Mosquitolândia — Uma road trip para pensar

Será que realmente estamos acordados, ou tudo não passa de uma grande peça pregada por nossa própria mente? É o que Mosquitolândia nos faz pensar.

Sou uma coleção de esquisitices, um circo de neurônios e elétrons: meu coração é o dono do circo; minha alma, o trapezista, e o mundo, minha plateia. Parece estranho porque é estranho, e é estranho porque sou estranha.” MALONE, Mary Iris

David Arnold já teve vários empregos, entre eles produtor, músico, e professor de pré-escola. Mosquitolândia é o seu primeiro livro, que por sinal já tem concorrido a varias prêmios nos Estados Unidos e ganhado elogios dos principais jornais e da critica especializada americana.

Mosquitolândia conta a história de Mary Iris Malone, ou simplesmente Mim (um acrônimo usado por ela), uma adolescente de 16 anos vivendo uma fase bem difícil.

Meu nome é Mary Iris Malone, e eu não estou nada bem.” MALONE, Mary Iris

Após o divórcio dos pais, o sumiço da mãe e o novo casamento do pai, a garota de dezesseis anos está perdida em uma cidade que detesta, vivendo em seu próprio casulo e se perguntando por que, de repente, as cartas da mãe pararam de chegar. Quando, sem querer, descobre que sua mãe pode estar doente e sozinha há milhares de quilômetros, Mim se joga na estrada, sem estar realmente preparada para todas as coisas e pessoas que irão fazer da sua jornada uma lição de vida. São 1.524 quilômetros pela frente e há muito sobre o que refletir nessa longa viagem. Alternando entre os capítulos do presente, Mim escreve cartas para alguém chamado Isabel, a quem só iremos descobrir a real identidade e importância na narrativa bem no fim do livro.

Escrevo para você com a maior das urgências. Escrevo sobre assuntos pesados e depressivos. Escrevo para ensinar e aprender, para expurgar e preencher. Escrevo para falar e escrevo para ouvir. Escrevo para contar a maldita verdade, Isa.” MALONE, Mary Iris

Várias pessoas cruzaram a sua vida durante essa viagem intensa: um motorista ranzinza, um homem com poncho, mostrando que as aparências enganam. Arlene, uma senhorinha muito fofa, que todos queriam ter uma vó como essa, um casal gay dono de um posto de gasolina de beira de estrada, no mínimo peculiar. Às vezes, em momentos de crises também aderimos a grandes amizades, como as que ela criou por Watt e Beck, personagens que a ajudaram a finalizar o seu intenso roteiro até o seu destino final.

Todo bom personagem, Isa, seja na página ou na tela, é multidimensional. Os mocinhos não são de todo bons, os vilões não são de todo maus, e não deveria existir qualquer personagem que seja apenas uma coisa ou outra.” MALONE, Mary Iris

David Arnold usa a história como pano de fundo para a reflexão de assuntos mais delicados, como depressão, síndrome de Down e abuso sexual. A abordagem natural dos temas não faz com que o foco da história se perca e traz mais proximidade da história com o real, fazendo com que o leitor se envolva ainda mais na vida de Mim e seus companheiros.

Mapa Mosquitolândia

Falando um pouco da estrutura e estética do livro, a escrita do autor é muito boa, ele mescla as reflexões de Mim, com os acontecimentos, o que traz uma dinâmica interessante — não diferente, pois temos vistos vários autores utilizando-se desses elementos para escrever os seus livros -, mas peculiar. Além disso, a capa é a mesma da versão em inglês. Uma pena que na versão brasileira não encontramos o mapa que consta na versão em inglês, que dá um parâmetro das cidades, pelas quais Mim passa.

Abaixo a capa do livro:

Mosquitolândia David Arnold

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER