Os 5 melhores seriados sobre extraterrestres

Área 51, Roswell, OVNIs, abduções. Estamos realmente sozinhos no universo? A questão perturba e fascina os seres humanos desde que eles puderam colocar um veículo de exploração no espaço e ser capaz de investigar os corpos celestes ao nosso redor. Seria muito egoísmo acreditar que somos os únicos em toda a Galáxia, afirmam os mais otimistas.

Até o momento, nenhuma prova concreta veio a público (ou por não existirem, ou por serem suprimidas pelos governos). Mas a ficção já se encarregou de suprir nossa imaginação entregando boas séries sobre o assunto. Devirando da mais pura comédia e indo ao mais completo terror e suspense, os showrunners conseguem brincar com nossa mente. Vamos aos melhores seriados produzidos sobre o assunto.

5º Alf, o ETeimoso

É a única comédia da lista (mesmo que tenha estreado uma nova tentativa de fazer rir com The Neighbors). O seriado, exibido entre 1986 e 1990, contava as desventuras de um divertido e atrapalhado extraterreste cujo planeta explode e acaba vindo parar na Terra. Aqui, é adotado pela família Tanner, onde causa as maiores confusões — inclusive com o gato da casa! Justamente por ser uma comédia, o tom do seriado era debochado, e Alf era diferente de qualquer extraterrestre visto até então. O nome dado ao personagem é uma sigla para Alien Life Form (forma de vida alienígena). Famoso no Brasil por alegrar as tardes da meninada no SBT, vale a pena conferir a versão dublada pelo excelente trabalho de Orlando Drummond, o eterno Seo Peru.

4º V — The Visitors

V ou A Batalha Final ou ainda The Visitors. Não importa como você a conheça. Exibida inicialmente como duas minisséries (seguidas por um seriado) nos anos de 1983 e 1984, a produção foi um marco no gênero. Eles contavam a história da chegada dos “Visitantes” extraterrestres à Terra, a bordo de gigantescas naves especiais. No início, eles pareciam amigáveis e pediam ajuda do nosso povo para salvar seu planeta, em troca de tecnologias ainda desconhecidas na Terra. Logo descobre-se que a aparência humana dos visitantes era apenas um disfarce, pois eles se pareciam mais com répteis. As verdadeiras e malévolas intenções deles também são descobertas, e forma-se um movimento de resistência contra os invasores. Apostando no suspense e na crítica social/política, o seriado teve uma refilmagem em 2009, mas foi cancelado em sua segunda temporada.

3º Fallings Skies

Se tem uma coisa que o diretor Steven Spielberg entende é sobre extraterrestres. Pelo menos duas produções dele são consideradas clássicos do cinema (E.T. — O Extraterrestre e Contatos imediatos do terceiro grau). Nada mais natural que ele aventurar-se no meio televisivo. Após ganhar um Emmy com a excelente minissérie Taken, Spielberg, junto com Robert Rodat, criou Falling Skies. A série conta a história das consequências de uma invasão alienígena que neutraliza a grade de energia e tecnologia do mundo e destrói os militares de todos os países em pouco tempo. Seis meses após a invasão, um grupo de sobreviventes se une a fim de revidar. O grupo é liderado pelo Capitão aposentado Weaver e pelo professor de história da Universidade de Boston, Tom Mason que, embora em busca de seu filho Ben (capturado pelos aliens), deve colocar seu amplo conhecimento da história militar em prática como um dos líderes do movimento de resistência. Bons efeitos especiais um roteiro bem amarrado garantem o interesse.

2º Star Trek (Jornada nas Estrelas)

Jornada nas Estrelas ou Star Trek é um dos seriados de ficção científica mais cultuados de toda a história e um dos maiores fenômenos culturais que se tem notícia. O seriado original foi exibido de 1966 a 1969 e já trazia Willian Shatner como o Capitão Kirk e Leonard Nimoy como o vulcano Spock. O seriado fez tanto sucesso que gerou 12 filmes para o cinema (o último deles entrará em cartaz ainda este ano) e diversos outros seriados, como “The Next Generation”, “Deep Space Nine” e “Voyager”. No seriado e nos filmes eram vistos os mais diversos extraterrestres, alguns deles amigos (como os vulcanos) e outros ferozes inimigos, como os klingons e os romulanos. Falar de Star Trek é mexer com um séquito fiéis de fãs e colocá-lo em segundo lugar em uma série sobre ETs pode causar um furor muito grande. Aconteceu que nossa primeira colocada, apesar de toda a importância de Star Trek, merece o posto.

1º The X Files (Arquivo X)

arquivox

The X-Files ou Arquivo X está no topo desta lista por um motivo muito forte: o seriado, exibido de 1993 a 2002, mudou diversos conceitos relativos a seriados de TV e é até hoje uma referência para os demais seriados. A história era original: Fox Mulder (interpretado por David Duchovny) era um agente do FBI encarregado de investigar os “arquivos X”, que englobavam os mais estranhos casos. Sua parceira era Danna Scully (Gillian Anderson), uma cética, cuja missão seria, a princípio, desacreditar as investigações de Mulder.

No decorrer do tempo, ela própria percebe que não existiam explicações lógicas para todos eles. Os extraterrestres eram um tema recorrente e o governo dos EUA era sempre acusado de esconder a verdade por trás do tema. A frase “the truth is out there” (“ a verdade está lá fora”) resume muito bem o seriado. Os extraterrestres, quando abordados no seriado, era feito com um bom embasamento e suscitava sérias dúvidas reais sobre sua existência. Contando com uma boa base de fãs, a série rendeu dois filmes para o cinema, um em 1998 e outro em 2008.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER