Patrick Dempsey — De patinho nerd a galã

Ficha Corrida

Nome completo: Patrick Galen Dempsey

Idade: 44 anos

Signo: Capricórnio

Altura: 1,79m

Estado civil: Casado

Marca registrada: Cabelo enrolado

Hobbies: Colecionar antiguidades e esqui

Ídolos: Ben Kingsley e Anthony Hopkins

Filme predileto: Grandes Esperanças

Banda favorita: Foo Fighters

Esta é a sua vida

Podemos dizer que o ator Patrick Dempsey viveu duas vidas bem-sucedidas, porém bem separadas, uma no cinema e outra na TV. De garoto com charme desengonçado das comédias colegiais dos anos 80, ele se transformou em um… sonho, como um sedutor e genial cirurgião.

Patrick Dempsey nasceu em 13 de janeiro de 1966, em Lewiston, Maine. De origem irlandesa e americana, ele é o mais novo dos três filhos de William, um agente de seguros, e Amanda, uma secretária escolar.

Aos 12 anos, o menino foi diagnosticado com dislexia, um distúrbio de aprendizagem, que afeta a leitura, escrita e soletração das palavras. Talvez seja por isso que ele largou a escola antes de completar o ensino médio.

Mas se a doença foi um empecilho aos estudos, o mesmo não aconteceu com o seu desejo de se tornar um ator. Patrick, que sempre foi interessado em entretenimento, estudou malabarismo e entrou em várias competições. Aos 15 anos, ganhou o papel de filho rebelde em uma produção local de On Golden Pond. Dois anos mais tarde, ele ganhou seu primeiro papel principal como David, um adolescente gay, na peça de Harvey Fierstein, Torch Song Trilogy, com a qual fez turnê durante vários meses nos arredores de São Francisco. Logo depois, ele ganhou o papel principal na peça de Neil Simon, Brighton Beack Memoirs, em 1984. Dirigido pelo renomado Gene Saks, Dempsey começou a ver a possibilidade de trabalhar no cinema.

Ele fez sua estreia na telona em um papel secundário no filme Somos Todos Católicos, em 1985, ao lado do ator do “Brat Pack” Andrew McCarthy. A seguir, fez outros filmes pequenos e até uma série de TV, baseada em um filme de Sean Penn, que acabou não vingando.

Em 1987, Dempsey fez o filme que mudou sua vida… pessoal. No set de In the Mood, ele conheceu Rocky Parker, com quem se casou. Na época, Patrick tinha apenas 21 anos e sua noiva… 48. O mais curioso é que Patrick era um ano mais novo que seu enteado — Corey Parker, filho de Rocky — a quem Patrick considera, até hoje, seu melhor amigo.

Foi nessa época que Patrick ganhou seu primeiro papel de destaque no cinema na comédia colegial Namorada de Aluguel, na qual interpreta um nerd que contrata uma garota para ser sua namorada. O filme se transformou em um clássico da Sessão da Tarde e é até hoje um dos preferidos de muitos fãs do ator. Logo depois, ele tentou um papel mais sério no drama de guerra Uma Chance para Amar, mas logo voltou às comédias adolescentes com Essas Garotas (1988) — no qual contracenou com Jennifer Connelly, Loverboy — Garoto de Programa e Namorados por Acaso, ambos de 1989.

Nos anos 90, sua carreira deu uma esfriada. Fez muitos filmes, em sua maioria pequenos e sem sucesso nas bilheterias, a exceção talvez de Epidemia, de 1995, no qual contracenou com Dustin Hoffman, Kevin Spacey e Morgan Freeman. Um ano antes, o ator co-dirigiu ao lado de sua esposa o filme Ava’s Magical Adventure de Mark Twain, o último trabalho do casal, que se separou no mesmo ano.

Sem sucesso no cinema, Patrick foi tentar novamente a vida na TV e, em 2000, conseguiu uma participação especial em Will & Grace, como Matthew, um narrador esportivo gay que se interessa por Will. Essa participação mudou a visão adolescente que todos tinham de Patrick, mostrando que ele tinha amadurecido e se transformado em um homem pra lá de sexy. Outro papel na TV, na série Once and Again, lhe rendeu uma indicação ao Emmy em 2001. Logo depois, participou do filme Doce Lar ao lado de Reese Witherspoon, que foi muito bem nas bilheterias e colocou Patrick na direção de seu próximo grande papel.

Em 2004, o ator fez teste para viver um médico na série… House! Pois é, já imaginou Patrick como o mal-humorado Dr Gregory House?! Difícil, né?! Para nossa sorte, ele não conseguiu o papel e, um ano depois, estreou em Grey’s Anatomy como o neuro-cirurgião Dr Derek Shepherd, ou Dr McDreamy, esse sim um médico de sonho.

A série mostrou ser o veículo perfeito para que Patrick exibisse seu inegável carisma e talento afiado para comédia, o que pode ser comprovado por suas duas indicações ao Globo de Ouro pelo papel e o crescimento meteórico de sua popularidade.

E com o sucesso na série, os cinemas trataram de abrir suas portas novamente a Dempsey, que voltou aos papéis principais em filmes como Encantada (2007), O Melhor Amigo da Noiva (2008) e Idas e Vindas do Amor (2010).

Por trás das câmeras, Dempsey casou-se novamente em 1999 com a maquiadora Jill Fink. O casal tem três filhos: Tallulah Fyfe, nascida em 2002 e os gêmeos Darby Galen e Sullivan Patrick, nascidos em 2007.

Além de gostar de esqui e dizer que seu trabalho dos sonhos seria estrelar um filme sobre a Copa Mundial de Corrida de Esqui, Patrick também é um ávido piloto de carros esportivos e participou das corridas de stock car de Indianapolis e Daytona Beach.

O ator que, recentemente veio ao Brasil promover sua linha de fragâncias masculinas da Avon, chamada Unscripted, também tem preocupações humanitárias. Ele fundou o Patrick Dempsey Center for Cancer Hope and Healing em sua cidade natal, depois que sua mãe desenvolveu um cancer no ovário.

Atualmente, o ator mora ao lado de sua colega de Grey’s Anatomy Ellen Pompeo em Los Angeles e está aproveitando as férias da série para gravar o terceiro filme da franquia Transformers.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!