The X-Files 1×23 — The Erlenmeyer Flask

A concretização da mitologia de The X-Files.

Acredite em ninguém.” — PROFUNDA, Garganta

Enfim, chegamos ao season finale da primeira temporada de The X-Files, e com ele são sedimentados todos os elementos da mitologia que seguirão durante mais 8 temporadas. Hoje, podemos pensar na maior parte dos episódios como dispensáveis, porém na década de 1990 todas as séries precisavam ter mais de 20 episódios por temporada. A modernidade de condensar as histórias é bem anos 2000.

Ao longo de 23 episódios alguns elementos da mitologia foram lançados sem interligação: soubemos que os extraterrestres já estão entre nós há muito tempo, do conhecimento e interferência do Governo, das abduções, experiências genéticas e até clonagens.

Em The Erlenmeyer Flask, o Garganta Profunda (que mais parece o Mestre dos Magos) coloca Mulder na pista de um fugitivo que, aparentemente, sumiu no mar. Embora tenha sido atingido por dois tiros, o único vestígio deixado é um líquido verde no píer.

the x files

A pista leva os dois agentes ao laboratório do Dr. Berube, um cientista que se recusa a falar sobre o ocorrido. Sem uma direção para seguir, Scully, mais uma vez, questiona a confiança de Mulder no misterioso informante. Frustrado e sem saída, Mulder desiste, mas novamente é contatado pelo Garganta que lhe garante estar perto da verdade. Enquanto isso, Dr. Berube é morto e Scully tem acesso as amostras que, mesmo relutante, leva para análise, cujos resultados são surpreendentes: Dr. Berube estava realizando experiências com DNA alienígena.

Mulder é procurado pelo fugitivo e chega a um local onde seres humanos são mantidos dentro de tanques (a imagem lembra Matrix). Ao sair é perseguido por homens armados, que poderiam tê-lo matado, mas não o fizeram por não ter interesse nisso, segundo o Garganta.

A união das duas informações colhidas pelos agentes fundamenta a explicação do informante sobre a experiência que cria híbridos humanos-alienígenas, com uma condição física superior e cujo sangue é verde e tóxico. Dr. Berube estava usando voluntários, com doenças terminais para os experimentos, sendo o fugitivo, o Dr. Secare, um deles.

Porém alguém tem interesse em eliminar os híbridos, dando sumiço aos tanques, ao Dr. Secare, matando o Dr. Berube e a cientista que ajudou Scully a descobrir o DNA alien nas culturas de bactérias. Parece que ninguém está a salvo em The X-Files (a não ser os protagonistas).

Sempre que o Garganta aparece no episódio, Mulder é sequestrado/se dá mal, o mesmo acontece aqui. Cabe a Scully confiar no informante, para conseguir o “tecido original” e realizar a troca. Mais uma vez, sua fé na ciência é posta em xeque. Diante do que já havia descoberto, tudo culmina com seu contato com um feto alienígena congelado. Talvez outra pessoa pudesse fazer um grande estrago com uma informação dessas, mas ela é fiel e segue as orientações do Garganta (que realmente deve ser muito influente para colocá-la dentro de uma instalação tão sigilosa).

Durante a troca, o Garganta é baleado. Para o expectador fica o choque, pois se ele, que é o informante de confiança (embora seja dele a frase da abertura do episódio), já não existe, como Mulder conseguirá o que é preciso para prosseguir? O episódio inteiro possui uma fotografia sombria e o áudio mais baixo, como se sussurrado, um reflexo do que acontece no mundo interno dos personagens.

E o episódio termina de forma poética, lembrando o final do Piloto, espelhando a insônia da Scully diante de tudo o que viu, a hora no relógio e a ligação de Mulder, agora para dizer que os Arquivos X foram fechados e os dois estariam sendo enviados para setores separados do FBI. Se na época ficou a dúvida sobre a viabilidade de uma segunda temporada, hoje sabemos que ela aconteceu e trouxe mais perguntas a serem respondidas, pois a verdade continua lá fora.

– Curiosidades dos Bastidores

Primeira vez que a frase na abertura é mudada. Sempre que isso acontece, está ligado à mitologia.

A sequência de encerramento segue exatamente os minutos finais do episódio Piloto.

[taq_review]

E para aquecer os motores, segue o promo da premiere da 2ª temporada:

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER