Scream 2×01 — I Know What You Did Last Summer

Scream marca seu retorno com certa mudança de ritmo, mas segue sua investida na modernização de clássicos com I Know What You Did Last Summer.

Piper está morta. Nós atiramos nela. Esse filme acabou, os créditos rolaram. Saia da porra do cinema.” JENSEN, Audrey

Inclusive o nome do episódio faz referência a um clássico do gênero wasted youth de 1997, que revelou nomes como Jennifer Love Hewitt, Sarah Michelle Gellar e Freddie Prince Jr. Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado, que é considerado juntamente com Pânico o filme de terror jovem mais assistido da década de 90. Por isso já valeu a referência, uma vez que para estruturar uma série inteira em filmes do gênero, uma única franquia não supriria a demanda.

Em 97 também fora lançado Pânico 2, nada mais justo que a segunda temporada começasse fazendo uma homenagem ao filme com uma releitura da primeira cena do mesmo, estrelada por ninguém menos que Jada Pinkett Smith. A ideia do filme dentro do filme, nesse caso da série, com um desfecho mais próximo da nossa realidade atual, uma vez que fica difícil iniciar o episódio com uma morte sangrenta, antes de começar a narrativa deste ano.

I Know What You Did Last Summer
I Know What You Did Last Summer
I Know What You Did Last Summer
scream - I Know What You Did Last Summer 005

A ideia pode ter sido trocar isso pela instantaneidade da geração atual, diferente do que acontecia na época dos filmes, hoje com os smartphones e a sede de sucesso nas redes sociais que induz os jovens da forma negativa que vemos com a “pegadinha” que acabou mal.

No entanto, o que prevaleceu foi o suspense sobre Audrey. Enquanto todos tentam superar os acontecimentos da temporada anterior a garota começa a ser assombrada por alguém que conhece seu segredo.

Outro fator interessante, que parece entrar em cena no segundo ano da série, já faz referência ao quarto filme da franquia. O assassino agora filma seus atos. Começamos com uma morte inesperada, uma vez que muitos nomes foram poupados na season finale anterior, o que parece mostrar mais vigor dos produtores sobre a influência do público nos acontecimentos na série, neste ano todos são potenciais vítimas de fato, não adianta choramingar. Isso é algo bom para o gênero proposto, uma vez que uma quantidade ínfima de personagens sobreviveu a anos de massacres nas telonas.

As filmagens em HD, afinal estamos em 2016, também acrescentam um tom ainda mais brutal aos acontecimentos. A morte de Jake nesse primeiro episódio é mostrada de forma muito mais explícita (considerando as limitações do canal, do público alvo e das normas televisivas americanas). Sem contar o fato de que retrata a necessidade quase patológica da geração atual de registrar cada passo dado.

O desenvolvimento dos personagens também volta renovado, a mudança estratégica de foco, colocando Audrey como principal vítima da perseguição do assassino amplia o leque de possibilidades para a série seguir em frente.

No entanto, Emma não deixa de ser a final girl do show, apesar de ter ficado bem especificado no final do episódio que todos eles são final girls (and boys). O grupo Lakewood Six se tornou Lakewood Final Kids, convenientemente a troca de nome chega antes mesmo deles descobrirem que Jake está morto e os Lakewood Six já se tornaram Lakewood Five.

Quanto ao ritmo de I Know What You Did Last Summer, vem dentro do padrão de episódios de estreias, o tom é ditado desde o começo para que o telespectador mantenha-se interessado. Personagens chave são trabalhados para resgatar a lembrança do público sobre eles e as novas adições no elenco já deixam um sabor de curiosidade no ar.

No caso, a entrada de um novo interesse amoroso para Noah e um cara sinistro no grupo, é uma decisão que pode pender entre o preguiçoso e a ideia de se manter no padrão de reverência aos clássicos nos quais a série é baseada. O cliffhanger no fim do episódio acaba soando como uma técnica já batida na televisão atualmente, mas funciona, afinal o que você acham que Emma encontrou na casa sinistra que ela voluntariamente entrou, no meio da noite, sem a supervisão de um adulto, completamente sozinha? Apostamos na possibilidade de ser um porco aberto pendurado na parede, mas pode ser qualquer coisa.

Uma curiosidade é que, aparentemente, os nomes de todos os episódios desse ano serão referências a filmes do gênero. Já que o título do próximo é Psycho ou Psicose no Brasil, um verdadeiro clássico do horror de 1961 dirigido por Alfred Hitchcock e o terceiro episódio carrega um título bem menos emblemático, Vacancy, filme de 2007, dirigido por Nimród Antal que passa despercebido pela história do cinema para os mais desavisados, mesmo com Kate Beckinsale no papel principal.

I Know What You Did Last Summer

Só podemos torcer para que essa temporada mantenha esse a qualidade apresentada nesse episódio, e pela promo — que na verdade é um resumo do que está por vir este ano — já podemos ter um gostinho de esperança. A não ser pela cena rápida da possível morte de Kieran, que todos já começamos a lamentar. Não se esqueça de nos contar o que achou de I Know What You Did Last Summer e dar uma nota para o episódio em nosso placar.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!