Better Call Saul 1×09 — Pimento

Por que as coisas nunca podem ser 100% boas em Better Call Saul?

Você não é advogado de verdade, Jimmy!” — MCGILL, Chuck

Rico acabou com um suspense no ar: o que seria de Chuck? Mas Pimento já chegou deixando claro que a situação era menos grave do que parecia e que, como sempre, Jimmy está ali para o que der e vier e é mais do que um irmão.

Tudo leva a crer que a briga com a Sandpiper Crossing será excelente. Diferente da dupla McGill, os advogados do outro lado tem muito a perder, mas contra fatos não há argumentos: apesar do caso ter reaproximado os dois, Jimmy e Chuck jamais dariam conta de tocar a ação sozinhos. A sugestão (bastante questionável) de Chuck é compartilhar o caso com o HHM e isso cai como uma bomba para Jimmy, mas não chega nem perto da traição que estava por vir.

A negociação da entrega do caso ao HHM começa com uma das cenas mais bonitas dessa primeira temporada de Better Call Saul. Os irmãos, devidamente trajados, vão até o escritório e Chuck é recebido de uma forma calorosa. Apesar de ainda não termos visto toda a trajetória do advogado, fica claro que ele era muito amado e respeitado em seu meio de trabalho.

Alguns não entenderiam a atitude de Jimmy, mas é óbvio que ele não largaria o osso da Sandpiper facilmente. Ele não quer simplesmente entregar o caso ao HHM, ele quer atuar e ter seu próprio espaço no escritório. Nada mais justo considerando a ação milionária que ele ganhou sozinho. Mas ninguém quer ceder e Jimmy diz que prefere ficar sem porcentagem nenhuma à dar o caso pronto ao HHM.

Chuck, que parecia estar reavaliando seus comportamentos com relação ao irmão, acaba se mostrando (mais uma vez!) o grande canalha da família. Além do cinismo e da falsidade representadas durante a negociação com o HHM, Chuck despeja no irmão ofensas injustas e que ignoram totalmente o fato de que, acima de advogado, Jimmy é um ser humano bom, justo, e que corre muito atrás do que quer. O pior vou ter que ver Chuck dizendo que Jimmy com um diploma era a mesma coisa que um chimpanzé armado… Quem teria coragem de dizer isso?

Kim até tenta ajudar na resolução dessa imensa confusão, mas acaba sobrando para ela também. Além de ter levado uma bela bronca do chefe ainda é ofendida por Jimmy ao tentar convencê-lo de que aceitar um acordo de porcentagem sobre o caso é a melhor saída. Ela só queria protegê-lo de possíveis sofrimentos, como sempre.

Agora fica para o season finale a digestão desse golpe que Chuck aplicou contra Jimmy, e o entendimento do cenário geral entre ele e Kim e o próprio caso contra a Sandpiper.

Pimento também tem inserções interessantes de Mike que, mesmo sendo duro na queda, tem seus momentos família e cativa o espectador, sendo essa mistura que lhe dá uma personalidade única. A forma como Mike foi introduzido e desenvolvido na trama de Better Call Saul dá a entender que seu papel será cada vez mais relevante na próxima temporada.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!