Cinco Filmes que Destruíram os Estados Unidos

A previsão do tempo fechou no nosso Top 5 e traz o alerta principalmente para os Estados Unidos.

Pode ser chuva de meteoros, tornados, tsunamis, até mesmo um ataque alienígena, mas o mais importante é que o alvo principal dessas catástrofes sejam os Estados Unidos. Então bora lá conferir os nossos cinco filmes escolhidos.

2012

Polêmico mas divertido. Assim podemos descrever 2012, que marcava a volta de Roland Emmerich aos filmes de desastres depois de 05 anos sem tocar no tema. O filme traz no elenco nomes de peso como John Cusack, Amanda Peet, Chiwetel Elijofor, Oliver Platt, Thandie Newton, Danny Glover e Woody Harrelson. A premissa do filme é a mais simples: Devido a bombardeamentos de erupções solares, o núcleo da Terra começa a aquecer a um ritmo sem precedentes, provocando o deslocamento da crosta terrestre. Isso resulta em vários tipos de cenários apocalípticos, que vão desde a Califórnia caindo no Oceano Pacífico, a erupção do supervulcão de Yellowstone, grandes terremotos e vários megatsunamis ao longo de cada costa na Terra, mergulhando o mundo em caos.

A película centra-se em torno de um elenco de personagens e em como eles escaparem das catástrofes múltiplas em um esforço para atingir alguns navios construídos no Himalaia, junto com cientistas e governos do mundo todo que estão tentando salvar tantas vidas quanto podem antes das catástrofes decorrentes. Os efeitos são incríveis e de tirar o fôlego, porém o que mais peca é que o filme não tem roteiro algum e acaba sendo sustentado por essa cenas de destruição. O filme não foi bem recebido por boa parte da critica e a Nasa ainda afirmou que é o filme mais sem fundamento dos últimos anos. Mas mesmo assim o filme foi um verdadeiro sucesso de bilheteria.

Impacto Profundo

O ano de 1998 foi um ano bastante agitado para o cinema de catástrofe, duas produções que tinham quase a mesma ideia foram lançadas em um período de menos de 2 meses de diferença. Armageddon e Impacto Profundo seguiam a mesma linha de ideia porém um focava mais na destruição do planeta (Impacto Profundo) enquanto o outro focava mais na história dos astronautas (Armageddon). Impacto Profundo é um drama de primeira qualidade, pois retrata toda a preparação para o caos. O elenco tinha grandes nomes como Morgan Freeman, Elijah Wood, Robert Duvall, Téa Leoni, Vaness Redgrave e Leelee Sobieski. A cena de destruição é de impressionar.

Twister

O que falar de Twister. É simplesmente um dos melhores filmes de desastre dos anos 90, as cenas impressionam e tiram o fôlego de qualquer. O filme acompanha cientistas que perseguem tornados para pesquisá-los. Apesar de uma premissa bem básica, o elenco composto por Bill Paxton, Helen Hunt e Phillip Seymour Hoffman se sai bem na medida do possível, principalmente porque o filme não pede uma atuação digna de Oscar. Aqui o que vale mesmo são as cenas de destruição, onde uma é melhor que a outra. Quem não lembra da clássica cena da vaca voando ou dos personagens de Paxton e Hunt dentro de um furacão.

O Dia Depois de Amanhã

Roland Emmerich já tinha alcançado a fama quando dirigiu Independece Day, lá em 1996. Depois do sucesso o diretor alemão dirigiu Godzilla, que foi massacrado pela crítica e O Patriota, filme de guerra estrelado por Mel Gibson. Após uma pausa de 04 anos, Emmerich voltava para as telas do cinema na direção de um dos melhores filmes de catástrofes dos últimos anos: O Dia Depois de Amanhã. Se antes tínhamos filmes sobre catástrofes com apenas um tipo de desastre natural, aqui Emmerich usou e abusou da criatividade colocando uma Era Glacial, Tornados e Tsunamis prontos para destruir o mundo. O filme foi um sucesso de bilheteria, somando mais de US$ 540 milhões ao redor do mundo.

Independence Day

Olha ele de novo aqui. Roland Emmerich definitivamente é o cara perfeito para dirigir filmes de catástrofes. Aqui a história se concentra em um grupo heterogêneo de pessoas que se encontram no deserto de Nevada, e, junto com o resto da população mundial, participam da última chance de contra-ataque da humanidade em 4 de julho — mesma data do feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos. O elenco formado por Bill Pullman, Will Smith, Vivica A. Fox, Mary McDonnell, Judd Hirsch, Jeff Goldblum, Randy Quaid, Harry Connick Jr. e Mae Whitman lutam para se manterem vivos após o desastre.

A cena de destruição é com certeza a mais lembrada dos anos 90; quem não recorda da destruição do prédio pelo raio azul ou Will Smith invadindo a nave alienígena. Independence Day foi um marco para o cinema nos ano 90, se transformou em um verdadeiro fenômeno de bilheteria e ganhou um Oscar de Melhores Efeitos Especiais. Passados 20 anos do primeiro filme, chegou essa semana aos cinemas a continuação do filme.

E aí para vocês quais são os cinco melhores filmes de catástrofes? Comentem aqui em baixo e lembrem-se que já está em cartaz nos cinemas brasileiros Independence Day: O Ressurgimento.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!