Gotham 2×17 — Into the woods

Into the woods marca o fim da linha para os enigmas de Edward Nygma.

Eu sabia que você sabia que eu sabia” — NYGMA, Edward.

Em um dado momento, James Gordon afirma que precisa capturar o psicopata que está atrás dele. Então, Edward Nygma o questiona sobre qual a diferença dos assassinatos cometidos por um psicopata e os feitos pelo detetive. Jim justifica as mortes por estar a serviço da lei. O legista tergiversa que, no fundo, não há diferenças.

A discussão é extremamente válida em diversos aspectos. Afinal, Gotham tem se empenhado em fazer essa discussão acerca da moral, da ética e das motivações dos seres humanos. E, nesse aspecto, é bem oportuno esse diálogo. Ainda que Edward Nygma tenha claros traços de psicose, ele não matou nem um terço de pessoas que Gordon.

Além disso, o fato da série mostrar de Jim não é o mocinho clássico enriquece bastante a personagem. Ao retratá-lo cometendo erros, fazendo alianças com os criminosos da cidade e, por vezes, se dando mal por estas escolhas. E ainda que sua índole seja boa, cai na velha máxima dos fins justificarem os meios.

Todo o contexto para a descoberta dos crimes de Nygma e sua consequente prisão foram tensas na medida exata e à altura de tudo o que o personagem ofereceu nessas duas temporadas. Por mais que dê uma pontinha de tristeza imaginar que os episódios não terão a participação ativa de Edward, foi um desfecho plausível.

Outro personagem que ganhou merecido destaque no episódio foi o Pinguim. Especialmente pela maneira como sua volta aos crimes foi narrada. Encontrar a garrafa com o veneno, cozinhar os filhos e servir para a própria mãe foi perversamente genial e bem condizente com a trajetória do Pinguim até então.

O jovem Bruce Wayne também teve ser merecido destaque. Sua estadia nas ruas acabou chegando ao fim, o que deixou Selina bastante magoada. O espectador fica torcendo para que as coisas evoluam logo entre os dois, mas todo esse jogo de flerte é ainda mais delicioso de se acompanhar.

Ah, e Bárbara está de volta. Será que ela ainda aterrorizará a vida de Gordon mesmo tendo passado pelo tratamento de choque no Asilo Arkham? Resta acompanhar.

Into the woods foi outro excelente episódio para uma temporada irrepreensível.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!