O autodescobrimento em Para Todos os Garotos que Já Amei

Em Para Todos os Garotos que Já Amei, a autora nos conquista com uma escrita suave e encantadora.

Você prefere criar uma versão idealizada de alguém na sua mente a ficar com a pessoa de verdade.” KAVINSKY, Peter

Jenny Han possui um estilo narrativo mais inocente, suave. Em Para Todos os Garotos que Já Amei, a história é simples, sem grandes reviravoltas, mas prende desde o início. Você se apega aos personagens e fica curioso para saber o desenrolar da trama.

Em Para Todos os Garotos que Já Amei, contado em primeira pessoa, conhecemos a história de Lara Jean, uma garota de 16 anos. Lara Jean Song possui duas irmãs, Margot e Kitty, e as garotas moram com seu pai.

Logo no início somos apresentados à relação de cumplicidade que há entre as irmãs Song. As meninas, principalmente Margot e Lara Jean, são melhores amigas, cúmplices, apegadas umas as outras. É aquela relação de irmãs apegadas bem clichê. Ambas contam tudo uma para a outra, ou quase. Mas essa relação está prestes a mudar, pois Margot, a mais velha das Song’s, está indo para a universidade, na Escócia.

Lara Jean ganhou uma caixa de chapéus de sua mãe, na qual guarda cartas. Mas essas cartas não são cartas que ela recebeu, nem tampouco serão lidas por outras pessoas. São cartas de término, para todos os garotos que ela já amou — um total de 5 meninos. Todos deveriam ter uma caixa dessa, afinal, ali ela sempre coloca um ponto final na sua ‘relação’ inexistente. Ela não sofre por amor, não se estressa. Menina esperta. Rs rs

Depois de Margot viajar, Lara Jean tenta se adaptar à sua nova vida, sozinha. E no primeiro dia de aula o menino mais popular, Peter Kavinski, vem falar com ela. Ele lhe pergunta que carta era aquela, que ele recebeu pelo correio. Sim, Peter era um dos 5 garotas que Lara Jean já amou. Ela o amou há tanto tempo, que já tinha até esquecido o sentimento.

Quando me beijou, sabia que eu ia me apaixonar por você? Às vezes acho que sim. Definitivamente sim. Sabe por quê? Porque você acha que TODO MUNDO ama você, Peter. É isso que odeio em você. Porque todo mundo ama mesmo você. Inclusive eu. Eu amava. Não mais.” SONG, Lara Jean

Depois disso, Lara Jean descobre que todas as 5 cartas foram enviadas. O pior é que uma das cartas era endereçada para Josh. O Josh deles, de Margot, nosso Josh. Como ela poderia justificar que era, e talvez ainda fosse, apaixonada pelo namorado da irmã? Uma situação complicada para qualquer um. Para Josh não pensar nisso, ela começa um namoro de mentira com Peter.

Gente, esse menino é tão clichê, mas tão fofo. Dá vontade de embrulhar para presente. Apesar de saber que o namoro é de mentira, ele trata Lara Jean tão bem que ela começa a repensar se realmente não gosta mais dele.

E precisamos falar de Kitty também. Que menina madura para os seus 9 anos. Tem horas em que ela dá de 10 a 0 em Lara Jean. Ela conquista todos os meninos. E mostra para Lara Jean coisas que são óbvias para todos, menos para Lara Jean.

Margot acaba aparecendo mais por meio de menções do que ‘ao vivo’. Ela é a responsável, assumiu o lugar da mãe. Mas quando ela questiona Lara Jean sobre Peter, dá uma raivinha dela. Deixa a menina ser feliz. É, supostamente, o primeiro namoro dela.

Bom, de modo geral o livro é muito bom. Claro que às vezes dá vontade de bater em Lara Jean. Até nós conseguimos perceber coisas que ela não se toca. Mas seu novo conhecimento sobre um relacionamento, sobre ela mesma, é muito bom de acompanhar. A evolução dela ao longo da história é muito gostosa.

O livro é clichê? Sim. Tem triângulo amoroso, ex-malvada, amiga louca e tudo o que tem direito, porém isso não tira o mérito do livro. Ele é leve, fácil de ler e cativante.

Para Todos os Garotos Que Já Amei

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER