Hannibal 1×10 — Buffet Froid

Por que você ainda está aqui quando ambos sabemos que isto é ruim para você? Jack Crawford

Antes de falar qualquer coisa sobre Hannibal, tiremos um minuto para celebrar a renovação da série para uma segunda temporada! Bryan Fuller está criando algo muito ousado para a TV aberta, com qualidade acima da média, e é bom saber que a NBC considera o projeto um sucesso. Este anúncio não poderia acontecer em um melhor momento, coroado pelo episódio genialmente incômodo que foi Buffet Froid.

E foi particularmente divertido ver um personagem que não podia enxergar rostos na mesma semana em que Arrested Development apresentou um personagem com uma condição semelhante. Foi divertido também ver Fuller escalar uma antiga estrela de seus shows para ser a assassina da semana! Ellen Muth (saudades Dead Like Me) fez outra Georgia, também com pegada de ceifadora de vidas, só que aqui de uma maneira muito, muito mais perturbadora. Aliás, seu Bryan, a morte é um tema que lhe cai bem, hein! Seus melhores trabalhos estão nesta temática. Georgia é uma assassina que nem acredita estar viva, que mais parece mesmo um cadáver em decomposição, numa versão sombria da Georgia de Dead Like Me.

Este foi o episódio que mais começou com clima de filme de terror: noite gelada, casa isolada, futura-vítima caminhando devagar para o sótão, monstro debaixo da cama, não faltou nem a presa sendo puxada pelos pés para a viagem final.

hannibal_buffet_froid_season_1_hugh dancy

Will, como observa seu terapeuta, está de luto pela “vida que tiraram dele”. A vida supostamente imaculada de Abigail. O fato da garota ter matado alguém tira dela a inocência que Will acreditava que ela ainda tinha. Esse conhecimento mexe tão profundamente com o agente especial que suas perturbações e momentos de dissociação começam a se agravar, a ponto de Will contaminar a cena de um crime pela primeira vez! Momento para palmas: a forma como o diretor John Dahl fez a transição entre Will abrindo o peixe e, em seguida, analisando o corpo à sua frente, amedrontado pela possibilidade de ser o responsável. Bravo!

Acreditando ter sido ele o cruel assassino, Will não sabe mais o que é verdade, o que é memória, o que é alucinação. Jack, em sua santa inocência, até então achava se tratar apenas de uma mente brilhante, capaz de associar evidências de forma que nenhum outro é capaz. Agora começa a ver que tem algo ali de muito errado. Mas será que ele tomará alguma atitude a respeito? Eu não sei como Will realmente não tomou as rédeas da situação antes, para saber o que há de errado com ele. Ele já havia cogitado um exame neurológico há alguns episódios e deixou de lado a ideia. Sua confiança é tamanha em Dr Lecter, que vai a um especialista indicado por ele.

O Dr. Sutcliffe se mostrou cúmplice do Dr Lecter (até o final surpreendente), mostrando exames trocados para Will e empurrando-o para seu terapeuta, para que este o oriente na busca pela “cura”. Embora Hannibal tenha demonstrado preocupação com Will anteriormente e o desejo de ser amigo, ele permite (e quer) que o agente continue “quebrado”. Talvez, só desta forma, ele possa um dia se identificar com os horrores cometidos pelo canibal. Dr Lecter já sentiu o cheiro de doença auto-imune em seu paciente / amigo, viu a tomografia, sabe de sua falta de coordenação, sem contar o conhecimento sobre suas aflições e alucinações, mas não o ajuda, vai deixá-lo queimar, como destacou o Dr. Sutcliffe — que descanse em paz.

Editado: Acabei de ver no twitter da Ellen Muth que a Georgia estará de volta ainda nesta temporada! Imagina a ameaça que isso representa para o nosso canibal!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER