro capítulo através dos hospitais em que eles estão. Emma está em um particular, que é organizado e calmo. A fotografia deste é, portanto, mais clean. Norman, por outro lado, está em um público que é um caos, retratado por uma fotografia mais escura e, por vezes, amarelada. Esses dois hospitais também podem ser levados em conta como metáforas dos estados em que ambos estão. No hospital de Emma estão todas as pessoas que importam para ela no momento: Dylan, o pai e mesmo a mãe; ela está com problemas por causa da cirurgia, mas parece que tudo vai bem. Já o de Norman é uma bagunça e a única pessoa que importa pra ele está lá: Norma. Indo mais além, a própria busca por um hospital melhor para Norman, materializada em Pineview, também reflete a procura pela melhora do personagem. Esse comparativo que perpassa todo o episódio foi muito interessante. Fotografia linda e novamente o roteiro acertando em cheio.

Norma busca ajuda para tentar melhorar a situação do filho, primeiramente com Romero e depois com um dos psiquiatras de Pineview. Vemos até onde ela é capaz de chegar para garantir o bem-estar de Norman, ao tentar seduzir o doutor Edwards e até pedir o xerife em casamento (!) em duas cenas maravilhosas e tragicômicas. Ela novamente mostra seu lado superprotetor ao trancar Norman no quarto ao sair, deixando-o furioso a ponto de arrombar a porta e ter mais um de seus blackouts. A cena dele ao fundo se olhando no espelho vestido com o robe da sua mãe, em contraposição às marcas deixadas na porta arrombada por ele, foi sensacional. Mostra-nos detalhes de sua doença, particularmente a necessidade de um momento de violência para desencadear os sintomas.

Bates Motel 4x01 - A Danger to Himself and Others

A maior das críticas a Bates Motel nas primeiras três temporadas foi a inserção de tramas paralelas bobas e completamente desconexas do plot principal. Esse primeiro episódio parecia se encaminhar para uma continuidade disso com relação à mãe de Emma, mas felizmente o roteiro conseguiu consertar isso no fim. Primeiramente temos as interações entre Audrey e Norma e a briga de ambas. A frase que a mãe de nosso protagonista profere, dizendo que se importa com Emma mas que nada daquilo era da conta dela, foi muito boa e reflete muito bem a relação da audiência com essa trama paralela. Gostamos de Emma, mas não a ponto de nos interessarmos profundamente sobre tudo aquilo.

Por fim, temos a inevitável morte de Audrey pelas mãos de Norman, enquanto ele estava tendo um blackout. A trama conseguiu escapar de ter mais alguém pendurado aleatoriamente no enredo. A personagem foi apresentada, minimamente desenvolvida e já foi descartada, deixando um acontecimento marcante para a série desenvolver posteriormente e mostrando que os roteiristas talvez tenham aprendido a se manter focados na relação entre Norman e Norma. Esperamos que essa objetividade seja finalmente uma marca da série nessa quarta temporada.

E você, gostou do episódio? Deixe seu comentário aí embaixo e vamos conversar sobre a série!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER