Supermax 1×05 — Episódio 05

Finalmente, descobrimos quem é a Janete de Supermax.

Este jogo já foi longe demais!” — NANDO.

Desde o início, permanecia uma incógnita acerca da personagem Janete. Além de aparecer pouco, ela quase não falava. Até ficar presa dentro da dispensa com Luisão. Como seria de se esperar, muito tempo de confinamento deixa todo mundo muito carente. Os dois começam se pegar. Depois, do nada, Luisão começa espancar Janete.

Não dá para entender muito bem os motivos, até que a própria Janete revela. Ela é uma mulher trans e entrou no reality para conseguir o dinheiro para sua cirurgia. Possui um histórico de agressão por parte do pai e acabou sendo condenada por ter pagado homens para espancá-lo.

Janete cumpriu sua pena em um presídio masculino. Logo, dá para se imaginar os outros tipos de violências às quais foi submetida. Como se não bastasse, o reality traz à tona todos os antigos medos e angústias da personagem. Mas Janete não se fragiliza e impõe-se.

Cecília passou boa parte do episódio sofrendo com a infecção. Seu corpo permaneceu coberto de feridas. Ela argumenta que ficou doente após pedir à produção para ir embora. Será que a infecção está relacionada ao seu pedido?

Ela também contou como seu filho morreu e aqui entra as pequenas sutilezas de Supermax. Rápidas críticas à violência contra mulher, depois o que as pessoas trans passam no país. Mas também há um forte viés político. Não é a toa que o filho de Cecília, Pedro, morreu de overdose enquanto a mãe atropelava um manifestante contra a corrupção.

E então, inexplicavelmente, as feridas desaparecem e ela aparece recuperada. No entanto, usando óculos de sol. Resta saber que tipo de melhora ela teve, se isso é bom e o que está por trás dos óculos.

Enquanto isso, Nando, Sabrina e Sérgio aprofundam no interior da prisão em busca de respostas. Acabam encontrando uma espécie de sala de comando. É perceptível que alguém esteve ali a pouco tempo. Frutas frescas, uma cobra dentro de um aquário. Porém, o pior item é os inúmeros olhos de crianças presos em uma corda.

Nando se lembra das crianças aranhas da noite anterior. Recorde-se que o padre tem sonhos proféticos e estes não são nada positivos para o pessoal da prisão. Fica evidente que há alguma coisa ainda no controle da situação. Quem estaria comandando todo esse show de horrores?

E então, o sistema de ar volta a funcionar e Eye of the tiger, a música para indicar o campeão das provas, volta a tocar pelos alto-falantes da prisão. As perguntas vão se acumulando e fica a dúvida se Supermax conseguirá responder a toda elas.

O fim do episódio reserva uma surpresa assustadora envolvendo Sabrina. O que poderia ter acontecido a ela? Somente no próximo para saber.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!