Curiosidades de Glee para fechar 2010 em festa

Você pode amar, pode odiar… mas vamos combinar: 2010 foi o ano de Glee. A série estreou em 2009, mas foi este ano que conquistou definitivamente seu lugar ao sol no mundo do entretenimento. Só este ano, a série ganhou Globo de Ouro, foi indicada a 19 Emmys, a 2 Grammys, teve episódio especial da Madonna, da Britney Spears e até gente que ganhou o Oscar, como a Gwyneth Paltrow, fazendo participação especial na série.

E com o ano chegando ao fim, nada mais justo que a última edição da Caixa Preta ser em clima de festa. Afinal, nada pior que passar a virada sem música, não é mesmo? Por isso, senhoras e senhores, o momento das curiosidades de Glee acaba de chegar aqui no Box.

Para quem não sabe (vai que você vive em outro planeta), Glee mostra a história de Will Schuester, um professor de espanhol na fictícia William McKinley High School, tentando reerguer o coral da escola com um time de desajustados. Junto a ele estão os alunos Rachel, Finn, Quinn, Mercedes, Kurt, Artie, Tina, Puck, Santana, Mike, Sam e Brittany. Destaque também para Sue Sylvester, a treinadora das líderes de torcida que vê seu orçamento reduzido pelo clube e faz de tudo para acabar com eles.

Bom, agora chega de papo. Vamos às curiosidades antes que o ano novo chegue.

# Ryan Murphy, criador da série, escreveu o roteiro de Glee para ser um filme, mas ninguém o aceitou. Em seguida, o roteiro foi adaptado em 15 horas por Ryan e Brad Falchulk, um dos produtores da série, mudando completamente o formato original. Só assim a Fox comprou a ideia e deu o pontapé inicial para o fenômeno.

# Cada episódio de Glee tem um custo médio de 3 milhões de dólares e demora cerca de 10 dias para ser gravado.

# Muitos atores do elenco ou que fizeram participação especial na série vieram da Broadway. Matthew Morrison, o Will, era o Link Larkin em Hairspray. Lea Michele interpretou Wendla em O Despertar da Primavera, que também tinha a Jenna Ushkowitz, a Tina, no elenco. Kristin Chenoweth, a April Rhodes, fez a Glinda de Wicked juntamente com Idina Menzel, que interpretou a Shelby Corcoran em Glee. Jonathan Groff, o Jessie St. James, também participou de O Despertar da Primavera como o Melchior. Neil Patrick Harris, o Brian Ryan, substituiu um dos atores de Cabaret. Victor Garber, o pai do Will na série, participou da versão da Broadway de Sweeney Todd. John Stamos, o Dr Carl Howell, também foi substituto em Nine e Carol Burnett, a Doris Sylvester, foi indicada a um Tony (o Oscar do teatro) por sua performance em Once Upon a Mattres.

# Na sua audição, Lea Michele cantou On My Own, de Os Miseráveis. Entretanto, o pianista cortou o segundo verso da música sem avisá-la. Ela parou de cantar e disse: “Nós temos que voltar e fazer aquele verso!” Os produtores riram e viram nela o que era preciso para dar vida a Rachel Berry. Outra coisa que aconteceu com Lea no dia do seu teste foi um acidente de carro bem ao lado dos estúdios da Fox. Ela literalmente entrou na sala de testes tirando vidro dos cabelos.

# Todos do elenco cantam e dançam. Eles gravam as músicas uma semana antes de gravar o episódio. Mas a voz que você ouve em casa é a deles mesmo, sem dublagem de outros cantores.

# Somente nos 13 episódios iniciais de Glee (que no início seria a primeira temporada, mas após o sucesso da estreia, ganhou mais 9 episódio para este primeiro ano), foram utilizadas 70 músicas para compor a história.

# O personagem Kurt foi escrito especialmente para Chris Colfer. O ator, que no início fez testes para viver Artie (hoje interpretado por Kevin McHale), deixou os produtores da série encantados e acabou sendo contratado para viver uma personagem que nem iria existir inicialmente. E hoje, Chris é um dos melhores atores do elenco de Glee e já foi indicado a vários prêmios importantes, como o Emmy de Melhor Ator Coadjuvante.

# O tradicional letreiro da série com fundo preto e letras brancas só apareceu diferente em dois episódios. A primeira vez foi em 2.05 — The Rocky Horror Glee Show, com fundo preto e letras alaranjadas. A segunda vez foi em 2.10 — A Very Glee Christmas, com fundo verde e letras brancas.

# Nos planos iniciais da série, o diretor Figgins seria um cara normal de cor branca. Mas no fim, eles acabaram escalando o ator Iqbal Theba, que nasceu no Paquistão, para ser a personagem.

# Iqbal Theba não gosta de usar maquiagem. Ele só usa alguns produtos pra tirar o brilho da pele e não ficar estranho na tela durante a gravação.

# Cory Monteith, o Finn, não cantou no seu primeiro video de audição para Glee. Ele improvisou uma bateria com lápis, copos e pratos. Os produtores gostaram de sua personalidade e o convidaram para uma audição ao vivo em Los Angeles.

# O elenco já interrompeu várias gravações de números musicais por conta do Kevin McHale. Ele, que interpreta o garoto de cadeira de rodas Artie, vive batendo o pé no ritmo da música. Essa curiosidade é engraçada. Mas deve ser difícil mesmo não poder se mexer da cintura pra baixo com as músicas animadas que rolam em Glee.

# Emma Pilsbury e Jayma Mays tem algo em comum. E não, não é o TOC. As duas comem um sanduíche de pasta de amendoim e geleia todos os dias.

# A única vez que a Sue chama a Emma pelo nome correto é no episódio piloto. Todas as outras vezes, ela “acidentalmente” a chamou de nomes como Irma, Alma, Ellen, Arlene, Redhead e Elmo.

# Matthew Morrison é quatro anos mais velho que Cory Monteith, Mark Salling (Puck) e Harry Shum Jr (Mike Chang) e mesmo assim interpreta seu professor de Ensino Médio. Coisas que só vemos na TV, meus amigos. Outros fatos interessantes ligados à idade dos atores e personagens: Jessalyn Gilsig, a Terri, e Matthew Morrison interpretam personagens que se conheceram e começaram a namorar no colegial, mas na verdade Gilsig é 7 anos mais velha que Morrison. E Lea Michele, que nasceu em 1986, é 8 anos mais velha que seu personagem, Rachel Berry, que nasceu em 1994.

# Faltava um dia para começarem as gravações de Glee e eles não tinham escalado ninguém para viver a Quinn Fabray. Mas aí apareceu Dianna Agron para fazer seu teste, ganhar o papel da cheerleader e dar vida ao meu personagem favorito da série.

# As séries criadas por Ryan Murphy sempre tem um ponto de encontro. Em Glee, isso acontece no Breadsticks. Em Popular, outra série de Murphy, o elenco se reunia nos Croutons.

# Heather Morris, a Brittany, já foi dançarina da Beyoncé. Ela foi contratada após ter sido convidada pelo coreógrafo de Glee, Zack Woodle, para ensinar o elenco a dançar Single Ladies. Inicialmente, era apenas uma participação, mas Brittany caiu no gosto dos fãs com suas frases sem noção. Hoje, a atriz faz parte do elenco fixo da série.

# Sabe quais músicas o elenco cantou em seus testes para Glee? Matthew cantou Somewhere Over The Rainbow. Lea Michele cantou On My Own. Chris cantou Mr Cellophane. Jenna cantou Waiting For Life To Begin. Kevin cantou Beatles. Amber Riley, a Mercedes, cantou And I Am Telling You. Jayma cantou Touch-a Touch-a Touch-a Me. Cory cantou Honesty. Dianna cantou Fly Me To The Moon. Muitos deles cantaram suas canções do teste nos próprios episódios.

# Justin Gaston, ex-namorado da Miley Cyrus, aparece no episódio piloto de Glee. Ele é um dos jogadores de futebol americano que atiram bolinhas de paintball no Finn.

# A personagem de Dijon Talton, o Matt (que já nem está mais em Glee), foi falar pela primeira vez no episódio 1.20 — Theatricality. Depois, ele teve mais uma fala em 1.22 — Journey. O personagem não voltou para a segunda temporada por ter sido transferido para outra escola. O personagem de Harry Shum Jr, Mike Chang, aparece no episódio 1.04 — Preggers, mas teve sua primeira fala apenas no em 1.13 — Sectionals.

# Lea, Cory e Amber fizeram uma participação especial em um episódio musical da 22ª temporada de Os Simpsons. Recentemente foi confirmada também a participação de Jane Lynch em um dos próximos capítulos da série animada. Sue Sylvester aparecerá em versão amarela como a treinadora do Homer Simpson. Alguém duvida que vai ser demais ver essa dupla em cena? Estou ansioso.

# Ryan Murphy achou que Glee não duraria mais que uma temporada. Por isso, estava planejando que o New Directions fosse ganhar as Regionals no final no primeiro ano. Mas depois de todo sucesso, ele resolveu alterar o final para que a história se estendesse por mais tempo.

# Essa curiosidade é engraçada. Alguns dos folders que a Emma tem em seu escritório são: “Ai! Isso Machuca”, “Divórcio: Por que seus pais deixaram de amar você”, “Eu não consigo parar de me tocar”, “Radão: O assassino silencioso”, “Minha Mãe é Bipolar e ela não para de gritar”, “Uau! Tem Cabelo Lá Embaixo”, “Parabéns! Você está grávida!”, “Socorro! Estou apaixonado pelo meu padrasto”, “Eu ainda sou amamentado, mas qual a idade é velho o bastante para parar?”, “Por que tem sangue?” e “Então você gosta de vomitar? Entendendo e superando a bulimia.”

# O nome do pianista de Glee é Brad. Ele sempre aparece nas cenas da série, mas nunca fala nada. Só que toda vez que alguém precisa cantar, lá está ele a postos para mandar muito bem no piano.

# A coreografia de My Life Would Suck Without You é uma compilação de outras coreografias que o Glee Club já tinha feito até o episódio 1.13 — Sectionals.

# O primeiro episódio em que Rachel não canta é o 1.16 — Home.

# Puck é viciado em jogos do Super Mario.

Puck Glee

# No episódio 1.21 — Funk, mencionam Rachel como sendo vegetariana. Mas em 1.05 — The Rhodes Not Taken, ela come pizza de pepperoni quando está jogando boliche com o Finn.

# Sam, personagem de Chord Overstreet, é disléxico. Falando nele, o ator foi escalado no dia anterior à gravação de Billionaire, primeiro solo do personagem. Por isso, eles não trocaram a música para uma que se encaixasse melhor na voz de Overstreet, que acabou tendo que alcançar uma nota maior do que é capaz normalmente.

# O primeiro solo da Brittany acontece no episódio 2.02 — Britney/Brittany. Ela canta I’m a Slave 4 U, da Britney Spears. O primeiro solo da Santana acontece no episódio 2.09 — Special Education. Ela canta Valerie, da parceria entre Amy Winehouse e Mark Ronson.

E ficamos por aqui em 2010. Se souber de mais curiosidades sobre Glee, poste aí nos comentários pra gente! Agradeço também a @mifonscecaprado pela ajuda nesta edição. Gleek como ela não há.

Por hora, desejo a todos os leitores da Caixa Preta um excelente 2011, cheio de felicidades e episódios das séries que você mais gosta. Nos vemos ano que vem!

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

VIDEOCAST

David Yates, diretor de Animais Fantásticos 2, fez uma declaração no mínimo insensível.

Você com certeza já esqueceu uma série no Churrasco. Será que não!? Assista e descubra.

Todas as emoções da Spoiler Night da CCXP 2017. veja agora!