Tudo que você não sabe sobre Friends!

A maior sitcom de todos os tempos, em termos de público e cativação de audiência, sempre pareceu a mais redondinha das séries. Ela estreou em 1994 e durou dez anos onde em raros momentos (e eu pessoalmente posso dizer nunca) passou por uma fase chata.

Mas nem tudo era tão perfeito assim no mundo de Friends. Para a sair sair do jeito que saiu, alguns ajustes precisaram ser feitos. Alguns antes mesmo dela estrear! Por exemplo, você sabia que a atriz Courteney Cox (Monica) originalmente havia sido convidada para interpretar a personagem Rachel? Dá para imaginar como seria uma Rachel na pele de Cox, ou uma Monica na pele de Aniston? Graças a Deus Arquette pediu para interpretar Monica após ler as falas da personagem.

Mas também foi ‘quase’ viu, pois a personagem Monica já havia sido oferecida à atriz Janeane Garafolo, que recusou o papel. Depois o papel foi recusado por Jami Gertz. A primeira escolha para o papel de Rachel foi o de Téa Leoni, que também deu pra trás. Ainda bem! Muito de Friends como assistimos se deve a ótima química entre o elenco. Talvez com atores diferentes fosse difícil conseguir ser tão carismática. Hoje fico pensando o quanto essas atrizes devem ter batido com a cabeça na porta!!!

Outro personagem que poderia não ter sido o que vimos era Chandler, pois o papel foi oferecido a Jon Cryer, que depois (beeem depois) foi convidado para a sitcom Two and a Half Men, junto a Charlie Shee, que fez participação especial durante a segunda temporada da série no papel de Ryan. Outro que recebeu convite para o papel de Chandler foi Jon Favreau, que obviamente não entrou para a série mas fez uma participação especial nela em 1997 como Peter Becker, o namorado multimilionário de Monica.

Apesar de todas estas trocas de atores para personagens, a coisa toda foi um bocado mais complicada com Matt LeBlanc! O cara foi fazer o teste para elenco com apenas US$ 11 dólares no bolso. Quando o elenco recebeu o primeiro pagamento a atriz Courteney Cox comprou um carro. Já o canadense LeBlanc comprou mesmo foi comida! Quem diria que ao final da série eles estariam ganhando um milhão por episódio, não é?

E a série tinha como bancar estes salários gigantescos, afinal 30 segundos de comerciais na reta final da série chegaram a custar algo aproximado a £1.2 milhões lá na Inglaterra. O comercial era tão caro quanto o de uma produção Inglesa inédita.

O mais interessante é que nenhum ator do elenco chegou a ganhar mais do que o outro. Eles começaram ganhando US$22.500 por episódio. As negociações eram feitas com todos os membros e, como Kudrow dizia, “Os seis juntos eram muito mais fortes do que apenas um deles.”

Mas voltando ao elenco, outro que não ia muito bem na carreira artística era James Michael Tyler, o Gunther! Ele estava trabalhando como garçom em uma coffee shop de Hollywood quando conseguiu o papel. Ele continuou no emprego durante os quatro primeiros anos de Friends. Não devia ganhar lá essas coisas! Aliás, o personagem não era nem para ter fala no começo da série. Vale lembrar que ele só foi ganhar um nome na metade da segunda temporada. Ótima evolução.

Mas não foi só o elenco que teve seus acertos antes da estreia. A própria série poderia não ter o nome que teve. Foram considerados diversos títulos, entre eles Friends Like Us, Six of One, Across the Hall, e Insomnia Cafe(!?).

Com tudo acertado, a série foi ao ar. Mas um de seus maiores símbolos acabou nascendo de um acidente! Lembra aquela moldura retrô que ficava atrás da porta do apartamento da Monica, e que depois serviu para fotos de divulgação do seriado? Então, aquela moldura era na verdade um espelho que foi esmagado acidentalmente por alguém da produção, o que desmistifica aquela lenda dos sete anos de azar… Senão, Friends teria suas sete primeiras temporadas ainda mais maravilhosas!

Outro incidente cenográfico de Friends é que nos dois primeiros episódios o apartamento de Chandler e Joey era o número 4, e o de Monica e Rachel o número 5. Futuramente os números mudaram para 19 e 20 pois os produtores perceberam que os números anteriores são de apartamentos mais próximos ao andar térreo, o que não é o caso da morada de nossos amigos. Legal que eles corrigiram este errinho imperceptível para a maioria.

E já que estamos falando em maioria, vale dizer que a maioria dos episódios da série foi filmada no mesmo estúdio onde grandes sucessos foram rodados, entre eles Full House (1987). O piloto da série foi filmado no mesmo estúdio de Living Single (1993) e a primeira temporada teve espaço no estúdio 5 da Warner Bros, que depois recebeu Everybody Loves Raymond (1996).

Deixando o cenário de lado e passando para os personagens, você sabia que o nome da irmã gêmea de Phoebe, Ursula Buffay, era o nome de uma garçonete em outra sitcom de sucesso? Pois é, em Mad About You havia esta personagem. O mote foi aproveitado e em uma participação especial as atrizes da série, Helen Hunt e Leila Kenzle, visitam o Central Perk e confundem Phoebe com Ursula! Muito legal essas amarrações de referências que aconteciam em Friends.

