Santo Forte, o fantástico procedural brasileiro do canal AXN

Com corpo fechado, protagonista de Santo Forte apela aos santos para salvar passageiros aflitos.

Eu tenho meu corpo fechado para a morte.” da CRUZ FORTE, João

Santo Forte

Entre todas as profissões, não há uma que escute tantas histórias, de tantas bocas e silêncios, quanto os taxistas. Na direção, com os olhos na pista e os ouvidos aguçados, às vezes eles contam mais do que escutam.

Esse não é o caso de João da Cruz Forte (Vinícius de Oliveira), protagonista da nova série procedural brasileira do canal AXN. João entra nas histórias de seus passageiros mais até do que gostaria. E por pura sina.

Ele tem o corpo fechado, qualidade que vem à calhar entre os que dirigem pelas madrugadas da vida. Algumas vezes, ao receber o pagamento pela corrida de seus passageiros, tem visões sobre eles.

Como se não bastasse, é pai de dois filhos e casado com Dalva (Laila Garin). Dirige um táxi que pertence ao seu sogro, com quem presta contas mensalmente — mesmo tendo sido oferecido o táxi à ele de graça. Afinal, como o próprio João diz, “o barato sai caro.”

Esses detalhes mostram que o personagem é guerreiro. Mas não apenas isso.

O dom de João se converte em maldição. Quando sente que seu passageiro precisa de ajuda, um laço é criado e para ele não há outra saída, senão se envolver. E resolver.

Santo Forte

Como seu nome sugere, João tem uma proteção que não é deste mundo. E talvez venha daí sua dívida com os aflitos. Além do corpo fechado, o taxista consulta orixás para entender melhor como ajudar seus clientes.

Seu passado, no entanto, guarda um capítulo obscuro por causa de um grave erro. A missão de prestar ajuda a todos que necessitam é a consequência direta disso.

Sua profissão lhe coloca em contato com as mais diferentes criaturas da noite carioca. Com seus poderes sobrenaturais, consegue sobreviver às enrascadas trazidas pelos passageiros a cada novo episódio. À medida que a história avança, o conhecemos melhor e entendemos o motivo de ser um personagem tão curioso.

Pelo menos o suficiente para chamar atenção de Fábio (Guilherme Dellorto), o jornalista que o viu sobreviver a um acidente supostamente fatal e agora quer compreender o que há por trás de Cruz Forte.

A série é um produto masculino feito para o horário nobre da TV a cabo brasileira. Terá seus 13 episódios transmitidos todo domingo, às 21h, com promessa de evolução gradual e espaço às personagens femininas tão pouco desenvolvidas em seu episódio piloto.

Talvez por conta do horário, a produção pegue leve no que a maioria dos produtos hiper-realistas da TV e do cinema em nosso país exploram em demasia: sexo, drogas e violência.

Santo Forte não apela para estas três locomotivas de audiência já explorados à exaustão. É até simplória, no bom sentido. Com fotografia mais crua, e colorida. Bem carioca.

Santo Forte

Traz uma história fantástica não apenas por retratar o espiritual, mas por mexer com a curiosidade do telespectador com seu recurso básico, a narrativa.

João não está lá para resolver o problema dos outros — e nem os problemas que acredita que os outros têm. Está lá para cumprir uma missão que nem entendeu direito. E que desvendaremos junto com ele.

Um dos trunfos está no elenco, que trás Vinícius de Oliveira (Central do Brasil) em seu primeiro protagonismo na televisão. A série tem ainda Laila Garin, Thiago Justino, Cassiano Carneiro, Tamara Taxman, José Araújo, Cacá Ottoni e Davi Maia.

Com produção da Moonshot Pictures, Santo Forte reforça o perfil de mistério e investigação do canal, com uma produção genuinamente brasileira.

O primeiro episódio estará disponível no YouTube do canal.

[taq_review]

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

BoxCast 228 – Feminismo For Dummies

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

VIDEOCAST

David Yates, diretor de Animais Fantásticos 2, fez uma declaração no mínimo insensível.

Você com certeza já esqueceu uma série no Churrasco. Será que não!? Assista e descubra.

Todas as emoções da Spoiler Night da CCXP 2017. veja agora!