Já ouviu falar em podbook?
2019 foi sem dúvida o ano dos podcasts no Brasil. Nunca esta mídia foi tão explorada… pela mídia. Desde sua expansão, proporcionada pelo Spotify e outros serviços, até a grande repercussão ao ser adotada pela Rede Globo em sua tentativa de ser digital (parabéns, Globo!).
Ouvir podcast é sem dúvida um sinal da mudança dos hábitos de consumo. E ao que tudo indica esta mudança não vai parar por aí, com o podcast assumindo novas vertentes.
É o exemplo do podbook, uma nova proposta que mescla características dos audiobooks com a linguagem de podcasts. O primeiro exemplo da leva é Como ser um Rockstar.
Este podbook é uma comédia romântica autobiográfica, no estilo de séries da Netflix, ou clássicos que despontaram ainda mais nos serviços de streaming. Como Anos Incríveis e How I Meet Yoir Mother.
Como Ser um Rockstar conta a história de um adolescente, o próprio Guga, que acha que vai resolver todos os seus problemas montando uma banda de rock. Em uma conversa franca e divertida com seu filho, ele narra suas vitórias e derrotas na busca por algumas conquistas: garotas, respeito dos colegas e seu propósito na vida. É uma viagem no tempo para os anos 90, repleta de referências aos acontecimentos da época, como os planos econômicos e o surgimento da internet, além de ícones pop que estavam no auge de suas carreiras como Raimundos, Capital Inicial e Legião Urbana. Esta série, bem brasileira e cheia de emoções, se passa em Brasília, onde Guga viveu a infância, adolescência e começo da vida adulta – berço também do rock brasileiro naquela década.
Ao contar para o filho seus dilemas, amizades e inimizades, namoros, medos, dúvidas e situações engraçadas, embaraçosas e divertidas, Guga conversa com sinceridade sobre erros e acertos de um adolescente tímido, ainda a amadurecer. Entre muitas risadas e conselhos – e algumas tiradas de sarro -, os dois dividem esses momentos de forma leve e descontraída.
Segundo Guga, a narrativa que vai e volta no tempo tem ainda inspirações em Beavis and Butt-Head comentando videoclipes na antiga série da MTV.
“É uma nova forma de storytelling na qual eu passo por inúmeras questões como crise econômica, inflação galopante, mas também tem MTV, Grunge, e o começo da internet. Muito rock and roll, dores do crescimento, amores e desilusões de uma adolescência nos anos 90”, diz Guga.
A série já contou com a participação de Thedy Corrêa, da banda Nenhum de Nós, Fernanda Takai e John Ulhôa, da banda de rock alternativo Pato Fu, Lucas Silveira da banda Fresno, Digão e Canisso da Banda Raimundos, entre outros.
O Guga, além de ser pioneiro ao trazer o segmento para o país, é também um sucesso de audiência com seu podcast, o Gugacast. Cada episódio semanal tem de 60 a 70 mil ouvintes. Gugacast é um Talk Show, que conta histórias épicas da vida real. Ele e o irmão Rafael Mafra levam convidados e artistas, leem as melhores histórias dos ouvintes. Sempre com bom humor, brincadeiras e às vezes emoção.
Guga Mafra também foi o idealizador da série “Gugacast Letra & Música”. Uma série mensal com a finalidade trazer grandes nomes da música brasileira para falar das histórias por trás das composições das letras, álbuns e seus significados.
Confira alguns minutos do podbook aqui.
Deixe um comentário