Falando em gêmeos, eles geralmente são interpretados por uma só pessoa, como é o caso de Phoebe e Ursula. Porém em elenco infantil o que acontece é justamente o contrário! Personagens como Emma, a filhinha de Ross e Rachel, eram interpretados por gêmeas. Neste caso Cali Sheldon e Noelle Sheldon.

Outra coisa que quase ninguém sabe é que na vida real a Universidade Estadual de Columbus tem um paleontologista chamado Dr. David R. Schwimmer, que é o nome do ator que interpreta o paleontologista Ross no seriado. Bizarro!

Ainda nesta questão de personagens, uns que sempre renderam foram os convidados especiais, né? Tivemos até o Brad Pitt, que na época ainda era casado com Jennifer Anniston. Mas um dos que chamou muito atenção do público foi Bruce Willis, com quem Matthew Perry contracenou nos filmes Meu Vizinho Mafioso. Willis teve mais de uma participação no seriado, porém em dois episódios ele não ganhou um tostão para estar lá. Tudo por conta de uma aposta que fez com Perry e perdeu!

Já Tom Selleck, o famoso de Magnum P.I., que viveu o oftalmologista pelo qual Monica se apaixonou, foi ovacionado ao fazer sua primeira aparição no estúdio durante a gravação com plateia. A coisa foi tão intensa que não se ouviam as falas do elenco, tanto que a cena foi re-gravada.

Duas inesquecíveis participações especiais na série foram o pato e o galo, bichinhos de estimação de Joey e Chandler. Foram diversos patos e galos durante as filmagens da série, dos quais os animais passaram a fazer parte apenas na terceira temporada. Lisa Kudrow morria de medo deles!!!

Foram oito oscarizados participando de Friends, entre eles Charlton Heston, Sean Penn, Susan Sarandon, Helen Hunt, Julia Roberts, Reese Witherspoon, Robin Williams e George Clooney.

Outro assunto que rendeu tanto quanto participações especiais foi gravidez. Nos últimos meses de gravação da série Courteney Cox Arquette estava visivelmente grávida, mas como a personagem não poderia aparecer no programa deste jeito, sua barriga acabou sendo escondida por roupas, ângulos de câmera e até mesmo partes do cenário.

Outra curiosidade é que durante o parto do filho de Ross a personagem Carol, de Leah Remini, tem como enfermeira a atriz June Gable, que depois foi convidada para o papel de agente de Joey. Aliás, há uma cena muito engraçada com Gable onde Joey acaba ensinando-a a respirar fundo durante o trabalho de parto. Outra curiosidade é que a própria Remini foi outra a fazer teste para o papel de Monica.

Outra gravidez que chamou atenção doi a de Phoebe. O plot dela como barriga de aluguel de seu irmão aconteceu pois na vida real Lisa Kudrow estava grávida. No seriado ela estava grávida de trigêmeos, mas apenas no seriado. Sua barriga era pequena em relação ao que a barriga da personagem deveria ser. Por isso ela usou um barriga falsa de gravidez. Dá para imaginar uma grávida usando barriga de grávida falsa?! Só em Friends mesmo!

Pra ser sincero, motes loucas assim apenas com a Phoebe, que na série original era para ser o foco junto com Chandler. Chegaram até a cogitar a ideia de que Chandler seria gay. Mudaram de ideia ao conhecer Matthew Perry lá atrás, nos testes de elenco. Entretanto as piadas sobre ele ser gay foram usadas ao longo de toda série.

Outra coisa que era para ter sido, mas não aconteceu, foi o casal Monica e Joey! Monica e Chandler são muito mais legais juntos, tanto que se casaram e tudo mais. Diferente do que aconteceu entre Rachel e Barry, o noivo que ela abandonou no altar durante o episódio piloto.

O cara acabou se casando com a melhor amiga de Rachel, Mindy, que era interpretada por Jennifer Grey. Você sabia que tanto Jennifer Aniston quanto Jennifer Grey interpretaram Jeanie Bueller em Ferris Bueller’s Day Off (1986)? Grey a interpretou num filme e Aniston em uma série de TV.

Bom, acho que você leu uma porrada de coisas que não sabia, ou não lembrava, sobre Friends. Mas tenho certeza que a música de abertura da série você nunca esqueceu, certo?

Sabia que o tema de Friends deveria ter sido Shiny Happy People, do REM (olha o vídeo)? Acabou sendo I’ll Be There For You, do The Rembrandts, que chegou ao primeiro lugar no American Pop Chart! Os créditos de abertura da série, onde a música é tocada, foram gravados nos estúdios da Warner. Os atores receberam a letra da música para cantar mas a mesma não era tocada pois nem havia sido gravada na ocasião.

A coisa não deve ter saído lá tão bem, afinal apenas Jennifer Aniston aparece cantando o tema de abertura e isso só pode ser visto nos créditos de abertura do episódio piloto. Mas, sinceramente, essa deve ter sido a única coisa que não saiu assim tão bem em Friends, afinal todo o resto da série foi um sucesso!

Agora fica a pergunta: você tá se sentindo mais ‘sabe tudo’ sobre Friends agora? Que tal responder o nosso quiz e testar se é o maioral sobre esta sitcom? Boa sorte!

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!