Eddie Redmayne: dos palcos para o Oscar

Eddie Redmayne está nos holofotes das premiações por dois anos consecutivos e é o nome mais forte contra DiCaprio na disputa de melhor ator do Oscar 2016.

Nome:Edward John David Redmayne

Data de Nascimento: 6 de janeiro, 1982

Nasceu em: Londres, Inglaterra

Primeiro papel no teatro: A Décima Segunda Noite, de Shakespeare

Primeiro papel de destaque no cinema: O Bom Pastor, de Eric Roth

É raro quando um ator consegue ter dois anos consecutivos de grande destaque na sua carreira. Mas Eddie Redmayne, após sua vitória como melhor ator em 2015, volta a ser figura cativa das premiações cinematográficas de 2016. Sua versatilidade lhe garantiu indicações em todos os grandes prêmios do cinema no ano passado por interpretar Stephen Hawking em A Teoria de Tudo. Esse ano, Eddie volta como o intérprete da sensível história de Lili, a primeira transexual a realizar uma cirurgia para mudança de sexo em A Garota Dinamarquesa.

A carreira de Eddie começou no teatro. Coincidentemente, seu primeiro papel foi uma personagem feminina. Ele interpretou Viola, da peça A Décima Segunda Noite, do escritor William Shakespeare. Desde 2002 até 2010, ele passou a maior parte do seu tempo nos palcos de West End, conhecida como a Broadway britânica. Teve diversos papeis de destaque e ganhou diferentes prêmios por seu trabalho cênico. Seu ápice foi em 2010, durante a temporada da peça Red, que lhe garantiu um prêmio Oliver (o maior do teatro britânico), uma nova montagem da produção em Nova Iorque e posteriormente um Tony Award como melhor ator coadjuvante.

A primeira aparição do ator nas premiações do cinema foi mais tímida. Redmayne usou sua experiência do teatro para dar a voz a Marius, na adaptação cinematográfica da peça Os Miseráveis. O trabalho acabou rendendo indicações de elenco, prêmios técnicos e o título de melhor musical do Globo de Ouro em 2013. O grande ano de Eddie viria pouco depois disso.

Eddie Redmayne como Stephen Hawking em A Teoria de Tudo.

Quando Eddie foi anunciado como o intérprete do astrofísico Stephen Hawking, muitos ‘cantaram a bola’ de que Redmayne seria no mínimo indicado ao Oscar, dada a complexidade da interpretação do cientista que sofre de ALS e é paraplégico há anos. Para conseguir interpretar a limitação de movimento de Hawking, Redmayne trabalhou com um dançarino para adaptar o seu corpo. Eddie não só foi indicado como ganhou todos os grandes prêmios do cinema internacional, incluindo o Oscar, o Globo de Ouro, o SAG e o BAFTA. Na ocasião, ele derrotou Benedict Cumberbatch e Michael Keaton. O ator dedicou todos os prêmios à família Hawking e aos portadores de ALS ao redor do mundo.

Em mais um ano sob os holofotes, Eddie conta que A Garota Dinamarquesa é antes de tudo, uma história de amor. Alicia Vikander, intérprete da esposa do personagem de Eddie, reforça a ideia e diz que o filme é um olhar muito profundo sobre o relacionamento de seus protagonistas. Para compreender a transição de homem para mulher, o ator conversou com diversas mulheres trânsgenero e conta que todas com quem falou foram muito transparentes sobre o processo, o que foi muito importante para a sua composição da personagem. Se receber o Oscar esse ano, Redmayne se junta aos dois únicos atores a receber o prêmio por dois anos consecutivos: Spencer Tracy e Tom Hanks.

Eddie Redmayne ainda tem mais um destaque para 2016, dessa vez mais blockbuster: o ator protagoniza o novo filme do universo Harry Potter, Animais Fantásticos e Onde Habitam. Um teaser e algumas fotos do ator como Newt Scamander já foram divulgadas e a película é cotada como uma das mais esperadas do ano por fãs no mundo inteiro.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!