Penny Dreadful — 3×01 — The Day Tennyson Died

The Day Tennyson Died começa a terceira temporada de Penny Dreadful da melhor maneira possível e nos deixa querendo ainda mais dos tormentos de Miss Ives.

A vida, com todas as suas angústias, é nossa, Miss Ives. Não pertence a mais ninguém” LYLE, Ferdinand

Mais uma vez temos um maravilhoso retorno de Penny Dreadful. Talvez seja um pouco ousado afirmar que a série nunca decepciona, mas devo arriscar, pois The Day Tennyson Died foi um episódio clássico desse terror que nos leva de volta ao nosso querido grupo de excêntricos.

O final da temporada passada foi absolutamente angustiante e, mesmo que já soubéssemos o destino dos personagens, ainda foi bastante triste vê-los separados e Miss Ives tão deprimida. Vamos combinar que Vanessa já passou por coisas muito mais sombrias, mas o que finalmente a conseguiu derrubar foi ficar afastada de todos os seus amores — e isso inclui sua fé, a quem era tão devotada.

Para nossa surpresa é Lyle que surge para resgatar Miss Ives da sua escuridão. Foi muito interessante ver Lyle tentar se redimir de possíveis males que causou a ela no passado e ainda mais significante ver que ela se encontrava em uma situação tão deplorável que buscou conforto em seus braços. Não falo isso de uma maneira a menosprezar ele, mas sim apontando para o fato de que Vanessa não é uma pessoa que compartilha sua alma com os outros e por mais que ele estivesse sempre presente, nunca foi um amigo íntimo.

Então, Miss Ives aceita buscar ajuda com um certo tipo novo de Psiquiatra indicado por Lyle. E logo sabemos que Dr. Seward irá ter um papel muito importante na temporada. Não só ela é interpretada pela maravilhosa Pati LuPone e possui um vínculo com sua antiga amiga Joan Clayton, como ela faz referência ao Dr. John Jack Seward, o diretor de um hospício em Drácula, de Bram Stoker (1931).

Enquanto isso, encontramos nosso querido Ethan tendo que se preocupar com a possível forca no Novo México. Claro que sabíamos que ele não ia morrer, mas foi interessante ver que o vínculo e história com seu pai pode ser ainda mais explorada nessa temporada. Uma surpresa foi encontrar Hecate novamente tão cedo. Será que ela ficou tão cativada por seus belos olhos ou está procurando pelo lobo?

Penny Dreadful - Episode 3.01 - The Day Tennyson Died

De qualquer maneira, ficou claro que Ethan e Malcom devem se encontrar antes do que todos. O encontro de Malcon com o índio americano foi bastante curioso, já essa foi a primeira vez que ficamos sabendo de um vínculo mais profundo entre os Chandler e Malcom. Somado a isso também vimos o fim do romantismo de um explorador ao se deparar com o que acontece com os explorados quando temos ganância e exploração liderando a expedição.

John Clare fez uma participação breve em The Day Tennyson Died, mas foi o suficiente. Com a sua primeira lembrança da sua vida anterior é possível esperar que ele tente recuperar o que a morte lhe roubou. A grande pergunta é se ele vai conseguir a sua tão desejada companhia, o seu tão esperado amor.

Não podemos esquecer de mencionar a mais nova adição aos personagens clássicos de Penny Dreadful, o famoso Dr. Jekyl de O Médico e o Monstro. Sua primeira aparição foi um pouco vaga e meio desconexa. O pretexto para introduzi-lo à história foi de que apenas ele, como velho amigo de Dr.Frankenstein, seria capaz de ajudá-lo a se desfazer de sua cria, Lily. Porém, não fez muito sentido ele não ter recorrido a Miss Ives (não fica claro se ele tentou falar com ela), já que ela não se assustaria com tão pouco.

O importante é que não sabemos se Dr. Jekyl ainda é amigo de Victor e se ele pretende ajudá-lo ou aproveitar do momento para provar seu ponto de que o bem e o mal existe em todas as pessoas. Quem sabe Lily não será a cobaia — mais uma vez — perfeita para seus experimentos?

Penny Dreadful 2x03 Victor

E para coroar The Day Tennyson Died, somos apresentados ao grande vilão da temporada, o famoso Drácula. Na cena final, não só conhecemos ele como também somos oficialmente apresentados ao seu fiel ajudante, Renfield, também tirado originalmente da história clássica de Drácula. Parece que o mero secretário da Dra. Seward terá um papel muito mais importante do que sua primeira aparição revelou.

A segunda temporada já havia dado uma dica de que Drácula poderia aparecer em breve quando revelou que ele seria uma metade de Lúcifer. E então, The Day Tennyson Died nos entregou o fechamento de um ciclo de tudo que aconteceu até o momento na série. Drácula, de certa forma, sempre foi o grande vilão de Penny Dreadful. Foi ele quem sequestra Mina na primeira temporada e é ele (mesmo que como Lúcifer) que busca Vanessa desesperadamente por meio de Evelyn na segunda. Seria esse apenas o fechamento de um capítulo ou uma grande dica de que Penny Dreadful pode estar caminhando para seus últimos episódios? pfvmeudeusnao!

Espero que esses personagens ainda tenham muita história para contar.

Confira a promo do próximo episódio:

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!