Supermax 1×09 — Episódio 09

Religiosidade e fé são o epicentro do oitavo episódio de Supermax.

Afasta de mim a presença do adversário. Não me abandona, pai” — NANDO.

O Brasil é um imenso caldeirão religioso. A fé é uma das principais marcas da nação. Longe de ser uma fé una, o país é cheio de misticismo. Praticamente todo mundo conhece alguma simpatia, tem algum santo devoto ou se vale de alguma mandinga para lidar com o mal.

O oitavo episódio de Supermax traz justamente isso para a série. afinal, um programa que quer lidar com a riqueza de nossas crendices deveria abordar a pluralidade religiosa. Desde as tribos indígenas, passando pelos terreiros e adentrando nos recônditos do catolicismo, cada personagem lida de alguma maneira com o que crê.

Bruna é refém de uma espécie de tribo feminina, formada por grávidas carecas e com dentes afiados. Quem são e o que querem ainda é um mistério, mas já sabemos de onde vem o choro ouvido durante a noite. Os bebês nascidos são deformados e as mãos lamentam em um choro lamurioso. Os rebentos nascem mortos e são enterrados.

Dante é quem descobre os fetos. Pena que ele não tem tempo de contar aos outros o que viu. Uma estranha criatura com chifres, dentes e forma humanoide. É a mesma forma que, posteriormente, ataca Luisão e arranca sua pele prendendo-o no alambrando da Supermax.

José Augusto é preso ao descobrirem as feridas em seu corpo. Não demora muito para que o mesmo mal que acometeu Cecília passe a fazer efeito. Por sorte, Artur o havia aprisionado com correntes, o que pode dar um pouco mais de segurança aos outros participantes.

Nando também apresenta as mesmas feridas e antes de ter seu quadro de saúde evoluído para aquela transformação, decide ir ao Quarto do Pânico se matar. É então que em uma recordação, um quadro de pedofilia na igreja é apresentado e Nando é injustamente acusado. Novamente, Supermax faz uma sutil crítica a mais uma instituição.

Surge Satanás, o Diabo, para travar um diálogo com Nando. A conversa entre os dois lembra muito diálogo tido entre Jesus e o Diabo no deserto quando este tenta o filho de Deus após o jejum de 40 dias e 40 noites. O teor é basicamente o mesmo. A discussão vai para o campo da fé. Se Deus realmente existe, porque um escolhido como um padre irá morrer?

Supermax entra no campo da religiosidade e consegue suscitar questões importantíssimas sobre a presença de Deus e seu papel na vida do homem. No fim das contas, todos seguem uma crença e acreditam em algo superior. Porém, uns matam outros em nome desse ser superior.

Supermax apresentou um episódio assustador e apavorante. Tem crescido e muito em qualidade e isso é muito bom.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!