Cansei de Miojo: culinária sem mistério no YouTube

Sem códigos indecifráveis e com tudo bem explicadinho, canal de chef paraense não para de crescer.

A cena é recorrente: sabe quando nós temos aquele dia difícil? Tudo deu errado, você tirou nota baixa na faculdade, levou bronca no trabalho, pegou o combo chuva + ônibus lotado… Aí você chega em casa e a única coisa que te conforta é aquele prato quentinho de macarrão instantâneo, preparado em três minutos? PODE ESQUECER TUDO! Se depender do chef paraense Rafael Aflalo e do seu canal Cansei de Miojo, a sua cozinha está prestes a passar por uma revolução. E é mais fácil do que você pode imaginar.

Com uma linguagem desgourmetizada e sem os clichês esnobes de muitos programas de culinária, o projeto já reúne mais de 14 mil inscritos no YouTube e mais de 41 mil likes no Facebook. Toda essa gente se reuniu em torno do ideal de que cozinhar bem é possível para qualquer um. “Ao meu ver, cozinha é treino, é prática. Não existe ‘talento’ pra quem não se arrisca. Cozinhar é isso, é tentativa, erros e acertos, muitas vezes mais erros que acertos, mas é assim que aprendemos em tudo na vida”, conta o chef que começou tudo em 2009, ainda como estudante de gastronomia, com um blog experimental que culminou na criação do canal, ano passado.

Sim. É uma pizza, é real, é de comer e dá pra fazer em casa (Fonte: YouTube)

Recheado de bom humor, temperado com simplicidade e uma pitada de elegância discreta, o Cansei de Miojo ensina desde a brasileiríssima caipirinha para beber no final de semana até a clássica pizza deep dish de Chicago, com um leque extenso e bem plural de manuais rápidos, dinâmicos e práticos, acessíveis para o mais leigo dos aprendizes.

O chef Rafael também preza pela interação direta com o público, estimulando a criação de uma comunidade virtual bem sucedida que cresce a partir do esforço coletivo que esta relação com os seguidores proporciona, se espelhando no exemplo dos consagrados Ana Maria Brogui e I Could Kill for Desert, pioneiros do gênero no YouTube.

É muito bom ver o feedback do nosso trabalho, saber que com esses vídeos bem humorados estou ajudando pessoas a cozinhar melhor e aproveitar da melhor forma os ingredientes. Sempre acompanho as receitas que elas postam em suas redes sociais com a hashtag #canseidemiojo, procuro sempre interagir, dar dicas e responder as dúvidas através dos comentários pra mantendo uma comunidade ativa.” AFLALO, Rafael

Mas não vão achando que todo youtuber já começa nadando em dinheiro, com staff grande e que tudo é feito com facilidade. Produzir conteúdo para o YouTube, especialmente no começo, é ter que saber lidar com pouco recurso e pouco tempo. Paciência, persistência, foco e força de vontade são elementos fundamentais para que essa receita dê certo.

No caso do Cansei de Miojo não é diferente. Além do chef, a equipe também conta com a namorada dele, Naiana Gaby, que faz milagre nos bastidores como sous-chef, cuida da cozinha, da gravação, do cenário, da iluminação captação de áudio, direção, escreve resenhas e dicas no blog e ainda é relações públicas da firma… Ufa! Me deu fome só de pensar.

box2

O crescente interesse pelo tema, especialmente com ajuda da internet, ajudou a fortalecer a ideia do canal. Atualmente, são incontáveis os números de programas de TV e internet dedicados ao universo dos sabores, das massas aos legumes, com notáveis e anônimos, do Brasil e de fora, tudo é motivo para receita e a legião de seguidores é impressionante. Para o vlogger, “os ingredientes sempre estiveram aí”. Logo, o que mudou mesmo foi o acesso a informação, influenciando uma nova geração de aspirantes a cozinheiros.

Com tanto incentivo e conteúdo disponível, é irresistível não querer começar a cozinhar, não é? O ato reúne amigos e família, agrega valor aos encontros (inclusive os românticos), cria novas memórias e produz momentos de êxtase quase terapêuticos, no antes, durante e depois do preparo, passando pelo momento de sentar na mesa até aquelas conversas deliciosas que rolam quando já estamos com a barriga cheia. De Julia Child a Nigella Lawson, de Gordon Ramsay a Alex Atala, todo mundo teve que começar do zero. Então, tá esperando o que para ir se aventurar no fogão? Se for dica de quem entende do assunto, aí vai uma:

Pra quem quer aprender a cozinhar o melhor jeito é tentar, perder o medo das panelas. Não se preocupar em fazer as receitas perfeitas, mas em apenas fazê-las. A cada tentativa você aprende mais, aos poucos você pega o jeito. Acredito que de certa forma isso também se aplica pra quem quer criar um canal no YouTube.” AFLALO, Rafael

Então se você não quer ser a nova Rachel da sua turma, mas sim a nova Monica, basta colar no Cansei de Miojo que não tem erro. Tem vídeo toda semana na página do YouTube, além dos posts no blog e no Facebook. Boa sorte e bom apetite!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER