Eddie Redmayne: dos palcos para o Oscar

Eddie Redmayne está nos holofotes das premiações por dois anos consecutivos e é o nome mais forte contra DiCaprio na disputa de melhor ator do Oscar 2016.

Nome:Edward John David Redmayne

Data de Nascimento: 6 de janeiro, 1982

Nasceu em: Londres, Inglaterra

Primeiro papel no teatro: A Décima Segunda Noite, de Shakespeare

Primeiro papel de destaque no cinema: O Bom Pastor, de Eric Roth

É raro quando um ator consegue ter dois anos consecutivos de grande destaque na sua carreira. Mas Eddie Redmayne, após sua vitória como melhor ator em 2015, volta a ser figura cativa das premiações cinematográficas de 2016. Sua versatilidade lhe garantiu indicações em todos os grandes prêmios do cinema no ano passado por interpretar Stephen Hawking em A Teoria de Tudo. Esse ano, Eddie volta como o intérprete da sensível história de Lili, a primeira transexual a realizar uma cirurgia para mudança de sexo em A Garota Dinamarquesa.

A carreira de Eddie começou no teatro. Coincidentemente, seu primeiro papel foi uma personagem feminina. Ele interpretou Viola, da peça A Décima Segunda Noite, do escritor William Shakespeare. Desde 2002 até 2010, ele passou a maior parte do seu tempo nos palcos de West End, conhecida como a Broadway britânica. Teve diversos papeis de destaque e ganhou diferentes prêmios por seu trabalho cênico. Seu ápice foi em 2010, durante a temporada da peça Red, que lhe garantiu um prêmio Oliver (o maior do teatro britânico), uma nova montagem da produção em Nova Iorque e posteriormente um Tony Award como melhor ator coadjuvante.

A primeira aparição do ator nas premiações do cinema foi mais tímida. Redmayne usou sua experiência do teatro para dar a voz a Marius, na adaptação cinematográfica da peça Os Miseráveis. O trabalho acabou rendendo indicações de elenco, prêmios técnicos e o título de melhor musical do Globo de Ouro em 2013. O grande ano de Eddie viria pouco depois disso.

Eddie Redmayne como Stephen Hawking em A Teoria de Tudo.

Quando Eddie foi anunciado como o intérprete do astrofísico Stephen Hawking, muitos ‘cantaram a bola’ de que Redmayne seria no mínimo indicado ao Oscar, dada a complexidade da interpretação do cientista que sofre de ALS e é paraplégico há anos. Para conseguir interpretar a limitação de movimento de Hawking, Redmayne trabalhou com um dançarino para adaptar o seu corpo. Eddie não só foi indicado como ganhou todos os grandes prêmios do cinema internacional, incluindo o Oscar, o Globo de Ouro, o SAG e o BAFTA. Na ocasião, ele derrotou Benedict Cumberbatch e Michael Keaton. O ator dedicou todos os prêmios à família Hawking e aos portadores de ALS ao redor do mundo.

Em mais um ano sob os holofotes, Eddie conta que A Garota Dinamarquesa é antes de tudo, uma história de amor. Alicia Vikander, intérprete da esposa do personagem de Eddie, reforça a ideia e diz que o filme é um olhar muito profundo sobre o relacionamento de seus protagonistas. Para compreender a transição de homem para mulher, o ator conversou com diversas mulheres trânsgenero e conta que todas com quem falou foram muito transparentes sobre o processo, o que foi muito importante para a sua composição da personagem. Se receber o Oscar esse ano, Redmayne se junta aos dois únicos atores a receber o prêmio por dois anos consecutivos: Spencer Tracy e Tom Hanks.

Eddie Redmayne ainda tem mais um destaque para 2016, dessa vez mais blockbuster: o ator protagoniza o novo filme do universo Harry Potter, Animais Fantásticos e Onde Habitam. Um teaser e algumas fotos do ator como Newt Scamander já foram divulgadas e a película é cotada como uma das mais esperadas do ano por fãs no mundo inteiro.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

BoxCast 228 – Feminismo For Dummies

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

VIDEOCAST

David Yates, diretor de Animais Fantásticos 2, fez uma declaração no mínimo insensível.

Você com certeza já esqueceu uma série no Churrasco. Será que não!? Assista e descubra.

Todas as emoções da Spoiler Night da CCXP 2017. veja agora!