Penny Dreadful 02×03 — The Nightcomers

Explorando o passado, Penny Dreadful avança no desenvolvimento dos personagens e enriquece a trama

Quando Lúcifer caiu, ele não caiu sozinho. Eles vão te caçar até o fim dos tempos.” — CLAYTON, Joan

Os episódios de flashback de Penny Dreadful são muito ricos e fundamentais para a compreensão da história. Na primeira temporada tivemos um episódio inteiro dedicado à relação de Vanessa com Mina (01×05 — Closer Than Sisters) e foi possível ver o lado sombrio de Miss Ives florescendo e ganhando força após o rompimento de laços com sua querida amiga. Neste episódio, no entanto, exploramos uma Vanessa que luta contra essa força maligna e tenta entender quem ela realmente é para poder se reconectar com Mina. The Nightcomers, em contraste com Closer Than Sisters, foca na construção de um relacionamento de cumplicidade entre Vanessa e Cut-Wife — ou Joan Clayton, uma poderosa bruxa que resolve ajudá-la.

Em busca de respostas, Vanessa recorre à ajuda de Cut-Wife que, após relutar, resolve ensiná-la a usar seu dom e é a grande responsável por nos dar uma dica de quão poderosa e desejada é Miss Ives. Em um dos momentos mais misteriosos do episódio, Joan fala para ela: Eu senti cada passo seu pelo pântano. Eles também sentiram. Eles vão estar aqui em breve. Eu senti você chegando em minha porta. Senti você parada lá na frente — e finaliza, By the pricking of my thumbs something wicked this way comes.

Ganhamos mais informações sobre a mãe de Vanessa, que até o momento não havia sido explorada. Ao que parece, Miss Ives tem muito de sua mãe: seus olhos, teimosia e talvez características ligadas a sua sexualidade — sabemos que sexo é uma das chaves para as sombras em Vanessa. É aqui também que descobrimos a origem do escorpião desenhado pela protagonista no final do primeiro episódio — Ao conhecer Vanessa, Cut-Wife fala para ela: “Você é obstinada e ágil como um escorpião”, desde então esse parece ser um símbolo de proteção para nossa mocinha.

Penny Dreadful- The Nightcomers

Apesar de focado em Vanessa e Joan, Evelyn Poole recebe bastante destaque no episódio. Descobrimos como a personagem se juntou às forças malignas e que ela nem sempre foi assim. Essa informação é muito importante, pois nos mostra maior profundidade da personagem. A atuação de Helen Mccory deve ser mais uma vez lembrada, com poucas aparições ela não deixa que nos esqueçamos de Evelyn e o quão diabólica pode ser.

Mesmo com tantos desdobramentos e material que o episódio nos deu para assimilar, o destaque da noite ficou com Patti LuPone, The Cut-wife, — com uma atuação sensacional — que conseguiu fazer com que sua breve participação na série deixasse saudade. Em The Nightcomers, Eva Green fica em segundo plano perto de LuPone.

The Nightcomers veio com a missão de preencher algumas lacunas na história e de conectar os fãs ainda mais com o passado de Vanessa e também de Evelyn Poole. A série nos mune de informações para poder seguir em frente com a história. No entanto, uma dúvida ainda não foi esclarecida: O que Lúcifer realmente quer com Vanessa?

O próximo episódio promete explorar os outro núcleos e revelar mais detalhes sobre o destino de Vanessa Ives.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!