Bates Motel 4×05 — Refraction

Refraction nos dá um vislumbre do que está por vir e o padrão que a série parece seguir.

O que você acha do Norman?” EDWARDS, Gregg

O ser humano é uma coisa engraçada. Nós podemos saber o futuro de algo e mesmo assim nos surpreendermos com o jeito com que as coisas se desenrolam. Ou ainda pior: mesmo o sabendo, ter aquela pontinha de esperança de que não aconteça. É exatamente esse o nosso caso em Bates Motel. Sabemos do destino de Norman, mas quando a série nos apresenta uma possibilidade mínima de melhora do personagem, torcemos para que dê certo.

O Modelo de Kübler-Ross, também conhecido como Os Cinco Estágios do Luto, nos dá um pouco de objetividade ao analisar alguma situação extrema que vivemos. São eles: Negação, Raiva, Negociação, Depressão e Aceitação. Já vimos Norman passar pelos quatro primeiros e até voltar à Negociação nesse episódio. Podemos concluir que teremos a Aceitação em breve.

Bates Motel 4x05 - Refraction

No entanto, conseguimos perceber maiores detalhes da doença dele. Percebemos que ele (ou a mente dele) tenta manipular as outras pessoas a partir de sua própria condição para benefício próprio. Nesse sentido, tenta enganar Edwards para sair de Pineview. Isso nos dá uma das melhores cenas da série, quando finalmente nosso protagonista tem um blackout em frente a uma pessoa que entende do assunto.

Aliás, pontos para Freddie Highmore e Damon Gupton que deram tudo deles na cena. Conseguimos observar no semblante do doutor a excitação e também o receio de alguém que se depara com uma situação tão tensa. Por outro lado, vemos exatamente a transformação de Norman em Norma, da raiva à calmaria.

É muito bom observar como Norman incorpora não só a personalidade de sua mãe, mas até aquele traço de tentar seduzir os homens para conseguir o que quer. Dr. Edwards, no entanto, está vacinado contra isso, visto que já teve nossa protagonista dando em cima dele nessa temporada.

Vemos claramente como a mente de Norman tenta sabotar ele e o tratamento, e temos uma pista de como ele provavelmente sairá de Pineview. Também observamos o choque do protagonista ao perceber que tudo o que parece tão real para ele pode ser tudo mentira.

Bates Motel 4x05 - Refraction

No núcleo Malhação da trama, temos uma tensão sexual cada vez maior entre ‘Dylemma’ e até um fan service do roteiro ao mostrar Max Thieriot sem camisa. Também rolou mais do Dylan se endireitando e tentando virar bom moço. No entanto, ainda está bem desinteressante.

Com relação à Norma, vemos Chick se aproximando dela para tentar obter informações sobre o paradeiro de Caleb. No fim do episódio, ele finalmente revela isso para Norma, que fica com um conflito interno tenso ao não saber como proceder.

Só mesmo a atuação de Vera Farmiga pra salvar isso aí. Ryan Hurst é um bom ator (saudades, Opie), mas claramente o roteiro não ajuda. Chick é um personagem completamente inconsistente. Mostrou-se tremendamente idiota na temporada passada e agora está todo meninão dedutivo e quase ameaçando Norma. Tomara que deem um fim nele logo.

Do outro lado de ‘Normero’ temos outra personagem completamente desinteressante ameaçando o xerife. O cerco à Rebecca está se fechando e uma hora ela vai ceder. Romero inclusive suspeita que foi ela quem invadiu a casa dos Bates. Problemas para o casal mais feliz de White Pine Bay. Esperamos, no entanto, que acabem logo essas tramas paralelas.

Refraction é um episódio que manteve a qualidade dos melhores episódios da temporada e também parece nos dar um padrão de como a série vai seguir. Até agora tivemos sempre uma sequência de um episódio movimentado seguido de um mais parado. Se continuarmos assim, podemos esperar bastante do próximo.

E você, gostou do episódio? Deixe seu comentário aí embaixo!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A história dos bastidores do livro/filme IT podem ser tão bizarras quanto a narrativa. Assista!

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER