Cinco livros que se passam na Cidade Maravilhosa

Este Top5 traz livros que se passam na Cidade Maravilhosa, para quem quer ir a fundo na história e na alma do Rio de Janeiro.

É época de Carnaval e nada mais natural que um Top5 falando de livros que se passam na Cidade Maravilhosa, berço do samba. Claro que o samba e a festa nem sempre fazem parte dessas obras de diferentes épocas. A cidade do Rio de Janeiro pode ser chamada de muitas coisas, mas jamais de simplória ou monótona.

5 Bem-vindos ao Rio, Marcos Rey

Bem vindos ao Rio

Neste clássico da Série Vaga-Lume, o jovem casal Cláudio e Pat realizam o sonho de viajar para o Rio. Entretanto, as coisas acabam tomando um rumo sombrio quando eles são envolvidos pela realidade que os cartões-postais não mostram: violência, crime organizado e menores abandonados.

4 A Hora da Estrela, Clarice Lispector

Hora da Estrela

Outro clássico infanto-juvenil, o livro narra as desventuras (ênfase no des-) de Macabeia, menina que vem do Nordeste para o Rio em busca de uma vida melhor. A história, que pode até ser batida, ganha vida sob a pena de Clarice Lispector, que consegue transmitir todo o processo de inocência perdida como poucos.

3 O Cortiço, Aluísio Azevedo

O Cortiço

Há um motivo para o romance de Aluísio Azevedo sempre aparecer nas listas de vestibulares. Ele conseguiu, na história do cortiço de João Romão e de Jerônimo, retratar toda a transformação que faria do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, muito do que é hoje.

2 O Beijo no Asfalto, Nelson Rodrigues

Beijo no Asfalto

O Rio foi o cenário das obras polêmicas de Nelson Rodrigues. Neste caso, é a história de Arandir, um homem casado que beija a boca de outro homem que acaba de ser atropelado, realizando assim seu último desejo. A cena é presenciada por Amado Ribeiro, um jornalista que resolve tirar proveito do episódio.

1 As Cariocas, Sérgio Porto

as cariocas

Livro de crônicas que já foi adaptado pra a TV e para o cinema, no qual Sérgio Porto cria histórias que se passam nos mais famosos bairros cariocas, sempre protagonizados por belas mulheres (embora muitas vezes problemáticas) criadas pela cidade. São elas: a grã-fina de Copacabana, a donzela da Televisão, a noiva do Catete, a currada de Madureira, a desquitada da Tijuca e a desinibida do Grajaú.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!