RuPaul’s Drag Race 8×04 — New Wave Queens

New Wave Queens proporciona oportunidades para Chi Chi Devayne em episódio tão polido que peca pela falta de destaques.

A primeira impressão que Chi Chi Devayne causou em Keep it 100 não era das melhores. Ela sem dúvida fez uma escolha corajosa ao entrar com um vestido feito de saco de lixo e se autoproclamar cheap queen, mas isso nos fez pensar que ela não teria muito a oferecer para a competição e que logo seria mandada para casa.

Se isso foi uma estratégia para subestimarmos suas capacidades, ela funcionou muito bem, porque em New Wave Queens Chi Chi Devayne ganhou tempo de tela suficiente para revelar que ela é uma boa competidora.

Ela pode até não estar no mesmo nível de suas colegas de competição, mas quando você se depara com o fato de que todas as outras drag queens do programa não trouxeram novidades — apesar de terem tido um bom desempenho -, fica impossível não reparar em Chi Chi e seus dramas que trazem entretenimento e aprofundam a sua personalidade.

RuPaul’s Drag Race 8x04 - New Wave Queens (2)

Chi Chi é sem dúvida uma drag queen com potencial, mas a falta de dinheiro para comprar acessórios a coloca em desvantagem. Mesmo que o discurso de Michelle Visage tenha sido feito com o objetivo de fazer com que ela parasse de duvidar de si mesma, fazer drag é uma arte cara e esse aspecto é reforçado toda a vez que uma drag queen critica a outra por usar figurinos que pareçam confeccionados com materiais baratos.

Na ilusão criada pelas drag queens há a invocação do glamour e do luxo mesmo em artistas como Acid Betty, que não segue um padrão de passarela como Naomi Smalls, por exemplo. Então, sim, drag queens com recursos vão mais longe simplesmente porque conseguem comprar os materiais que precisam para materializarem sua imaginação.

Mas o que falta em dinheiro em Chi Chi é compensado com certa criatividade, o que causou um certo embate entre suas companheiras de banda (Derrick Barry e Naysha Lopez), mas ao contrário das diferenças criativas que teve com Acid Betty e Thorgy em Bitch Perfect, suas ideias pareciam mais certeiras do que o resultado que seu grupo apresentou durante a apresentação musical.

RuPaul’s Drag Race 8x04 - New Wave Queens (3)

E embora Derrick Barry tenha conseguido se desfazer momentaneamente de sua persona inspirada em Britney, Chi Chi canalizou seu carisma na apresentação, sobrando sua atitude pouco profissional durante as críticas dos juízes como grande defeito que a levou a dublar por sua vida. O que não é totalmente suficiente para justificar sua ida ao Bottom Two.

Em comparação, Robbie Turner, vencedora do desafio da semana, também não mostrou um visual muito bom, sendo somente condizente com seu estilo de época. Seu desempenho durante a apresentação não foi muito superior ao de suas colegas tornando a escolha desta semana mais estratégica e aleatória do que mérito de Robbie.

Pensamento estratégico é o que também tem influenciado a permanência de Derrick Barry. É muito provável que ela tenha sido poupada para o Snatch Game, que acontece no próximo episódio. Este será o teste que Derrick precisa aproveitar para mostrar que sabe fazer algo além de Britney.

O grande problema de New Wave Queens foi que, no geral, não houve desempenho que pudesse ser considerado unânime. Enquanto isso proporciona um episódio bastante polido, ao mesmo tempo, a falta de destaques faz com que ele seja um bom episódio sem sabermos exatamente por quê. New Wave Queens certamente brilha, mas sabemos que esse brilho não é de ouro.

RuPaul’s Drag Race 8x04 - New Wave Queens (1)

Acid Betty

Por algum motivo, Acid Betty ficou bastante apagada pela edição do programa. Seu desempenho foi condizente com suas habilidades. De fato sua apresentação teve menos energia que suas colegas de banda, mas não foi necessariamente ruim.

Bob the Drag Queen

Começar as críticas se desculpado pela forma como se portou durante os ensaios com Lucian Piane foi prudente ao mesmo tempo que fez soar que toda a discussão foi proposital para favorecer o desenvolvimento de Bob no programa. Funcionou, porque rendeu um pouco mais de tempo de tela do que ela teria recebido caso os ensaios tivessem ocorrido sem problemas.

Chi chi Devayne

Foi o destaque do episódio. Ofereceu uma ótima performance graças a sua atitude, que também foi empregada na passarela, fazendo com que o visual mais básico fosse um mero detalhe. Ter que dublar acabou por favorecer Chi Chi, mostrando melhor o potencial que ela tem, apesar de não ter sido ela a merecedora por ocupar o lugar no bottom two.

Derrick Barry

Não fossem as piadas e as referências a Britney, Derrick estaria mais apagada no programa. A impressão é que a produção do programa está esperando algum momento mais estratégico para tirá-la da competição, já que deveria ter sido ela a dublar neste episódio. Darrick não entende o que os juízes querem dela, e parece não se importar em querer descobrir também, o que faz com que seja um pouco tarde demais para ela mostrar recuperação.

Kim Chi

Talvez a maior surpresa seja o fato dela não ter tido problemas para cantar, mesmo tendo língua presa. É bastante comum que a edição explore as limitações das competidoras, principalmente no que diz respeito às habilidades para dicção em desafios que envolvam canto ou roteiro.

Naomi Smalls

Bastante consistente, Naomi Smalls tem crescido no programa através de sua personalidade. A essa altura, ela está mais carismática com o público e com suas colegas. É perceptível que Naomi investe nos desafios mesmo quando eles estão fora de seu estilo. Ela topa qualquer jogo.

Naysha Lopez

O bom visual na passarela não foi suficiente para sustentar a performance um pouco mais fraca de seu grupo. Sua verdadeira derrota aconteceu durante a dublagem, quando decidiu tirar os sapatos para dançar. Sua peruca cair foi a garantia de que ela não voltaria da dublagem, mas mesmo se tudo tivesse dado certo, ela teria perdido para Chi Chi.

Robbie Turner

Apesar de ter se empenhado da mesma forma que fez na passarela e na dublagem do episódio anterior, o desempenho de Robbie Turner não foi suficiente para garantir a vitória do desafio da semana. Não foi uma vitória totalmente injusta, já que nenhuma das performances da noite proporcionaram desempenho garantido.

Thorgy Thor

Seria possível dizer que Thorgy deveria ter vencido o desafio da semana. Mesmo sendo necessário se editar um pouco mais — como disse RuPaul -, o exagero na maquiagem não deveria ter custado sua vitória, já que não foi um erro tão crasso assim.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A história dos bastidores do livro/filme IT podem ser tão bizarras quanto a narrativa. Assista!

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER