O que achamos da Escolinha do Professor Raimundo Nova Geração

Saudosista sem soar pedante, a Escolinha do Professor Raimundo Nova Geração mostra que ainda é possível reciclar o riso de maneira divertida.

A sala mudou, mas os alunos continuam os mesmos” — FAXINEIRO, Lúcio Mauro.

Quem foi criança na década de 1990 se divertia nas tardes da Rede Globo com a Escolinha do Professor Raimundo, programa encabeçado pelo mestre Chico Anysio e que revelou ao país uma geração incrível de talentosos comediantes — além de ser uma sátira às instituições de ensino do Brasil.

Por esta razão, é maravilhosa a iniciativa de reviver esse antológico programa de humor. E o mais bacana foram os profissionais escalados para dar fôlego a esse projeto. A começar por Bruno Mazzeo revivendo o personagem que foi defendido por tantos anos por seu pai. A semelhança física após a caracterização entre Bruno e Chico impressiona.

Além do físico, a impostação da voz e os trejeitos também estavam irrepreensíveis. Bruno incorporou com precisão, deixando de ser uma mera imitação, mas conferindo, também, seus próprios elementos interpretativos. Foi um Professor Raimundo que reverenciou o original sem deixar intimidar-se por ele.

O início não poderia ter sido mais emocionante. Lúcio Mauro, o eterno Aldemar Vigário da versão original (vivido pelo seu filho na versão de agora), aparece como um faxineiro que conduz Raimundo para sua nova sala de aula. Impossível não se emocionar com os breves momentos e o pequeno discurso feito a respeito da carreira de professor. Uma linda homenagem!

Já dentro da sala, os novos atores e suas recriações impressionaram, seja pela caracterização, seja pelo texto. Sem dúvida, todos ali estavam muito inspirados, mas alguns merecem elogios mais rasgados.

É o caso de Marcos Caruso. Como recriar o Seo Peru que foi tão marcante na pele de Orlando Drummond? Marcos deu conta do recado e ainda inseriu várias gírias novas do mundo gay. Irreconhecível e incrivelmente bom! Sem dúvida, a primeira melhor coisa desse revival.

A segunda melhor coisa foi Mateus Solano e seu Zé Bonitinho. É o mesmo caso de Seu Peru. Como vencer a criação magistral de Jorge Loredo para um personagem tão icônico? Solano, longe da TV desde Amor à vida, conseguiu fazer um Zé Bonitinho memorável e engraçado. A veia cômica do ator continua em alta.

O casal 20 do humor brasileiro também não decepcionou. Marcelo Adnet e Dani Calabresa estiveram ótimos como Rolando Lero e Dona Catifunda. Adnet fez jus ao inesquecível Rogério Cardoso e Dani não fez feio diante de Zilda Cardoso. Aliás, é a primeira vez que o casal atua junto na emissora.

Fabiana Karla esteve apenas bem como Dona Cassilda. Ainda é preciso melhor o tom. Os demais que apareceram nesse primeiro episódio não foram tão memoráveis, mas também não foram esquecíveis. O que já é um grande acerto.

O texto continua muito bom. As referências sexuais e a piadas de duplo sentido, que andavam tão ausentes da televisão aberta, voltaram com tudo e foram muito bem vindas. É bom perceber que é possível fazer humor de cunho sexual sem deixar de ser pueril. Afinal, somos um povo safado mesmo.

Os cinco episódios que serão exibidos já foram apresentados pelo Canal Viva. Mais dois episódios inéditos também serão apresentados na Rede Globo. Quem sempre reclamava que domingo era sempre um dia parado na televisão já pode se acomodar no sofá e curtir boas risadas com a nova geração da Escolinha do Professor Raimundo.

Até porque, em tempos de crise, nada é tão atual quanto dizer que o salário, ó:

Globo lança sua programação especial de fim de ano

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!