Foi cancelado ou abduzido?

A crise criativa é inegável. Criar histórias originais, seja para a TV ou para o cinema, é uma ideia difícil de digerir na indústria. É arriscado, pode não gerar os lucros necessários e, no máximo, vai render uns prêmios. E sabemos muito bem que prêmios não enchem o cofre de ninguém.

Dana_Scully

Nos Reboots e Remakes há um porto seguro, o lugar comum. Já se sabe exatamente quantos fãs o filme/série tem, o potencial de consumo, fica tudo mais fácil. Por isso que hoje há tantos filmes de heróis, Tartarugas Ninjas, Transformers, o retorno de 24 horas, Twin Peaks…

A volta de Jack Bauer, na verdade abriu um excelente precedente. Não há nenhuma necessidade para refazer o que já foi feito. É perfeitamente possível retornar de onde parou. No caso de 24 horas, principalmente, onde a história de cada temporada sempre iniciava anos após a última. Acabou que somente voltaram atrás no cancelamento.

Depois dos anúncios de Twin Peaks e Heroes cancelando o cancelamento, começaram as especulações com Arquivo X. Em uma entrevista, Gillian Anderson, a Agente Scully, disse que acha muito interessante a ideia de voltar com a série e que toparia reviver a personagem. Criou um burburinho, falou para a galera twittar muito, usar a hashtag #XFiles2015, assim, quem sabe, poderia virar realidade.

Há algumas semanas, na coluna sobre o filme A Entrevista comentei sobre a estratégia não utilizada de vazar informações assim, boatos, só para testar a reação do público. Quando uma série é cancelada, em geral, é porque ela já está mais do que esgotada, a audiência baixa, histórias fracas, etc.

Como série cult, lógico, ficaram muitas viúvas, querendo mais e mais. Hoje em dia, com a seguimentação do mercado, porque não, certo? O retorno sempre pode ser limitado, tipo AA, um episódio de cada vez, sem obrigações, sem pretensões de alcançar recordes, mas, de repente, criando novos fandoms.

Sobre o Autor

Avatar

Thiago de Carvalho Rêgo

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER