Fim dos Vingadores e os planos da Marvel para a fase 4

Disney já tem traçado o que será a Fase 4, e já se fala em uma nova grande franquia além dos Vingadores.

O início da fase 4 e fim do contrato de alguns atores com a Marvel pode até indicar o encerramento da iniciativa Vingadores no cinema, mas não é o que a Disney quer para o futuro. O filme lançado neste ano, com direção de Anthony e Joe Russo, coleciona recordes de bilheteria, e está entre os lançamentos mais assistidos da história do cinema – ultrapassando Star Wars: O Despertar da Força e Velozes e Furiosos.

O universo cinematográfico da Marvel iniciou há 10 anos atrás com Homem de Ferro, de Jon Favreau, e, mesmo com as dezenas de reviravoltas e linhas temporais, foi construído sob a grande batalha entre os heróis e protetores da galáxia e o Titã Louco Thanos, que veio a tona em Guerra Infinita. O filme reúne mais uma vez os vingadores, e traz também franquias paralelas que surgiram nesse tempo: Guardiões da Galáxia, Doutor Estranho, Pantera Negra e Homem-Aranha. O final deixou os fãs ansiosos pelo quarto filme, que deve concluir essa mega-saga, mas a Disney talvez não esteja pronta para dar adeus aos heróis que fizeram história nessa última década.

Pouco ou quase nada se sabe sobre a fase 4 do MCU, mas Bob Iger, diretor executivo da Disney, já projetou um futuro para o grupo de heróis. “Dado a popularidade dos personagens e dada a popularidade da franquia, eu não acho que as pessoas devem concluir que não haverão mais filmes dos Vingadores”, disse o executivo em entrevista ao site americano THR.

Oh, e agora, quem poderá nos ajudar?!

De fato, Vingadores 4 encerra uma narrativa que, possivelmente, vai levar consigo diversos personagens que conhecemos nestes anos. Como os leitores dos quadrinhos sabem, o grupo não se resume e nem se limita a Capitão América, Homem de Ferro, Hulk e Thor; diversos nomes já lutaram no grupo para proteger a Terra de outras ameaças, e é o que veremos na Fase 4 e além.

Isso quer dizer que a Marvel vai manter apenas os Vingadores como plano principal do seu futuro cinematográfico, certo?

Não exatamente. Assim como eles são a maior receita do estúdio, é hora de buscar outras histórias para contar, e é isso que a Disney planeja fazer com o fim da Fase 3. “Nós nos reunimos regularmente com a nossa equipe e planejamos filmes da Marvel que nos levarão até a próxima década. Suponho que tentaremos o que eu vou chamar de uma nova franquia além de Os Vingadores”, revelou Iger.

Como uma trilogia, as três fases são tidas como uma história completa pelos roteiristas e produtores que colaboraram com a Marvel nesses anos. O que vir a seguir vai aproveitar o sucesso da trama ligada ao Titã Louco, enquanto inicia um novo capítulo, com outros personagens que logo se tornaram conhecidos do público. Como adiantado pelo presidente da Marvel Kevin Feige, os Eternos, grupo ligado ao passado de Thanos e que tem um papel fundamental no que é o universo da Marvel nos quadrinhos, está sendo desenvolvido pelo estúdio; além deles, outro personagem que inspiraria uma alternativa seria Nova, herói e sobrevivente da Tropa Nova que foi destruída por Thanos para conseguir a joia do poder, e já foi citado por James Gunn, diretor de Guardiões da Galáxia. A Marvel também pode seguir com algo completamente novo, como os Campeões, os Ultimates ou A-Force, que têm feito sucesso na banda desenhada.

Os novos donos do MCU

O futuro é promissor, e mesmo com a saída de Steve Rogers, Tony Stark e Thor, a chegada da poderosa Capitã Marvel pode ser o fator de aglutinação do que restar do grupo, que também pode contar com o Homem-Aranha e Pantera Negra. A nova heroína interpretada por Brie Larson insere nessa narrativa a raça Kree, já representada por Ronan, O Acusador em Guardiões da Galáxia, e mantém o teor cósmico que o MCU tem construído nestes anos.
Ainda assim, a Disney ainda pode apostar na chegada dos X-Men e do Quarteto Fantástico à sua tutela para costurar todo esse universo mais para frente. Atualmente, as duas franquias estão sob controle da FOX, que foi comprada pelo estúdio mas aguarda a avaliação do governo americano. Ambos mantém laços com os personagens já apresentados pela Marvel, e os mutantes trazem consigo diversas outras características que ainda não foram completamente exploradas pelo MCU, como a política e moralidade, e levar a narrativa mais próximo do que foi Pantera Negra.

Aproveitar a popularidade dos personagens que restarão é a chave para a Marvel introduzir os seus novos projetos, e a partir deles – o Pantera Negra, Homem-Aranha, Capitã Marvel e até o Doutor Estranho – reordenar o conceito de Vingadores, assim como o próprio gênero no cinema.

Sobre o Autor

Leo Sousa

Séries de TV, filmes, realities shows, livros, música e mais. Editor no boxpop.com.br.

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!