HBO Latin América comemora 10 anos no mercado brasileiro

EMISSORA DE TV PAGA JÁ NARROU EM SUAS PRODUÇÕES TEMAS COMO FUTEBOL, CINEMA BRASILEIRO, MÚSICA POPULAR, ARTES GRÁFICAS E ESPORTES OLÍMPICOS.

logo_hbo_10_anos

Sinônimo de qualidade, exclusividade e bom gosto, a HBO Latin America completa uma década de atuação no Brasil em 2015. O canal, responsável por sucessos, como as séries O Negócio e PSI, se firmou no mercado de entretenimento do país e registrou sua marca premium junto ao público com oito séries originais e 10 exclusivas.

Tudo começou em 2005, quando foi lançada Mandrake, série baseada nos livros de Rubem Fonseca (protagonizada por Marcos Palmeira). A partir desse momento a TV paga nunca mais seria a mesma. Público e crítica adoraram a atração, que após duas temporadas, ganhou um telefilme (produzido em 2010) que contou com a presença de grande parte do elenco original.

Sempre que a HBO lançava uma nova série ou documentário o sucesso era garantido. Em 2006, o canal levou ao ar Filhos do Carnaval. Comandada por o diretor Cao Hamburguer e a escritora Elena Soarez. a atração abordou detalhes da data comemorativa mais famosa do Brasil.

Já no ano seguinte, a atriz Andrea Horta esteve à frente o elenco de Alice, produção que mostrou as descobertas de uma garota de 26 anos que sai de Palmas (TO) rumo à São Paulo capital, onde encontra novas experiências e possibilidades, novos amigos e uma meia-irmã caçula.

Em 2010 a comédia foi o tema de Mulher de Fases, quarta produção original do canal, que contou a história de Graça (interpretada por Elisa Volpatto), uma corretora de imóveis divorciada que buscava o homem ideal para refazer sua vida.

o_negocio_hbo

A HBO ousou ao abordar um tema muito polêmico em uma série: o mundo da prostituição. O Negócio, protagonizada por Rafaela Mandelli (Karin), Juliana Schalch (Luna) e Michelle Batista (Magali), conta como as personagens aplicaram técnicas de marketing para terem sucesso no que fazem em uma luxuosa São Paulo. E deu certo. Muito certo. Considerada um dos maiores sucesso do canal, a série, que também é vista nos Estados Unidos e em países da Europa e Ásia, terá uma terceira temporada, ainda sem data de estreia. Confira aqui o videocast do Box sobre a segunda temporada do programa.

PSI, a mais recente série original a estrear na HBO, em 2014, narra a vida de Carlo Antonini (vivido por Emilio de Mello), um psicanalista especializado em casos pouco comuns, que o desafiam e o colocam em perigo. A produção terá uma nova temporada, com estreia marcada para o segundo semestre deste ano.

Além das atrações citadas acima, já foram lançadas nos canais da HBO as séries de ficção Preamar; Destino: São Paulo; Destino: Rio de Janeiro; FDP; e Motel, e as produções documentais Seleção Brasileira — Paixão De Um Povo; Mulher Arte; A Vaga; Clubversão; e Hoje é Dia de Música.

O que vem por ai

maginifica_70

Para comemorar a primeira década de atuação no Brasil, a HBO preparou duas novas séries originais. Magnífica 70 abordará os bastidores da produção cinematográfica da Boca do Lixo (em especial a pornochanchada) nos anos da ditadura militar, época onde confronto entre os desejos e as imposições eram inevitáveis. Veja aqui os teasers já divulgados pelo Box de Séries!

O Hipnotizador, baseada em “El Hipnotizador” (quadrinho criado pelos argentinos Pablo De Santis e Juan Sáenz Valiente), foi filmada em Montevidéu e é o primeiro exemplo de cooperação criativa entre talentos brasileiros e latino americanos.

Além disso, a emissora garantiu a veiculação de outros sucessos produzidos pela filial americana, como as novas temporadas de Game of Thrones, The Comeback, Looking, Girls e Togetheness.

Importância da HBO Latin América no Brasil

Desde 2005 o canal mudou a forma produzir séries e documentários com qualidade no país e ditou tendências. Antes da lei de audiovisual, em vigor desde 2012*, a HBO já proporcionava espaço a atrações produzidas no país. Seus padrões de qualidade são diretrizes para os concorrentes criarem novos produtos.

Sempre que algum seriado ou documentário é lançado, a HBO sempre encontra uma maneira de se destacar e divulgar seu produto. Um bom exemplo é a ação que o canal realizou em 2012, para o lançamento da série FDP. A emissora pendurou bolas de futebol gigantes em um dos maiores shoppings da cidade de São Paulo. Além disso, a cada nova temporada de grandes atrações, o canal libera seu sinal nas operadoras de TVs por assinatura para atrair novos telespectadores, e eventos de lançamento são realizados para o público e imprensa especializada em cultura e entretenimento.

A empresa do grupo Turner também incentiva a movimentação de profissionais no ramo audiovisual. Durante o RioContentMarket, Gustavo Grossmann, vice-presidente corporativo da HBO América Latina, afirmou que a cada produção realizada no Brasil são gerados 200 empregos. Nestes dez anos, 15 produtoras já trabalharam com a HBO na realização de séries, como Alice, Filhos do Carnaval, Destino e O Negócio (foto). “São cem horas de conteúdo original feitos no Brasil”, comenta Grossmann.

O legado que a HBO criou no Brasil é único. A emissora mudou o conceito sobre a TV de qualidade. Mudou a preferência do público, que cada vez mais busca por produções originais. Ditou tendências. Narrou assuntos polêmicos que fazem parte da cultura brasileira. E mostrou que veio pra ficar.

* Lei que exige a reserva de 3 horas e 30 minutos semanais em horário nobre (18h às 24h) para produções brasileiras, e que metade deste tempo seja dedicado à produtoras independentes.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!