Smash 2×11 — The Dress Rehearsal

O melhor episódio de Smash desta temporada, disparado! The Invited Dress trouxe novamente uma faceta de Marilyn ainda não explorada na série: a nudez.

A loira é famosa por sua sensualidade e fez inúmeros ensaios nus, inclusive sendo a primeira a posar nua para as lentas da Playboy. Ao comemorar 50 anos da revista, foi lançada nos EUA uma edição especial da icônica revista com diversas fotos nuas da diva loira revivendo o sex appeal nos dias de hoje. As fotos são de diversas fases da vida de Marilyn, quando ela era uma desconhecida até mesmo após ícone consagrada do cinema. Hugh Hefner confessou que sempre achou a nudez de Marilyn super intimidante e que ao invés de depreciá-lá, a nudez a “elevava”.

Smash_2x11 Ivy

E é aqui que eu quero chegar. Let Me Be a Star é uma forma de despir Marilyn de sua Norma Jeane e começar a contar a jornada que a transformou na pessoa mais influente na história do cinema. E Bombshell mostra as transformações deste ícone, seus erros e a relação que ela tinha com os homens na sua vida. A decisão de Ivy de fazer a cena nua foi corajosa, e sem dúvida agora há algo para marcar o musical: a nudez de sua protagonista. E em se tratando de uma pessoa que fez de sua vida um misto de elegância e sexualidade é extremamente válido.

Reparem que Bombshell se esgotou de vez. As demais performances nós já assistimos, a construção das mesmas e a genialidade da musica narrando a história de transformação que Marilyn experimento desde que nasceu anônima em Los Angeles e fez a mesma cidade curvar-se aos seus pés. O espetáculo está pronto, tudo está no lugar: uma brava protagonista, um diretor inventivo, técnicas acertadas e musicas no lugar certo. Para mim, este episódio serviu como transição entre os bastidores de Bombshell e Hit List, como se estivesse passando a bola para a produção novata.

Que de nova, em essência, não tem muita coisa, carrega um grande legado de Bombshell (Derek, Karen e Julia estão lá). Só que o grande problema de Hit List é que a sua protagonista, Karen/Amanda não aprendeu nada na pele de Marilyn: continua egocêntrica, preocupada com “o seu momento ser só seu” e esquece que ela ainda não é ninguém, ela tem potencial para se tornar o grande fiasco da Broadway, a promessa que não está acontecendo, que ficará só na promessa.

Smash 2x11

Quando Karen confronta Ana quanto a diminuição de “suas” musicas, ela trás o pior legado de Marilyn: ser vista sob a ótica masculina, e não pensar muito no panorama total. Ela deixa seu egoísmo e sua prepotência tomar conta dela e não enxerga que dividir o protagonismo com a personagem da Diva, que nada mais é que o alter ego de Amanda, e que as duas fazem a mesma personagem. Ao invés disso, ela cegamente repete o que o atormentado/rebelde sem causa do Jimmy enxerga: na mais pura teoria da conspiração, ele acredita que Derek está mudando o espetáculo por conta de ciúmes. Ok, concordo que o primeiro sentimento de Derek seria sim o ciúmes, mas ele conseguiu enxergar a genialidade por trás da história que nem mesmo Jimmy e Kyle enxergaram.

Com anos de experiência em teatro musical, Derek se impôs, como manda a posição, e está de vez confortável em ter deixado um Bombshell em que ele não acreditava para apostar todas suas fichas na história de Hit List. Lembrando que as duas se aproximam em seu enredo, transformação, a busca e as conseqüências da fama, mas que o mesmo tema visto sob perspectivas diferentes era o que Derek buscava. Eu comecei a ficar interessado em Hit List. E torço para que Karen cresça, profissionalize-se, e não deixe que outros formem a sua visão de mundo.

Break the Leg, guys!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER