O Rock Está Morto?

No mês que se comemora o Dia do Rock, listamos algumas bandas que ainda tentam viver do bom e velho rock’n roll

O dia do rock, comemorado no próximo dia 13 de Julho, está chegando! E há quem diga que desde que o grunge dos anos 90 acabou, com a morte de Kurt Cobain do Nirvana, nunca mais tivemos nenhum outro movimento expressivo para o rock. Aplicando essa afirmação, o que surgiu depois disso foi apenas um revival/remix das coisas que já existiam.

Realmente se formos comparar o rock clássico de Jimmy Hendrix e Ramones com esse som de Simple Plan e Fall Out Boys, que temos hoje, não tivemos nada com atitude do rock’n roll. Dá impressão que o rock virou pop e o pop “ganhou” um pouco dos riffs de guitarra para tentar suprir a demanda dos roqueiros.

Kiss

Há dois anos atrás, o baixista e vocalista da banda Kiss, Gene Simmons, declarou que o rock está morto e ele não morreu de velhice. Ele foi assassinado! Isso, porque a indústria já não é mais a mesma. De acordo com Simmons, na época dele, havia uma busca das gravadoras pelos novos Beatles ou o próximo Stones. Porém, essa é não é mais a nossa realidade. Não há mais o mesmo incentivo. Se a pessoa quer tocar guitarra ou compor músicas é melhor ela trabalhar nos bastidores para um artista pop, porque é o que as pessoas querem hoje.

Nesse ano, o guitarrista do Red Hot Chili Peppers, Flea, fez a mesma declaração para uma rádio americana. O colega de Anthony Kiedis contou que antigamente os moleques roqueiros não se importavam com o que as pessoas diziam. O rock para eles era a sua escolha de vida e não existia outra opção de vida que não fosse essa. O rock era o lar do roqueiro. Entretanto, ainda de acordo com Flea, nos dias atuais, se você quer entrar para uma banda você precisa arrumar um consultor de imagem e um empresário. Ele é quem vai traçar o perfil e mostrar como você poderá ganhar dinheiro. Contrário de antes que o dinheiro não estava em primeiro lugar.

Recentemente, em uma entrevista para revista alemã Stern, Anthony Kieds complementou essa fala do colega de banda quando afirmou que só existiu rockstars na década de 70. Segundo ele, o que existe hoje

redhotchilipeppers_

são apenas alguns tipos que tentam ser, mas eles são ridículos. Ele ainda deu à entender que os roqueiros deveriam saber quando é necessário aposentar, como o Eagles que conseguiu dar um fim no tempo certo para a banda.

Realmente se você for olhar as paradas de sucessos, quase não há mais do bom e velho rock’n roll. Parece que há uma decadência do gênero.

No ano passado, o rock nacional tinha desaparecido das 100 músicas mais tocadas no Brasil e o rock internacional aparecia de forma muito tímida com Maroom 5 e Magic, que também não seria bons representantes do rock clássico (os mais underground nem acham que essas bandas fazem rock de verdade).

Assim, em um cenário não muito animador onde bandas como Aerosmith e Black Sabbath fazem seus shows de despedidas e bandas como Foo Fighters, System of a Down e U2 estão em hiato, parece que as coisas não poderiam melhorar. No entanto, algumas bandas ainda seguem tentando se reinventar e cativar velhos/novos fãs para o rock’n roll. Assim novos sons de velhas bandas vêm chegando no mercado, vejam só alguns exemplos:

Red Hot Chili Peppers
Anteriormente, os Chili Peppers já tinham emplacado hits como Under The Bridge, Give It Away e Scar Tissue. No disco anterior, I’m With You, lançado em 2011, eles trouxeram singles como Look Around e The Adventures of Rain Dance Maggie. Agora, depois de tanto tempo de espera, eles estão de volta com The Getaway! O décimo disco da banda vem com 13 faixas e foi produzido por Danger Mouse, responsável por música do Gorillaz, Beck, U2, The Black Keys e Adele. O novo trabalho já chega liderando o 2# da Billboard UK. A primeira música de trabalho é Dark Necessities, que já conta com mais de 1 milhão de views e você vai assistir agora:

