Mad About You: Loucos por Eles

Por Erika Ribeiro

CONTÉM SPOILERS

Entre duas da maiores sitcoms de todos os tempos, ambas girando em torno das loucuras de um grupo de amigos solteirões em NY, apareceu uma proposta diferente de tudo e um tanto quanto ousada de mostrar a vida não de solteirões, mas de recém-casados.

Mad About You (Louco por você), era uma das sits da NBC e tratava das aventuras e desventuras de um jovem casal tentando se estabelecer entre os sonhos de solteiro e as responsabilidades da vida de casado dentro da louca cidade de Nova Iorque.

Enquanto, Paul Buchman era um documentarista novato e lutando por espaço, Jamie era a parte mais racional do casal, uma jovem relações públicas formada na Universidade de Yale. Era muito divertido ver como coisas pequenas conseguiam gerar tantos problemas, mesmo para o casal hiper-apaixonado. Tudo isso, de forma realista, sem forçar uma barra e partir para a comédia pastelão. Além disso, a série era capaz de tratar de assuntos mais sérios e nos emocionar. Mad era capaz de criar cliffhangers para seus finais de temporada, o que hoje em dia parece não ser mais hábito das sitcoms, que terminam suas temporadas como se o próxima episódio fosse daqui a uma semana.

Louco por você trazia dois atores que cresceram muito e ganharam nome graças a série: Helen Hunt (Jamie), que viria a ganhar um Oscar (pelo filme Melhor Impossível que fez ao lado de Jack Nicholson), e Paul Reiser (Paul) que se tornou um tipo de queridinho da América e lançou alguns livros.

Contudo, para mim, a série trazia 3 personagens principais, o casal e Murray (Maui), o cachorro mais fofo, teimoso e preguiçoso que qualquer um poderia ter. Ele era cachorro de Paul e foi morar com o casal assim que se casaram. Ele nos brindou com diversas histórias divertidas, que incluíam desde seu treinamento, que nunca dava certo, afinal ele era mais esperto que os donos, até quando ele ficava depressivo. Vida de cachorro não é fácil.

De coadjuvantes, destacavam-se Ira Buchman (John Pankow), primo de Paulie (como ele gostava de chamar Paul), que trabalhava com o pai de Paul na loja de esportes da família e Lisa Stemple (Anne Ramsay), irmã mais velha de Jamie, que era totalmente irresponsável, o que segundo sua psicóloga é da própria Sra. Buchman, que super protege a irmã, livrando-a das enrascadas em que se mete (namorados problema, contas a pagar e etc…).

Tínhamos também a vizinha e melhor amiga de Jamie, Fran Devanow (Leila Kenzle) que tinha um filhinho pequeno e era casada com Mark (Richard Kind), contudo o casal se separou durante a série gerando muitos dramas e situações cômicas.

Mabel Buchman

Eem um determinado ponto da série acabamos por presenciar o nascimento da herdeira dos Buchman, a pequena Mabel (Alyssa Baric, Justin Baric, Carter Gayle , Madison Gayle, Cara DeLizia e Janeane Garofalo) veio ao mundo. Mabel, que apesar do nome sempre me lembrar as famosas rosquinhas homônimas, na verdade tinha esse nome pois ele significava: “ M others A lways B ring E xtra L ove”, algo traduzível como: “Mães sempre carregam um porção extra de amor”. Além de ser, se não me engano, o nome da avó de Paul.

Acompanhamos Mabel desde o nascimento até a “vida adulta”. Sendo os últimos episódios narrados pela própria já adulta.

De garçonete a o poder

Uma personagem que causou muito o que falar na série foi Ursula (Lisa Kudrow), a pior garçonete do Riff, barzinho em que todos os personagens gostavam de passar o happy hour. A esquecida e mal-educada atendente era um show a parte na série, no entanto, quando Lisa recebeu o convite e ingressou em Friends, como Phoebe, ela não quis deixar Mad About You na mão e continuou a fazer a série. A partir daí surgiu a idéia delas serem irmãs gêmeas. Com isso, ela se torna Pamela Ursula Buffay e ganha toda uma história e um passado muito melhor: no final, de Mad About You, ocorrido num futuro “distante”, é revelado que, após uma meteórica e bem sucedida carreira no mundo dos filmes adultos, Ursula tornou-se gorvenadora do Estado de Nova Iorque. Com certeza, isso deve ter gerado inúmeros problemas e coisas boas para Phoebe.

Uma ligação entre 3 sitcoms

Mad About You se passava em Nova Iorque e era da NBC, emissora de outros dois programas muito aclamados: Seinfeld (1989/98) e Friends (1994/2004) e, por causa disso e da amizade entre atores e roteiristas de ambas as séries com os de Louco Por Você, acabou sendo motivadas citações e até os crossovers.

Além das típicas aparições de Ursula em Friends, tiveram aparições de Jamie e Fran no Central Perk, ondem confundem Phoebe com Ursula, achando que a garçonete mudou de emprego. Teve um episódio em que houve um blecaute em Mad About You e no episódio de Friends também ocorreu um apagão.

Já em Seinfeld, o episódio mais marcante foi o que tivemos Paul vendendo seu apartamento de solteiro para Cosmo Kramer, de Seinfeld.

Curiosidades:

* A série é tão clássica que ainda passa nas manhãs da Sony aqui no Brasil.

* Helen Hunt é a única atriz na história a levar no mesmo ano o Oscar, o Globo de Ouro e o Emmy.

* A música-tema do programa, “Final Frontier”, foi composta por Reiser, que toca o piano no tema de abertura e Don Was, e teve duas versões — uma com Andrew Gold e outra com Anita Baker. Final Frontier também é o nome do último episódio da série.

* O que Helen Hunt e Cloris Leachman (Malcolm in the Middle) tem em comum? Ambas conseguiram ganhar um Oscar enquanto faziam um seriado na TV.

* Teri Hatcher (Lois e Clark: As Novas Aventuras de Superman) poderia ter sido Jamie Buchman, mas ainda bem que não foi. 🙁

* Yoko Ono apareceu na série como ela mesma em um episódio com o seu nome. Ok, garotada, sei que vocês não sabem quem é Yoko, mas quem tem mais de 30, sabe. Fica a dica. 😉

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!