Grandes artistas das HQs que nos deixaram

Com a morte do lendário artista Darwin Cooke, relembramos alguns dos grandes artistas das HQs que nos deixaram.

De vez em quando perdemos algum artista, como o Prince, e a notícia ultrapassa barreiras porque sabemos que o mundo se tornou melhor por conta da contribuição para a arte. Neste fim de semana perdemos um dos artistas ícones dos quadrinhos, Darwin Cooke, que morreu de câncer aos 53 anos. Mas, em vez de manter as coisas num tom sombrio, por que não usar este Top 5 para lembrar a grande obra que artistas lendários nos deixaram, e que sempre vale a pena ler e reler?

5. Joe Kubert

O lendário Joe Kubert começou a trabalhar na década de 1930, e se tornou conhecido pelo trabalho para a DC Comics, como Sargento Rock e Gavião Negro. Um de seus maiores legados vai além, é a The Kubert School, escola de artes em Nova York da qual saíram muitos dos maiores artistas da atualidade. Kubert também estabeleceu uma verdadeira dinastia nos quadrinhos: seus filhos Adam e Andy estão entre os artistas mais celebrados dos quadrinhos. Andy é o atual desenhista de Cavaleiro das Trevas III: A Raça Superior, que pode ser conferida nas bancas pela editora Panini.

4. Scott Clark

Vítima de um ataque cardíaco fulminante aos 43 anos, Scott Clark estava em plena produção de quadrinhos pela DC, responsável pela arte do Bandoleiro nos Novos 52. A carreira do artista começou na Marvel, no título Tropa Alfa, e depois seguiria por ­X-Men, Stormwatch, Corporação Batman, O Dia Mais Claro e muitos outros.

3. Mike Wieringo

Também vítima de um infarto em 2007, o artista italiano tornou-se famoso por sua arte estilizada e riqueza de expressões e detalhes. A produção dele foi extensa, para dizer o mínimo, e ele foi responsável por fases memoráveis nos títulos por onde passou: Flash, Homem-Aranha e Quarteto Fantástico.

2. Michael Turner

O desenhista faleceu jovem, aos 37 anos, após uma longa batalha contra um câncer. Dono de um traço marcante e, segundo muitos, a essência dos quadrinhos nos anos 1990, Turner foi um dos criadores de Witchblade e responsável por inúmeras capas para a Marvel e DC, além de ilustrar as aventuras de Lara Croft no título Tomb Raider. O artista até mesmo criou seu próprio selo de quadrinhos, a Aspen Comics, com o título Fathom como carro-chefe.

1. Darwin Cooke

O icônico artista nos deixou neste fim de semana, após se tornar uma lenda dos quadrinhos e vencedor do Prêmio Eisner, o Oscar das HQs, pela incrível obra DC: A Nova Fronteira. A sua carreira começou nos desenhos animados de Batman e Superman e depois deslanchou na DC Comics, com a graphic novel Mulher Gato: Um Crime Perfeito. Cooke estava envolvido na reformulação dos desenhos da Hannah Barbera nos quadrinhos, mais especificamente o título Future Quest, que traz de volta as aventuras de Johnny Quest. A obra tem tudo pra chegar às bancas do Brasil.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER