Bates Motel 4×06 — The Vault

Em The Vault, episódio mais intenso da temporada até agora, nossos protagonistas lidam com os traumas do passado e tentam superar as adversidades do presente.

Vai lá, durão. Vamos lá, faça o que tem que fazer. Quebre a mulher no meio. Mas sabe de uma coisa? Eu não estou quebrada. Eu ainda estou de pé. Então vá em frente.” BATES, Norma

O mais triste de ver The Vault é antecipar (ou melhor, prever) a reação de boa parte do público. Assim que Norma abraça Romero, a sensação que me veio — além do óbvio soco no estômago -, é a de que boa parte das pessoas enxergaria nossa protagonista como uma mulher maluca.

Vamos recapitular a vida dela: infância difícil e pais terríveis; um relacionamento incestuoso com o irmão, o estupro e a consequente gravidez (enquanto era muito nova); a infelicidade do primeiro casamento e mais um provável estupro.

Bates Motel 4x06 - The Vault

Um segundo casamento péssimo, mais um estupro e mais um filho; o filho caçula com um problema mental sério que assassinou várias pessoas, inclusive o último marido de Norma; por fim, mais um estupro, mostrado no início da série.

Só de ela estar de pé, já é algo louvável. O tanto de traumas que essa mulher superou é absurdo. E ainda está lá, cuidando do filho e dirigindo um negócio. Com certeza, apesar disso, muita gente a acha maluca.

Temos nesse episódio um Chick cada vez mais babaca, ameaçando Norma de revelar o passado dela para Romero e para a cidade inteira. A série mostra mais uma forma de abuso à mulher e também nos dá uma Norma que bate de frente com seus problemas. Tomara que Chick tenha aprendido a lição e vá para aquele lugar.

Dylan também deixa uma sensação horrível em sua mãe. Deu muita raiva dele nesse episódio. É grosso com Norma, diz que vai embora e tem a pachorra de falar com Caleb e dizer que está com saudade (sim, aquele mesmo que estuprou a Norma).

Chama-o de pai, diz que será legal quando ele se mudar para lá e a mãe, que o criou a vida inteira, Dylan chama pelo nome. Ah Dylan, vem cá…não f#%!de!

Bates Motel 4x06 - The Vault

Em um episódio inteiro sobre Norma, até o tratamento de seu filho foi sobre ela. Nossa protagonista dá movimento à terapia de Norman quando este tem mais um blackout.

Mais uma vez Freddie Highmore nos dá um show de atuação. A cada episódio conseguimos ver mais um pouquinho da transformação de Norman em Norma. Em The Vault, vimos como o ator muda completamente a linguagem corporal com a câmera de frente pra ele.

Mas voltando à Norma. Todos os homens que passaram pela vida dela até agora foram extremamente babacas com ela, inclusive os dois filhos. Reconhecemos que Norman é, até agora, o que mais se importa com ela. Mas no auge da doença dele, Norma passa por maus bocados com o filho mais novo.

Vera Farmiga se mostrou novamente uma excelente atriz. É realmente impressionante a capacidade interpretativa dela, principalmente nas cenas em que Norma fica com muita raiva.

Esperamos que Romero seja bom para ela. Mostrou-se atencioso nesse episódio, tanto mandando Rebecca para longe (amém) quanto sendo compreensivo e fofo com nossa protagonista no fim. Continue assim, xerife.

Num mundo infestado de homens como Biel, é importantíssimo que haja mais protagonismo feminino na TV e no cinema. Precisamos urgentemente de mais Viola Davis, mais Daisy Ridley e, principalmente, mais Vera Farmiga.

E você, o que achou do episódio? Deixe seu comentário aí embaixo!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER