Respire mostra a importância do perdão

Com uma história fluida e que passa uma lição, K. A. Tucker conseguiu prender o leitor do início ao fim em Respire.

Apenas respire,” minha mãe costumava dizer. “Dez pequenas inspirações… Prenda-as. Sinta-as. Ame-as.” CLEARY, KACEY

Ninguém pode dizer que Kacey Cleary teve uma adolescência fácil. Após perder os pais, a melhor amiga e o namorado em um acidente de carro, tudo mudou. Todos os seus sonhos e esperanças foram-se. A única forma que Kacey encontrou para apagar essa dor foi metendo-se no mundo do álcool, das drogas e do sexo e também criando uma armadura em sua volta, onde a perda era soterrada no mais íntimo dela, não deixando nunca os sentimentos virem à superfície. Após o trágico acidente, Kacey e sua irmãzinha Livie, de 15 anos, moram com seus tios — que acabaram ficando com os fundos delas e perderam na mesa de jogos. Já cansada da vida que levam, Kacey decide que a hora de seguirem um novo rumo chegou quando seu tio tenta abusar de sua irmã.

– Sim, Livie. Você sempre fez o que era certo. Sabe de uma coisa, eu sempre acho que preciso cuidar de você, mas na verdade é você quem cuida de mim. Sempre cuidou.” CLEARY, KACEY

Kacey e Livie foram para Miami, para um lugar em que eram anônimas, onde ninguém as conhecia. Lá alugaram um apartamento super modesto e começaram a restabelecer suas vidas. Kacey encontrou um emprego e matriculou Livie na escola. Logo que chega, Kacey conhece o vizinho de porta, que também acabara de chegar. E, de cara, já sente atração por ele. As irmãs também logo conhecem suas outras vizinhas, Storm e a linda filhinha dela, Mia.

A camada de gelo sobre meu coração derrete. Decido que talvez possa “tentar” ser amiga de Storm Matthews, com peitos falsos e gigantescos e tudo.” CLEARY, KACEY

Com o tempo, as vizinhas vão conseguindo driblar as defesas de Kacey, e encantam as irmãs. E Trent, o lindo vizinho que mexeu com Kacey, só vai balançando mais suas estruturas, e aos poucos se infiltrando no coração dela. Após tanto tempo sem sentir absolutamente nada, Kacey está surpresa com as sensações que Trent lhe provoca sem nem mesmo tocá-la. Ela é super reservada e não gosta de falar sobre o passado. Mas o que ela não sabe é que Trent também possui um grande segredo.

– Meu Deus do céu! Para quem banca a durona, você é muito fresca, né?” MATTHEWS, Storm

Kacey é muito fechada, tem tantas defesas e bloqueios, que fazem com que ninguém chegue perto dela. E isso é muito bem-vindo, em sua opinião. Entretanto, com o tempo vamos vendo essas barreiras caírem, mostrando que no fundo há uma garota órfã, despedaçada, mas que tenta ser forte para a irmã, embora ela mesma constate que isso não foi o suficiente.

Já Livie é a madura das irmãs. Teve que crescer rapidamente após a morte dos pais, e tentar não deixar sua irmã se despedaçar totalmente e afundar. Ela é meiga, inteligente e super pé no chão, não deixando que as adversidades da vida delas seja motivo de perder a cabeça.

Mia e Storm são duas queridas. Storm é muito nova, mas também possui bagagem demais para sua pouca idade. E Mia é o lado leve da história, com seus 5 anos e sua inocência e ingenuidade infantil. Ambas são leais e ajudam muito na adaptação das irmãs e as acolhem como família.

E o que dizer de Trent? Ele é muito cuidadoso, atencioso e fofo! Muito fofo. E mito pegável. Quem não quer um gato que te faz ir às alturas sem nem mesmo tocar em você? Queremos um desse para ontem! Só que ele também tem suas reservas e seus segredos, que nos fazem querer saber mais.

– Me deixe fazer você sorrir.” EMERSON, Trent

O livro foi escrito tão bem, fazendo-nos amar e detestar as reações dos personagens para as situações, mas ainda assim compreendo o motivo de acontecer essas reações. Mostrou-nos atitudes condizentes com a história dos personagens, nada forçado ou estranho à história.

K.A. Tucker mostra que a pior das transgressões também pode ser perdoada, e que somente com o perdão se consegue paz de espírito. A autora soube dosar muito bem os momentos de choro — sim, há alguns desses momentos — , dos momentos de risos e até os que te deixam meio aflito. A autora escreveu uma narrativa fluida, fácil de ler e que prende do início ao fim.

respire

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!