Radiohead
Com certeza se você assistia MTV Brasil você já viu o clipe de Fake Plastic Trees, um dos grandes sucessos do Radiohead. Porém, esse não é o único hit dos caras que também tem outros como Creep, que é a música deles mais ouvida do Spotify, e Karma Police, que é uma das música presente em seu Greatest Hits. A grande novidade da carreira deles é que o nono disco A Moon Shaped Pool, lançado em maio desse ano, está também na parada da Billboard UK, ganhando do Red Hot, porque eles conquistaram o 1#! O disco já chega com o hit Daydreaming e Burn The Witch, que vamos curtir abaixo:

Coldplay
Outra banda de rock que não sai da parada da Billboard é o Coldplay. E não dá para enumerar apenas um hit dos caras, então vamos as que pegaram um top 10, que foram Viva La Vida, que pegou logo um 1#, Speed Of Sound, que ficou logo na 8#, e a recente A Sky Full Of Stars que pegou um 10#. O último e sétimo disco A Head Full Of A Dream, que já falando dele aqui no Box, não é lá um bom exemplo de rock’n roll. Porém, a nova música de trabalho Up & Up conta com a participação do Noel Gallagher, do findado Oasis que marcou a geração 90 com Wonderwall. Let’s a play:

Blink 182
Os caras que fizeram muito sucesso no final do anos 90 e início dos anos 2000, com músicas como All The Small Things, First Date e I Miss You, estão de volta com disco novo! California é o sétimo e primeiro álbum sem a presença de Tom DeLonge e vem com 16 músicas. O primeiro single do novo trabalho, que chegou nas lojas e plataformas de streaming nesse mês de Julho, estreiou como clipe no Youtube. Vamos conferir então Bored to Death!

Panic! At The Disco
Panic! At The Disco faz um rock muito parecido com o do Simple Plan, ou seja muitos roqueiros torcem o nariz quando toca Nine In The Afternoon ou I Write Sins Not Tragedies. O grupo segue divulgando o quinto álbum intitulado Death Of A Bachelor, que é moderno sem perder o tom da cultura popular e a essência cartunesca da banda. A grande novidade deles é que foram escolhidos para gravar o cover de Bohemian Rhapsody do Queen para a trilha sonora de Esquadrão Suicida. Então vamos conferir:

Garbage
A polêmica Shirley Manson está de volta com sua banda Garbage. A banda ficou famosa nos anos 90 com Stupid Girl e Only Happy When It Rains. Eles lançaram agora em Junho o sexto disco intitulado Strange Little Birds. O disco, de acordo com a vocalista da banda, é sombrio com muitas guitarras pesadas e vem para fechar um ciclo iniciado há 21 anos atrás. A primeira música de trabalho é Empty e vamos conferir agora:

Sum 41
A banda que nasceu como cover do NOFX e conquistou seu espaço com sucesso como In Too Deep, Still Waiting e Fat Lip. Hoje eles já tem cinco discos lançados e se prepara para lançar um novo possivelmente em outubro desse ano. Enquanto o novo não chega, eles lançaram um novo vídeo que segundo eles não é a primeira música do novo trabalho, mas serve para transcrever um pouco do que se pode esperar do novo trabalho. A música Fake My Own Death mostra os integrantes da banda sendo atacados por memes, games e celebridades e sub-celebridades, como Kim Kardashian, Charlie Sheen e Miley Cyrus. Vale à pena o play:

Pitty
E para encerrar essa matéria não poderíamos deixar de fora o nosso mercado nacional! E praticamente a única banda de rock com sucesso e trabalho novo é a Pitty. A banda está preparando um dvd novo, que trará sucessos como Memórias, que foi trilha sonora da novela Caminhos da Índias, Teto de Vidro, que é parte da trilha do filme Operações Especiais e Um Leão, que foi sucesso no quarto e último disco Sete Vidas. A grande novidade do novo trabalho, que está previsto para ser lançado no dia 13 de Julho, é a regravação da música Dê Um Role dos Novos Baianos. É com essa música que encerramos nossa matéria:

E você acredita que o rock morreu? Acha que ele realmente foi assassinado? Tem alguma banda que também está tentando fazer um som bem rock’n roll? Dê sua opinião nos comentários! E sinta-se livre para indicar novos sons para curtimos juntos!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!