SOPA é coisa de doente

Stop SOPA, Stop PIPA, Stop ACTA…

Há alguns dias, começou o que pode se chamar de primeira cyber-guerra mundial. O mundo, principalmente online, acompanha algumas notícias com receio, afinal, recentemente, foi encaminhado ao Congresso americano um conjunto de leis de combate à pirataria que se beneficia de medidas extremas para proteger o interesse de algumas poucas empresas.

Empresas que, diga-se de passagem, aprendemos a amar ao longo dos anos. Desde a infância, para ser sincero. É aquela hora em que a relação fica fria e uma das partes se pergunta: “tem que ser bom só para você? Que lugar eu ocupo nesta relação?”

Disney, EMI, Sony Music Entertainment, Time Warner e Universal Music acusam empresas que administram o fluxo de informação na internet por violação de direitos autorais. Elas ficaram menos “legais” nesta busca por legalidade.

Que ironia do destino, afinal se não fosse a internet, hoje em dia, nenhuma dessas empresas teriam força financeira o suficiente para proteger com tamanho desespero o que é deles. PIPA e SOPA são siglas com significados distintos, mas podemos sim traduzí-las com uma palavra: MESQUINHARIA.

Foram dias de protestos, sites sendo derrubados e outros voluntariamente saindo do ar, deixando mensagens contra os abusivos projetos citados acima. A mobilização foi tamanha que o Congresso até mesmo adiou a votação, que aconteceria no último dia 24. Mas não se engane. Esses projetos não foram esquecidos. É ano eleitoral nos Estados Unidos, e mexer com esse vespeiro agora é simplesmente complicado.

O que eles querem? O direito de fechar sites, sem prévio julgamento, em qualquer lugar do mundo, que desrespeite o que eles acreditam ser deles por direito — e é, mas por que tão abusivo? Tal qual na Coreia do Norte, onde a população tem acesso a uma internet censurada ao ponto de acreditar que quem inventou a lâmpada e o microondas foi seu já morto chefe de estado, o ditador Kim Jong-II. Ou como o atual inimigo americano, Hugo Chavez, que silenciou os meios de comunicação de seu país.

Soa histeria? Não é. Isto é só o começo. O poder da internet gera uma crise nos Estados Unidos. O poder da comunicação aberta no mundo inteio, enriquece outros países e possibilita verdadeiros atentados à relação de soberania americana em relação ao mundo. Wikileaks foi só o começo. Eles precisam conter os similares a qualquer custo.

Os maiores prejudicados dessa ditadura informal e informacional? Nós mesmos, junto a empresas como Wikipédia, Google, Facebook, Twitter, Ebay, Yahoo e Mozilla — os principais representantes de nossa linha de defesa. Esses cites podem ser obrigados a resultar com parcialidade o que nos é interessante, trazendo o que é interessante para os comandantes dos projetos SOPA e PIPA.

A discussão é delicada em relação a pirataria. É crime? Não é crime? Quem ganha dinheiro com dowload “ilegal”? Deixam0s de comprar DVDs das séries que amamos quando fazemos download de seus episódios? Os preços de seus DVDs e Blu-rays são justos o suficiente para optarmos pela compra?

A verdade, em tempos de internet, é que esta censura pode apenas nos inibir de conhecer novos conteúdos, que daqui há alguns meses, poderíamos estar comprando nas lojas (virtuais ou reais).

#StopSOPA e #StopPIPA — O Box de Séries é contra as medidas extremistas dos projetos de lei SOPA e PIPA, assim como é contra a pirataria que gera lucro, porém defendemos o direito de todos à informação e ao compartilhamento dela.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER