The X-Files 3×12 — Syzygy

Os astros comandam comportamentos em Syzygy.

Claro. Tudo bem. Como queira.” — SCULLY, Dana

Syzygy é um dos poucos episódios de The X-Files que não funcionaria nos dias atuais. Apesar de ser embasado em elementos atemporais, sua premissa parece sem força.

Segue bem a linha de filmes teen ‘anos 90’, talvez por isso seja um pouco incômodo ver os protagonistas presos em uma teia delineada pelos astros. Partindo do comum The X-Files, Mulder e Scully seguem para uma pequena comunidade para investigar uma série de assassinatos inexplicáveis, cujas vítimas são adolescentes.

As pistas levam à suspeita de que uma seita satânica esteja por trás dos crimes, mas à medida que a rede vai se fechando, os agentes descobrem o envolvimento de duas garotas, melhores amigas, cuja motivação é birra adolescente, o narcisismo delas — multiplicado à enésima potência, graças ao alinhamento astral. Todos os estereótipos adolescentes cultivados na década de 1990 estão presentes nesse episódio, desde o atleta às ‘populares’ que praticam bullying, sendo essas as assassinas.

The X-Files é conhecido pelas excelentes escolhas de atores para personagens coadjuvantes, mas é preciso pontuar aqui, que as atuações das atrizes que interpretam Terri (Lisa Robin Kelly) e Margi (Wendy Benson-Landes) são bem fracas. E precisamos registrar também a participação de Ryan Reynolds (ainda baby) como Jay De Boom, vítimas das duas.

Quanto aos protagonistas… Há quem ame e quem odeie o episódio. Há quem veja Mulder como mulherengo e quem o veja como desligado. Há quem defenda Scully com unhas e dentes e quem a considere a louca ciumenta com uma forte crise de TPM. O que não se pode negar é que os dois estão bem longe do seu ‘normal’. Eles sempre discordam, mas geralmente são cordiais e tolerantes um com o outro, o que não acontece aqui.

Como bem disse a astróloga, de alguma forma as relações estavam emperradas. Toda a cumplicidade entre os dois se perde, diante da presença da Detetive White (Dana Wheeler-Nicholson). A mudança de comportamento é tão gritante que os vemos fazendo coisas que nunca tínhamos visto antes, como Scully fumando e Mulder bebendo.

E como não poderia deixar de ser, as atuações de Duchovny e Anderson conseguem trazer brilho à Syzygy. Mesmo sendo um episódio fraco, o roteiro nos traz possibilidades de atuação que são, no mínimo engraçadas: o olhar constantemente culpado de Mulder, as jogadas de cabelo e o revirar de olhos de Scully, bem como os diálogos afiados entre os dois com ela sempre desacreditando-o e ele sempre alfinetando-a.

Toda a tensão culmina num dos diálogos mais lembrados de toda a série (oriundo de uma piada/curiosidade dos fãs, que Chris Carter, brilhantemente aproveitou): quando Scully pergunta a Mulder por que ele sempre dirige, acusando-o de ser machista e ele responde “é porque eu nunca sei se seus pezinhos alcançam os pedais!”. Acidez pura.

O episódio termina e o alinhamento dos astros também. Não há uma resposta para o público sobre o destino das antagonistas, mas talvez não haja um grande interesse em se saber. De toda a história que se desenrolou, ao menos fica a lição: nunca irrite a ruiva do FBI.

Curiosidades dos Bastidores:

– Um “Syzygy” é o alinhamento astronômico de três corpos celestes (o Sol, a Terra e a Lua ou um planeta);

– Na cena em que Mulder e Scully mudam os canais e uma única cena se repete , o roteiro original citava Laranja Mecânica, mas a cena custava muito caro para o orçamento. Segundo Carter, a cena que foi ao ar (de uma comédia do cinema mudo) ficou melhor que a original.

Até a próxima! Fiquem com a promo do próximo episódio:

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A Fazenda voltou e o que esperamos? Memes! Mas será que os novos memes superam estes??? Clique e assista agora.

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER