Os filmes que viraram séries — o lado bom!

Na semana passada, a gente viu a lista dos casos mais recentes e notórios de filmes que foram parar na telinha e não deram certo — e sim, acabei deixando de fora Eastwick, um mega fiasco de 2009 — valeu pela lembrança, gente!

Hoje vamos ver o outro lado da moeda, ou seja, os filmes que deram origem a séries de sucesso, que em alguns casos ficaram mais conhecidas que os tais filmes em que foram baseadas. Eu falei que vocês iam se surpreender… ou não!

Afinal, se você acompanha séries de TV há mais de uma década deve saber que só existe uma série que pode encabeçar essa lista. Yeap! Estou falando de Buffy: The Vampire Slayer.

O que? Não sabia que Buffy era baseada em um filme? Sabia mas não lembra dele? Nah, não se sinta mal. Quase ninguém viu ou se lembra mesmo. A série ficou tão famosa que conseguiu eclipsar totalmente sua origem, o filme de 1992 escrito por Joss Whedon, que 5 anos depois conseguiu levar sua cria para TV. A série é tão mais importante que até o IMDb — o Internet MOVIE Database — concorda! Faça o teste: joga o nome lá na busca e veja o que aparece primeiro!

Buffy foi encerrada em 2003 depois de 7 temporadas e até hoje tem uma legião de fãs que veneram seu criador, de quem esperam ansiosamente um novo projeto decente — não mencionem Dollhouse perto deles, por favor! — e sua estrela, Sarah Michelle Gellar, que ficou eternizada como a personagem-título. Ah, e não podemos esquecer que Buffy teve um spinoff. Angel rendeu 5 temporadas e fama ao ator David Boreanaz, atualmente em Bones.

Se por um lado Buffy é indiscutivelmente a mais bem-sucedida série baseada em filme, Stargate pode ser considerado o recordista em derivações, o filme que mais rendeu frutos na telinha.

A produção da dupla Roland Emmerich e Dean Devlin, conhecida por filmes como Independence Day e Godzilla foi adaptada pela primeira vez em 1997 com o nome de Stargate SG-1. A série durou 10 temporadas e ganhou dois filmes lançados direto em DVD. Ela fez tanto sucesso que ganhou um spinoff em 2004 — a Stargate Atlantis — que teve 5 temporadas.

Pensa que acabou? Claro que não! Atualmente o canal SyFy está exibindo a primeira temporada de Stargate Universe e a segunda já está garantida. Ah, isso sem falar da série animada Stargate Infinity que rolou em 2002 e teve 26 episódios… Haja portal para tanta série!

E já que estamos falando em franquia, uma das maiores do cinema também já deu as caras na TV. Em 1989 foi lançado Indiana Jones e a Última Cruzada, última parte da trilogia criada George Lucas e Steven Spielberg em 1981 — me nego a manchar minha memória de infância considerando este último filme lançado só para garantir a aposentadoria tranquila do Harrison Ford. Mas voltando, em sua sequência de abertura víamos o jovem Henry Junior — é, o nome dele num podia ser Indiana, né? — se metendo em enrascadas e ainda tomando bronca do pai. Um deleite para os fãs. E a ideia agradou tanto que foi parar na TV.

The Young Indiana Jones Chronicles mostrou durante 3 temporadas as aventuras e confusões do nosso futuro arqueólogo. E como toda produção de Spielberg & cia, a série foi um sucesso, tendo recebido 10 Emmys em categorias técnicas além de uma indicação ao Globo de Ouro de 1994 como melhor série drama. Bateu até um saudosismo agora…

Para finalizar, um filme que foi lembrado por alguns leitores no post da semana passada, cuja série ainda é uma incognita: 10 Things I Hate About You.

A produção lançada em 1999 voltou a boca do povo depois que Heath Ledger morreu precocemente em janeiro de 2008, afinal foi nele que o ator australiano teve seu primeiro grande papel em Hollywood. Não sei se foi isso que levou o diretor Gil Junger a adaptar sua releitura moderninha do clásisco A Megera Domada de Shakespeare para a telinha, mas é inegável que sua abordagem é muito boa e em tempos de escassez de ideias, principalmente no que diz respeito a séries adolescentes, ele acertou na mosca.

Mas apesar da série da ABC Family ter começado bem e já estar em sua segunda temporada, ela parece que perdeu um pouco de força e o season finale do ano passado recebeu duras críticas. A nova temporada começou dia 29 de março, muito cedo ainda para saber se ela vai se recuperar, mas ao colocá-la nessa lista — entre os sucessos — ela já tem pelo menos um voto de confiança!

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!