Veja 11 curiosidades de Rubén Aguirre, o professor Girafales de Chaves

Com um humor leve, o seriado mexicano Chaves conquistou o mundo. Veja 11 curiosidades de Rubén Aguirre, o professor Girafales, um dos atores que contribuíram para esse sucesso.

O professor Lingui… Digo… Tatatata!! Na sexta-feira (17), o céu ficou mais alegre. Rubén Aguirre, intérprete do professor Girafales, morreu aos 82 anos.

Até hoje, Chaves continua como um fenômeno, figurando entre os programas mais antigos da televisão brasileira que ainda estão no ar, sendo exibido desde agosto de 1984 (além do SBT, o TBS também exibe o programa, juntamente com Chapolin Colorado, que está na geladeira da emissora de Sílvio Santos há um tempo). Produzido nos anos 1970, o programa ainda é a “carta da manga” e curinga da programação do SBT, para alavancar a audiência de horários que estão em baixa, já que tem uma legião de fãs: diversas gerações que acompanham as trapalhadas do menino do barril.

Em clima de homenagem à esse programa e ao grande astro da TV mexicana que contribuiu para o enorme sucesso de Chaves também em nossa telinha, BOXPOP reuniu 11 curiosidades de Rubén Aguirre.

Formação X Profissões

Rubén foi locutor, ventríloquo (não é à toa o episódio Ventrilouco, de Chapolin, de 1976), narrador de touradas, lida de campo, toureiro, sub-gerente de produção, diretor de televisão e ator. Ainda assim, Aguirre lamentou certa vez que deixou algumas coisas por fazer, como interpretar um vilão ou ter sido “árbitro” de beisebol.

Embora tenha trabalhado em diversas profissões, Rubén Aguirre era formado em Engenharia Agrônoma e nunca exerceu o cargo. Chegou a estudar na Escola Superior de Agricultura Hermanos Escobar, em Ciudad Juárez, no México, no curso de Engenharia Agrônoma.

O trabalho na TV começou no Canal 6 de Monterrey, como locutor de programas humorísticos. Nessa época, interpretou um famoso palhaço da cidade, Pipo e estrelou o El Club de Shory, no Canal 8, ao lado de Carlos Villagrán e María Antonieta de las Nieves, com quem contracenaria anos depois em Chaves.

De alto executivo de televisão (coloca alto nisso) a ator

Aguirre era executivo do canal 8 no México, a TV TIM, quando Bolaños apresentou diversos roteiros e um projeto para um programa humorístico para a TV, prática não muito comum na época. Aguirre gostou tanto da ideia que apostou na nova atração, dando origem assim a Los Supergenios de la Mesa Cuadrada.

E mais: como também atuava no programa, ele sentiu dificuldades em conciliar a vida de executivo e ator. Ele entendeu que não era vantajoso para a emissora ter um executivo que fazia comédia. Dessa forma, largou o alto salário de executivo para poder ficar no programa de TV.

Coincidências entre dublador e ator

Veja 11 curiosidades de Rubén Aguirre, o professor Girafales de Chaves

Nascido em 15 de junho de 1934, Rubén Aguirre morreu dois dias depois de seu aniversário. Curiosamente, seu dublador, Osmiro Campos, faleceu quase um ano antes de Rubén, em 05 de julho de 2015, com a mesma idade de Aguirre: 82 anos.

Diabetes, problemas renais e acidente

Aguirre tinha diabetes, controlada com medicamentos — passou duas décadas tomando medicação para controle de diabetes e problemas renais -; além de cálculos na vesícula e problema de coluna.

Em 2007, o ator e sua mulher, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro, fazendo com que abandonasse os palcos e usasse cadeira de rodas, não conseguindo voltar à TV, ao teatro ou ao circo.

Em junho de 2015, Aguirre publicou uma carta pedindo ajuda para a ANDA (Associação Nacional de Atores Mexicana), afim de pagar seus gastos com tratamentos médicos. O texto foi intitulado como “E agora, quem poderá me defender?”.

Em 2014, ele ficou internado por conta de desidratação e anemia. No ano seguinte, foi hospitalizado devido a cálculos na vesícula e problemas na coluna (mas os cálculos não puderam ser removidos por conta de uma dívida hospitalar).

Família

Ruben deixa 7 filhos e 16 netos. Teve um único casamento, com Consuelo De Los Reyes desde 1960.

Dono de Circo

Com o término do programa Chespirito, que reunia diversas esquetes com personagens variados, além de Chaves e Chapolin, Rubén Aguirre passou a se dedicar ao circo, fazendo muito sucesso com o El Circo del Profesor Jirafales, assim como outros atores do programa mexicano, Quico e Chiquinha. Desde 1976, ele fazia apresentações em circos com o personagem Girafales.

Como Rubén Aguirre chegou a pesar 130 kg devido a uma medicação que passou a tomar para se recuperar do problema que limitou seus movimentos, o ator decidiu se afastar dos palcos circenses por ter vergonha de mostrar o próprio corpo.

Lançou uma autobiografia

Em 2015, Rubén Aguirre lançou o livro Después de usted (como falava em espanhol o Depois da senhora). Ainda sem tradução para o português, Aguirre conta em detalhes sua trajetória nos seriados Chaves e Chapolin, além de expressar sua eterna gratidão por Chespirito, pois sem ele, professor Girafales não seria uma figura internacional.

Um dos grandes profissionais da TV

Apesar de muito conhecido por atuar, Rubén Aguirre teve grande destaque atrás das câmeras, estando presente em diversas áreas dos bastidores. Além dos programas de Chespirito, Aguirre atuou em 10 programas de TV e 14 filmes.

Aguirre também produziu o programa Aqui Esta la Chilindrina, em que Chiquinha era a protagonista

E O Vento Levou

Você sempre assiste a Chaves e quando Dona Florinda e o professor Girafales se encontram, nunca reparou que já ouviu em algum lugar? A música que embala o romance do casal que mais torcemos é o tema do filme E o Vento Levou em outro arranjo.

Mais antigo dos personagens

O Professor Girafales é um dos personagens mais antigos que Roberto Gómez Bolaños criou, assim como o Dr. Chapatin. Na verdade, surgiu antes mesmo que o Chaves: era um dos personagens dos segmentos cômicos de meia hora realizados por Chespirito — então conhecidos como chespirotadas: Los Super Genios de la Mesa Cuadrada (1968–1970), atração que marcou estreia de Chespirito como roteirista.

O nome completo do professor Girafales é Inocencio Girafales. No programa, ele tem aproximadamente 43 anos e mede quase 2 metros de altura.

Primeira Aparição em Chaves

A primeira aparição em Chaves, o então Chavo del 8, que surgiria como programa próprio, originado de uma esquete de muito sucesso de um dos programas anteriores de Roberto Gómez Bolaños, Chespirito (1970–1971), foi no episódio Don Ramón Pintor (Seu Madruga Pintor), na primeira temporada do programa, em 1973. Até então, o personagem era apenas mencionado durante a série.

Deixe seu comentário e vamos continuar falando ainda mais sobre a obra desse grande ator. Até a próxima coluna!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!