Tyrant 3×08 — Ask for the Earth

Ask for the Earth confirma o quanto a democracia é frágil e à mercê de quem está no poder.

Democracia não é algo ocasional. Não somente quando aqueles que estão no poder concordam” — Al-Yazbek, Daliyah.

A democracia é propagada como a melhor forma de governo. Muitos a defendem com unhas e dentes. E, de fato, a democracia precisa ser defendida com todas as forças. Isso porque ela é frágil e pode ser desconsiderada em pouquíssimo tempo. Os eventos recentes em nosso país comprovam isso.

E são nesses momentos que Tyrant consegue ser grandiosa como série. Ask for the Earth trouxe que a série tem de melhor: usar a dramaturgia para discutir questões da realidade. Até o tom novelístico adotado nos últimos episódios foi deixado de lado para colocar na mesa as discussões realmente relevantes.

Desde que foram propostas a realização de novas eleições para Abuddin, ficava a dúvida se elas realmente aconteceriam. Ainda mais após a aliança entre Laila e o Sheik Al-Qadi colocaram a ex-primeira dama no topo das pesquisas. Bassam já acenava que não estava muito confortável com essa escolha popular, preferindo seu amigo Fauzi. Mas estamos falando de democracia, não é?

A volta de Molly serve para endurecer ainda mais o marido. Aliás, ao esclarecer que sabe da traição de Barry, Molly contribui para esse endurecimento ao trazer de volta a ideia da vingança da filha morta por Ihab. Esse retorno da personagem foi fundamental para que Tyrant saísse do lamaçal mexicano no qual tinha entrado.

“Adiar” as eleições em prol da guerra contra o califado foi uma das piores decisões tomadas por Bassam e isso terá consequências drásticas. Afinal, agora ele terá duas guerras: além daquela contra o califado, uma travada dentro do próprio território. Até porque Laila, Sheik Al-Qadi, Fauzi e Daliyah se juntaram para garantir a democracia dentro de Abuddin.

O Califado mostra que seu poder não se restringe somente à Síria. Mahdiya vai até a Alemanha promover um ataque a bomba. A cena em que ela se arrebente de auto-explodir é bastante emblemática.

Ask for the Earth coloca Tyrant nos trilhos e reacende discussões importantes acerca da democracia e como esta depende dos interesses de quem está no poder. Ver o povo de Abuddin correndo pelas ruas sob efeitos de bomba moral era como estar diante de qualquer protesto nas ruas de São Paulo, por exemplo. Momento mais oportuno para se pensar nisso não há.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!