O mundo dos deuses e aventuras de Hércules

Não há nenhuma dúvida que devemos muito aos gregos e outros povos antigos. Inclusive a inspiração para criar séries de TV, e um dos assuntos que mais inspiram a mente criativa dos produtores e escritores é a Grécia Antiga. A exemplo disso temos a enterrada Hercules: The Legendary Journeys.

Hercules The Legendary Journeys

Mergulhada no mundo dos deuses e de seres fantásticos da mitologia grega, as duas séries acima adaptaram os mitos — que como os contos de fadas, têm suas variações — e construíram um mundo muito similar ao tradicional para os heróis.

No mundo grego, um dos fatores principais — e que mais despertam interesse — é a religião e os mitos. As práticas religiosas da forma que conhecemos surgiu com os micênicos na Idade do Bronze (entre 3300 a.C e 700 a.C). Segundo a arqueologia, o povo micênico considerava Poseidon, o deus dos Mares, como o ser superior. Uma questão importante na mitologia grega é a cosmogonia, ou criação do mundo, pela qual gira toda a religião grega. Como há várias histórias que contem a cosmogonia dos gregos, assim a religião grega não é unificada.

A moral grega não conhecia o pecado, e sim o húbris, que era principalmente a condenação do excesso. O olimpo era a morada dos doze deuses principais (Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Apolo, Ares, Démeter, Ares, Hefesto, Afordite, Hermes e Dioniso). O mundo inferior era a morada dos mortos guardada por Hades, guardado pelo cão de três cabeças Cérbero. Esse por sua vez se dividia no Tártaro, o local das almas amaldiçoadas, e o Elísio, morada das almas virtuosas. Ao desenrolar da série vemos o herói combatendo não só os perigos eminentes da vida aldeã, mas os caprichos egoístas dos deuses, numa sociedade onde divindade estavam submetidas ao destino igual aos humanos. Por isso os deuses compartilhavam do mesmo vicio que os homens.

Hercules

O herói mítico Hercules na verdade é a tradução latina de Herácles, nome grego do herói. Como muitos deuses gregos que foram venerados por romanos com nomes e atribuições propriamente latinas, a história do homem com uma força sobrenatural foi correspondida com o mito de um pastor italiano chamado Recaranus ou Garanus.

O mito conta que Zeus, em mais um caso extraconjugal, tomou a forma do guerreiro Anfitrião e engravidou sua mulher, Alcmena, que por sua vez era neta de Perseu. Tendo conhecimento da traição, Anfitrião colocou a noiva numa fogueira, que foi apagada por uma chuva torrencial mandada por Zeus. Compreendendo o sinal divino, o guerreiro aceitou o filho do Senhor do Deuses, Hércules. Hera, a deusa do Casamento e esposa de Zeus, ao saber de mais essa pulada de cerca do marido, castigou Alcmena fazendo sua gestação durar dez meses e as dores do parto serem aumentadas. Tudo para que o futuro herói não se tornasse rei da dinastia perseida.

Hercules

Quando nasceu, Zeus levou o filho para ser amamentado pelo leite de Hera e assim torná-lo imortal. O menino sugou com tanta força que o leite continuou a escorrer mesmo depois de Hércules ter terminado e daí surgiu a Via-Láctea.

Curiosamente o nome dado ao menino é uma menção à Hera, que na série criada por Christian Williams era a maior inimiga do herói. Héracles significa glória de Hera, e foi dado ao garoto, segundo alguns mitos, para apaziguar a fúria da deusa traída. Desde criança, ele teve que usar sua força contra as maldições que Hera lhe mandava, como por exemplo estrangular duas serpentes quando ainda tinha oito meses de vida.

Os famosos doze trabalhos de Hércules são frutos de um acesso de loucura causado pela madrasta que o fez matar a sua esposa Mégara e seus filhos. O oráculo de Delfos o ordenou que servisse por doze anos ao primo Eristeu, rei de Micenas, para que redimisse do crimes que cometeu. Além disso, viajou e guerreou no Egito, criou o Estreito de Gibraltar separando os montes Calpes (Espanha) e Ábila (Ceuta) e tirou Prometeu do castigo dado pelo seu pai.

Hercules The Legendary Journeys

Como uma adaptação livre, a série que conhecemos viajou por mundo muito mais distantes — não só em distância, mas no tempo também. Entre os desafios do Hércules e Iolaus, interpretado por Kevin Sorbo e Michael Hurst, incluem ajudar Merlin e o Rei Arthur, o Arcanjo Miguel, druidas, o deus nórdico Odin e até os vikings. Este último foi uma tentativa de criar uma série como Xena: Warrior Princess.

Hercules: The Legendary Journeys trouxe de volta o mito do célebre herói e com ele todo mundo mágico da mitologia grega, que desperta atenção até mesmo de quem não gosta de História.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER