How you doing, Matt LeBlanc?

Ficha Corrida

Nome completo: Matthew Steven LeBlanc

Apelido: Matty

Idade: 43 anos

Signo: Leão

Altura: 1,76m

Estado civil: Divorciado

Fluente em: Francês

Já trabalhou como… carpinteiro

Hobbies: Para-quedismo, corrida de carro e fotografia de paisagens

Esta é a sua vida

Matt LeBlanc nasceu no dia 25 de julho de 1967 em Newton, Massachusetts, filho de Patricia Grossman, uma gerente administrativa, e Paul LeBlanc, um mecânico. Seu sobrenome é de origem francesa e significa “O Branco”, mas essa não é a única ascendência do ator. Seu pai é uma mistura de franceses, irlandeses, holandeses e ingleses, enquanto sua mãe é descendente de italianos.

Quando criança, Matt queria ser piloto de motos e chegou a disputar alguns campeonatos, mas acabou desistindo. A paixão pelo teatro começou logo depois que ele terminou o colegial e se mudou para Nova Iorque. Matt até entrou na faculdade, mas largou logo no início do segundo semestre para se dedicar a vida de artista, que engrenou bem rápido para ele.

No final dos anos 80, Matt LeBlanc começou sua carreira aparecendo em vários comerciais de TV. Seu sucesso neste mercado era tão grande que ele chegou a ficar conhecido como o Rei dos Comerciais, tendo promovido marcas famosas como o Catchup Heinz, Levis, Doritos e Coca-Cola.

Não demorou muito para que toda essa exposição lhe rendesse um trabalho na TV. Em 1988, ele conquistou seu primeiro papel regular no drama TV 101, que teve apenas uma temporada. Mostrando desde o início que sabe se virar muito bem, em 1990, ele estrelou o vídeo da música de Jon Bon Jovi Miracle, que faz parte da trilha sonora do filme Jovens Demais para Morrer e, um ano depois, ele interpretou o namorado de Alanis Morissette no vídeo da canção Walk Away, da fase dance da cantora.

Ele retornou ao mundo das séries em 1991, para estrelar o spin-off de Married… with Children, intitulado Top of the Heap. A série durou apenas 7 episódios e o personagem de Matt apareceu algumas vezes em Married… with Children. No ano seguinte, ele voltou ao personagem no spin-off do spin-off, chamado Vinnie & Bobby. Mas essa tentativa também não passou do 7º episódio…

Eu sei, eu sei. Todo mundo me falou ‘Não faça o filme do macaco, não faça.’

Para nossa sorte, Matt não ficou com trauma de sitcoms e, em 1994, com apenas 11 dólares no bolso, resolveu fazer testes para a nova aposta da NBC, Friends. O ator conta que estava numa maré tão baixa que a primeira coisa que comprou com seu salário foi um jantar. Mas o personagem de Joey Tribbiani lhe rendeu muito mais que isso: além do sucesso e de muita grana, em 10 anos de série, foram 3 indicações ao Emmy e duas ao Globo de Ouro.

Infelizmente, o ator não aprendeu a lição de Married… with Children e acabou embarcando na “canoa furada” de mais um spin-off — Joey — que, apesar de ter lhe rendido outra indicação ao Globo de Ouro, acabou virando motivo de piada. Se bem que isso nem se compara a besteira que ele fez em 1996, quando estrelou o filme Ed — Um Macaco Muito Louco — que mostrava a relação de amizade entre seu personagem e… um macaco, claro. O fracasso foi tão retumbante que, até hoje, é lembrado e acabou virando piada em Episodes, a nova série que Matt LeBlanc estreou este ano no canal Showtime.

Com o sucesso de Friends, Matt até tentou emplacar no cinema, mas só conseguiu mesmo fazer adaptações de séries para telona, como Perdidos no Espaço e os dois filmes d’As Panteras. E longe de negar sua raízes, em 2000, ele participou de outro clipe da banda Bon Jovi, Say It Ain’t So.

Ao contrário de Joey, Matt não é nada mulherengo. Seu currículo amoroso é até bem curto: de 1992 a 97, ele namorou a modelo e atriz Carrie Stevens (Two and a Half Men) e, logo depois, conheceu Melissa McKnight, com quem se casou em 2003. Os dois tiveram uma filha em 2004 (Marina, que foi diagnosticada com uma rara doença no cérebro) e se separaram em 2006. Atualmente, o ator está namorando Andrea Anders, sua colega de elenco em Joey, Pelo menos, a série serviu para alguma coisa, não é?

De volta às telinhas, muita gente se assustou com seus cabelos grisalhos, mas o ator revelou que eles já eram assim na época de Friends, dando trabalho ao ator para esconde-los. “Eu estava cansado de pintá-los,” disse ele. O ator também faz questão de afirmar que o “Matt LeBlanc” de Episodes não é exatamente ele. “É um personagem. É a percepção que o público tem de mim.” Seja como for, é bom ver Matt de volta às telinhas.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!