Literatura em Malibu

Além das séries que são explicitamente baseadas em livros, e das citações literárias que ocupam grande parte de suas tramas, alguns livros, HQs e afins podem passar desapercebidos em certas séries. Principalmente se forem numa sitcom. E com os irmãos Harper.

A The Box Is On The Table dessa semana vai falar sobre dois grandes livros que foram base para o enredo de dois episódios de Two and a Half Men. Apesar de aleatórios (um foi na segunda, e o outro na quinta temporada), eles deixaram suas marcas — e muitas risadas! Vamos a eles…

O Senhor das Moscas

Escrito pelo inglês William Golding em 1954, Lord of the Flies não fez sucesso na época de sua publicação. Com o tempo, porém, se tornou leitura obrigatória em muitas escolas e colégios mundo afora.

Foi adaptado duas vezes para o cinema: em 1963, por Peter Brook, e em 1990, sob a direção de Harry Hook. O livro é lembrado como um dos clássicos da literatura inglesa do Pós-Guerra, ao lado de A Revolução dos Bichos, de George Orwell.

Resumidamente, sua trama retrata um grupo de ciranças inglessas que fica preso numa ilha deserta, após um acidente de avião. Sem a companhia de nenhum adulto, regressam a um estado de comunidade selvagem. A obra traz várias reflexões filosóficas, inclusive tendo simbolismo bíblico.

Pois bem, e onde nossos “heróis” de Malibu entram nessa história? No episódio 02×10 The Salmon Under My Sweater — aquele famoso em que Charlie (Charlie Sheen) compõe a música tema do desenho Oshikuru: Demon Samurai, também criado pelo showrunner Chuck Lorre — Jake (Angus T. Jones) precisa ler O Senhor das Moscas e fazer uma resenha para a escola. O que não acaba fazendo, obviamente.

Alguns comentários de Jake e Berta (Conchata Ferrell) sobre a obra são hilários e merecem ser relembrados. Quando Alan (Jon Cryer) pergunta ao filho sobre a sinopse do livro, Jake usa toda sua “criatividade” e manda ver: “é sobre uma mosca grande pra quem as outras rezam!”. Berta não deixa por menos e afirma que “O Senhor das Moscas é igual Survivor, mas com crianças”. Muito bom!

Enfim, é um livro que vale a pena ser lido, assim como esse episódio, que merece ser visto e revisto sempre…

A Megera Domada

Clássica peça do imortal William Shakespeare, que já rendeu inúmeras adaptações — e inclusive novelas brasileiras, como O Cravo e a Rosa — A Megera Domada apareceu em Two and a Half Men como mais uma resenha escolar de Jake, agora na quinta temporada.

A sinopse do episódio 05×18 If My Hole Could Talk é simples: Charlie procura conselhos sobre relacionamentos amorosos numa livraria, e acaba se interessando por uma escritora de auto-ajuda de meia-idade (interpretada por Susan Blakely). Como ele foi parar numa livraria? Jake havia perdido seu exemplar de A Megera Domada, e os irmãos Harper o levaram para comprar outro.

Totalmente teatral e caricata, a peça gira em torno de Catarina, uma “megera” que afasta todos seus pretendentes, e Petrúquio, o corajoso homem que aceita se casar com a fera. O que destaca A Megera Domada dentre as demais comédias shakesperianas é o fato de apresentar a vida conjugal após o casamento, desmistificando-a, ao contrário do “final feliz” habitual que sempre encerra as histórias. O que acontece até hoje, aliás.

A aparição da obra de Shakespeare na sitcom pode parecer imperceptível, mas não deixa de ser uma dica de leitura. Muitas pessoas só se interessam em ler os clássicos depois de vê-los na televisão, principalmente em séries cômicas. Isso tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

Espero que tenham gostado das citações dessa semana. E não esqueçam: sempre que tiverem sugestões, só falar! Até quarta que vem!

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

VIDEOCAST

David Yates, diretor de Animais Fantásticos 2, fez uma declaração no mínimo insensível.

Você com certeza já esqueceu uma série no Churrasco. Será que não!? Assista e descubra.

Todas as emoções da Spoiler Night da CCXP 2017. veja agora!