Os desejos que movem as Guerras Secretas

Qual é o seu desejo mais profundo? Os heróis e vilões do Universo Marvel descobrem os seus em Guerras Secretas.

Destruam seus inimigos e todos os seus desejos serão realizados.” BEYONDER

O que você faria para realizar seu maior desejo? Essa é a premissa básica das Guerras Secretas, a primeira grande saga da Marvel Comics. Beyonder é um ser intergaláctico, completo, onipotente. Ou seja, ele faz o que quiser, mas como é completo, não precisa de nada. Ele está além da existência.

Mas sente uma curiosidade: o que faz com que alguém queira algo? Assim, ele “convoca” heróis e vilões para observar. Divididos em duas naves, os heróis contam com o Homem Aranha, Capitão América, Espectro, Hulk, Mulher Hulk, Homem de Ferro, Gavião Arqueiro, Vespa, Thor, Quarteto Fantástico (sem a Mulher Invisível) e parte dos X-Men, reforçados por Magneto. A presença de Magneto já inicia os conflitos por ali mesmo.

Na outra nave, estão os vilões Dr. Octopus, Gangue da Demolição, Dr. Destino, Ultron, Kang, Encantor, Lagarto, Homem Absorvente, Homem Molecular e… Galactus!

As escolhas são estranhas. Magneto, apesar de ser um mutante e se posicionar como oposição a Charles Xavier em diversos momentos, não é um vilão, embora não seja herói. X-Men e Magneto lutam pelo bem dos mutantes, mas com objetivos diferentes. No outro grupo, Galactus também não é alguém que possa ser colocado em uma das equipes. Ele é um elemento do universo, não se rebaixa a conceitos de bem e mal. Carrega o poder cósmico e se alimenta da vitalidade de planetas, destrói, mas não faz por mal.

Beyonder então monta a arena dessa guerra na frente de todos eles. Destrói cada estrela do universo e cria um novo planeta com partes de outros. Cria o planeta de batalha, unindo diferentes ecossistemas para formar um novo lugar, movido pelos desejos.

Dr. Destino logo compreende que precisará eliminar todo o resto, incluindo Galactus. Mesmo assim, une os vilões para seu próprio benefício. Entre os heróis, o grupo se divide. Heróis solitários como o Aranha e o Quarteto reconheceram o Capitão como líder. Os X-Men preferiram se manter como uma irmandade, mas todos rejeitaram Magneto.

Enquanto a guerra se desenrola, desejos se realizam — Xavier volta a andar, O Coisa volta ao normal, Gavião vai além de uma boa pontaria — alianças se desfazem e se formam. O Homem Aranha ganha seu uniforme preto sem imaginar as consequências.

A Guerra Secreta trata mais de desejos e ambiguidade moral do que confrontos propriamente ditos, apesar de ter bastante ação e violência, com situações que beiram o grotesco. Os humanos não conhecem o sentido de limites, seja na luta pela sobrevivência, seja na ambição de realizar desejos.

Guerras Secretas

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!