TBBT renovada para mais três temporadas? Pra quê?

A CBS só pode estar de brincadeira. Quando eu vi essa notícia que The Big Bang Theory conseguiu uma renovação para mais três temporadas, um sentimento de insatisfação e descontentamento surgiu dentro de mim tal qual a ingestão de alguma comida gordurosa provocaria reações ensandecidas dentro do meu intestino. CARALEO! Pra quê?

Fui em busca de maiores explicações para isso e fiquei surpreso com as respostas. Na verdade, não fiquei tão surpreso assim, mas quis causar um leve frisson. O motivo é mais do que óbvio para uma renovação de mais três temporadas: AUDIÊNCIA. É um dos programas de maior audiência da combalida CBS. Só pra você ter uma ideia, a sétima temporada vem registrando a média de 19.8 milhões de telespectadores com 6.1% entre o público-alvo. PORRAN!

A lógica é a do lucro. Para quê manter qualidade se o público engole qualquer merda que oferecermos desde que tenha um fiapo de originalidade? É a mesma lógica que ainda mantém Two And a Half Man, mesmo que um dos homens e o meio do título já tenham caído fora há algum tempo. É a mesma lógica que mantém o Big Brother Brasil por mais de dez anos. É a mesma lógica que mantém The Vamp… ops, prometi que ia dar uma folga antes de tocar nesse assunto novamente.

Os milhões de fãs garantem a renovação eterna de The Big Bang Theory. Afinal, muita gente assistindo atrai muitos anunciantes. E anunciantes é sinônimo de dinheiro. E para uma rede capengante como é a CBS, a única linguagem entendida é a do dinheiro. Pra ser sincero, até a minha linguagem mais compreendida é a do dinheiro, mas eu não estou ferrando com uma das poucas séries realmente originais da TV.

Ah, que saudades que eu sinto de quando The Big Bang Theory estreou. Até a irritação de muitos me compararem ao Leonard era sobrepujada diante de um episódio realmente inteligente e engraçado. Jim Parsons era um ídolo maior para mim, especialmente diante de sua orientação.

Muitos ‘bazingas’ depois, o que vejo na TV é algo deprimente. A verdade é que a série perdeu o seu fôlego. Os mais pessimistas dizem que isso aconteceu logo no segundo ano da série. Os mais otimistas, dizem que foi na quarta. Não importa quando isso aconteceu. O fato é que The Big Bang Theory se transformou naquela piada contada por um tio gordo e bêbado durante o enterro daquela vizinha odiosa.

A impressão que se tem é que a mesma piada vem sendo repetida à exaustão ao longo dos sete anos. Mas, se isso é assim, como explicar o aumento da audiência em detrimento da queda da qualidade? A razão é muito simples. O público foi emburrecendo junto com a série. The Big Bang Theory foi se simplificando, tornando boba, ridícula por vezes, e o público foi se tornando assim junto com a série. Eles não exigem mais nenhuma piada elaborada. O arroz com feijão continua sendo a comida mais consumida há tantos anos…

Tenho nojo de mudanças!

Jim Parsons saiu do armário, entrou, saiu, entrou. Quando ele se tornou ícone gay, ganhou seus Emmys, seus Golden Globe, também experimentou uma popularidade incrível. Resultado: voltou atrás em algumas declarações. Nárnia continua sendo extremamente maternal com quem deseja retornar.

Esse vai-e-vem do astro principal se repete também em seu personagem, o Sheldon. Antes, ele era simplesmente um nerd estranho. No entanto, os roteiristas se esforçaram tanto que o tornaram um estereótipo de si mesmo, uma verdadeira caricatura. Ele é um ser antissocial, mecanizado, com asco de contato humano.

Insira aqui alguma legenda criativa, já que os roteiristas de TBBT já não possuem mais isso.

Por outro lado, Raj também passou por um processo de esquizofrenia. Quem ainda se lembra do indiano com dificuldades de interagir com mulheres e só conseguindo isso quando bebia? Alguém pode me explicar como alguém assim pode ter se transformado em um pervertido? Isso sem contar que Raj tornou-se um adereço na série. Para que serve ele atualmente?

A entrada da Melissa e da Mayim foi muito positiva no início. Agora, elas meio que assumiram o protagonismo do seriado. E a série que era dos amigos nerds não possui mais nada de nerds. Está se tornando uma nova Friends, com casais e miguxismo, mas da maneira ruim.

Chuck Lorre pode ser alguém muito criativo para criar atrações, mas está deixando a desejar em manter a qualidade delas. E a notícia de uma renovação pode até ter sido recebida com alegria e festa pelos fãs. Mas os deuses da criatividade, da inteligência e do bom senso estão em luto.

Nova Friends? #chateado

Gifs oferecidos por: Seriando.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!