Rome

Uma das obras primas desta nova era da televisão, Rome (2005) conta o drama épico e real do Tirano Gaius Julio Cesar, de Imperador de um dos maiores impérios que já existiram em nosso planeta. Recheado de tramas políticos e personagens interessantes, a proposta da HBO coproduzida pela BBC e pela italiana RAI foi consagrada não só como um ótimo produto, mas também como a série de TV mais cara da história.

Motivos não faltavam para tantos gastos, além de elenco recheado de estrelas, o que já impulsiona o orçamento a altos níveis, a ambientação da história, tanto em computação gráfica quanto em cenários reais, é impressionante. Os detalhes estão ali, e não havia um que tivesse passado pelos sets de filmagens e não jurasse que havia passado por uma viagem no tempo. Tudo era muito melhor e mais intenso do que fomos capazes de imaginar ou ver em livros nas aulas de história.

Foram apenas duas temporadas, a primeira culminando com a traição de Brutus a seu considerado pai, César, e a segunda mostrando o desenrolar deste desfeche. O ponto inicial se dá no ano 52 a.C., quando o general romano Júlio César derrota seu inimigo Vercingétorix na campanha de Alésia. Com o vigor da vitória, sua fama se espalha entre o povo e o novo líder alcança o coração da massa romana como nenhum outro havia (ou haveria) alcançado.

O vitorioso César abalou a batalha pelo poder travada entre ele e o cônsul de Roma, Pompeu, que passa a tramar contra o primeiro. Este é o mote principal da série, no qual vemos César tentando transformar a República Romana em um Império, ambição perigosa e totalitária.

Mas não é só de poderoros que Roma divaga. Dois membros do exército romano, os legionários Lúcio Voreno e Tito Pulo, são personagens chave na trama, responsáveis por entrelaçar os fatos históricos e políticos de um povo que determinou o modo de vida social predominante nos dias de hoje.

Pode-se dizer também que a própria Roma é um grande personagem na trama, mostrada de uma maneira perversa, suja, degradada, com os patricios (casta da sociedade) ignorando e manipulando a plebe. Acompanhar a história da cidade em um de seus pontos chaves é uma deliciosa jornada através de revioravoltas políticas que mesclam ambição, emoção, razão, egoísmo, amor e loucura, culminando com o fatídico fim de Julio Cesar, assassinado pelos senadores.

No segundo ano, após o assassinato, acompanhamos a crise do senado, os planos frustrados dos traidores e uma guerra civil que ameaça destruir a República. Sem líder, Roma passa a ter uma disputa de líderes sedentos pelo poder, mostrando como alianças são feitas e quebradas a cada jogada. Marco Antônio, um dos grandes personagens presentes desde o primeiro ano, tenta consolidar seu poder junto a Atia, parente do líder morto.

O conspirador Brutus tenta ganhar a simpatia do povo, mas agora está condenado como assassino do líder populista. Tito Pullo se esforça para tirar seu amigo, Lúcio Voreno, do drama envolvendo sua família. Enquanto isso, Otavio, sobrinho de César, se descobre herdeiro de Júlio César, e começa a sua busca pelo poder.

Além de efeitos especiais incríveis, Roma ainda conta com o charme de ter sido rodada nas proximidades da atual cidade capital da Itália, nos antigos estúdios de Cinecittà, em locação com mais de 20.000 metros quadrados e elenco totalizando 350 pessoas. Foram 100 milhões de dólares muito bem gastos. Os Globos de Ouro e Emmys que ganhou, além de muitos outros prêmios e indicações, estão aí para provar.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!