The X-Files 3×19 — Hell Money

Hell Money faz com que nos perguntemos até que ponto iríamos para salvar alguém a quem amamos.

Ninguém fala sobre o jogo. Ninguém sai do jogo” — Hard-Faced Man

Se tem uma coisa que ultrapassa a compreensão humana é o ser humano. Muitas vezes, somos capazes de coisas que superam todas as expectativas, principalmente quando possuímos uma motivação suficientemente forte. Chris Carter, sabiamente, fez uso dessa premissa em diversos episódios, mostrando que The X-Files ia além de uma ficção científica, tratando de nossos mais profundos sentimentos e comportamentos mais obscuros.

O desespero é um eficiente motivador para o comportamento. Principalmente quando a segurança de alguém que amamos está em risco. O amor de um pai por sua filha (Lucy Liu, ainda bem novinha), levando-o a negar sua própria segurança é o que embasa a narrativa de Hell Money. Mas o que torna o episódio assustador é a frieza com que os organizadores do jogo tratam da vida humana.

Usando a tradição oriental — e seu conceito de morte, que é bem diferente da nossa visão ocidental — os organizadores do jogo tratam cada um ali como uma mercadoria que pode ser desmembrada em favor do lucro. Aproveitam-se do desespero, ou mesmo ganância, daqueles homens para levar vantagem em uma loteria, onde a aposta é, literalmente, um pedaço de cada um deles.

Sob o alicerce de uma mitologia, que envolve o culto aos antepassados e a crença em seres sobrenaturais, cometem seus crimes contra a vida humana e deixam Mulder e Scully perplexos a cada descoberta. Uma rede intrincada onde o pacto de silêncio, que busca legitimação em uma identidade etnográfica, mas não passa de uma organização criminosa. Sendo assim, Glen Chao, integrante da polícia local, torna-se tão criminoso quanto os demais, pois seu pacto de silêncio permitiu a mutilação/morte de todos os que passaram pelo sorteio.

Engraçado como o médico responsável pelas operações (chamado apenas de Hard-Faced Man e interpretado por James Hong), em muitas de suas cenas, lembra o Canceroso. Seu tom de voz, o discurso carregado de uma certeza hipócrita, e a confiança de que sairá impune são coroadas com a movimentação da câmera que se aproxima dele, revelando seu hábito de fumar.

Nesse episódio, Mulder e Scully fazem estritamente seus papéis de investigadores. As teorias vão se construindo e é possível ver a perplexidade nos olhares de ambos na medida em que o quebra-cabeças vai sendo formado. Mais ainda, permanecemos também, enquanto público, sem conseguir compreender o que leva ao pacto de silêncio de todos que estavam ali, sendo enganados pela organização.

A questão é que o pacto entre eles é maior que apenas o de silêncio, talvez seja algo de identidade. Talvez o jogo vá continuar em um novo lugar, afinal, o único disposto a cooperar com informações encontra o mesmo destino das vítimas dos casos que um dia fingiu investigar.

Curiosidades dos bastidores:

– Embora muitas pessoas tenham pensado que o jogo retratado fosse baseado em fatos reais, ele surgiu de uma ideia de Chris Carter, sendo totalmente fictício;

– Na tradução chinesa são 5 os elementos: terra, fogo, madeira, metal e água. Cada um deles corresponde a uma parte relevante do corpo humano. No episódio foi explicado que madeira corresponde ao olho. Quando um participante do jogo tirava uma peça com o símbolo fogo, significava que o órgão seria o coração, estando assim, condenado à morte;

– O dinheiro infernal é uma tradição real. No aniversário da morte de alguém querido, pinta-se à mão o dinheiro, que é enterrado como presente ao mundo espiritual.

Seguem as cenas do próximo episódio:

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!