Veja 5 novelas brasileiras que fazem sucesso no exterior

Com o sucesso de Os Dez Mandamentos na Argentina, separamos 5 novelas brasileiras que fazem sucesso no exterior.

São muitas as novelas brasileiras que fazem sucesso no exterior. Segundo O Guia dos Curiosos, por ano, pelo menos 60 países exibem uma novela brasileira, somando cerca de 60 milhões de espectadores estrangeiros.

As pioneiras a desbravar o oceano e arrasar longe de terras tupiniquins com certeza foram O Bem Amado, primeira novela brasileira a ser exibida no exterior, e Escrava Isaura — na China, Lucélia Santos chegou a receber o prêmio Águia de Ouro, o maior da televisão naquele país e já em Cuba, os horários de jogos de futebol chegaram a ser alterados, porque todo mundo preferia ficar em casa ligado na novela a ir aos estádios.

Os Dez Mandamentos é a atual coqueluche internacional. Desde que a primeira temporada estreou, em 28 de março, Moisés y Los Diez Mandamientos está bombando em audiência. A segunda temporada da novela estreou no início de julho e já vem conquistando excelentes índices de audiência, não deixando a liderança durante os primeiros quinze dias em que está sendo exibida. Já são mais de 23 países que compraram o direito de exibição da novela da Record. No Chile, a novela também faz muito sucesso.

As tramas bíblicas estão fazendo tanto sucesso en la tierra de los hermanos que a Telefe pretende exibir a série Milagres de Jesus, da Record, no lugar de Boogie Oogie, da Globo.

Recentemente, Sérgio Marone e Guilherme Winter estiveram na Argentina, fazendo a divulgação da segunda temporada da novela. Entre os compromissos, participaram do programa Susana Giménez, famosa apresentadora da mesma emissora que exibe Os Dez Mandamentos: Telefe. Entre papo vai e papo vem, com os atores falando sobre os bastidores da novela, o ponto alto da noite foi o quando Sérgio Marone, ao ser perguntado que tipo de mulheres gostava, deu um selinho arrebatador na apresentadora, que ficou um pouquinho desconcertada. Veja!

Pensando no sucesso que as novelas brasileiras fazem também lá fora, o BOXPOP listou 5 novelas que também são campeãs entre o público internacional.

O Clone (2001/2002)

O Clone é um dos fenômenos de exportação da Globo, alcançando 91 países. Nos Estados Unidos, foi exibida no canal Telemundo, importante janela para o público latino que mora em solo americano, aumentando a audiência em 60% no horário em que foi exibida. A novela até ganhou um remake.

Em Portugal, a novela fez com que cabeleireiros passassem a dar cursos para todas interessadas em fazer as maquiagens usadas na novela; além de aumentar a procura por viagens ao Marrocos e por cursos de dança do ventre.

Caminho das Índias (2009)

Vencedora na categoria Melhor Telenovela no Emmy Internacional de 2009 (prêmio que por si só já impulsiona sua comercialização no exterior), temos Glória Perez mais uma vez explorando uma cultura estrangeira — dessa vez, a indiana.

No Rajastão, a jovem Maya (Juliana Paes) se apaixona pelo dalit (intocável) Bahuan (Márcio Garcia) e se casa grávida dele com Raj (Rodrigo Lombardi). Já no Brasil, a vida da família Cadore não será mais a mesma com a chegada da psicopata Yvone (Letícia Sabatella), que planeja dar o golpe em Raul (Alexandre Borges) para conseguir o dinheiro e o marido da então melhor amiga, Sílvia (Débora Bloch).

Em inglês o titulo ficou India — A Love Story, já em espanhol, passou a se chamar India — Una História de Amor. A novela já foi exibida em 90 países.

A Favorita (2007/2008)

A Favorita também foi um sucesso na Argentina, Chile e Venezuela. Em Portugal, cativou o público, mas teve quem preferisse as novelas da TVI.

Embora tivesse a proposta de subverter as regras do folhetim, em termos de linguagem, propondo uma brincadeira ao espectador sobre qual das protagonistas estaria falando a verdade: quem era mocinha e quem era vilã; foi difícil manter o segredo para público de outros países, já que cenas no youtube entregavam que Flora era a vilã.

Da Cor do Pecado (2004)

Da Cor do Pecado chegou a 100 países. Em inglês, Shades of Sin ou El Color del Pecado, em espanhol.

Em 2005, na Argentina, a novela tinha share de 40%. Inclusive, nesse mesmo ano, 45 novelas brasileiras foram exibidas no mundo, número recorde desde que começaram a ser exportadas.

Da Cor do Pecado também reabriu o mercado de novelas para a China, depois do imenso sucesso de Escrava Isaura por lá.

Avenida Brasil (2012)

Avenida Brasil não se contentou em ser um fenômeno nacional. Exibida em 130 países — chegando em países como Armênia, Indonésia, Guatemala, Macau e Suécia — e dublada em 18 idiomas, é considerada a novela mais vendida do Brasil nos últimos anos.

Segundo a revista Forbes, com um investimento de US$ 91 milhões de produção, a Globo arrecadou nada menos que US$ 2 bilhões, o que a transforma na novela mais rentável da história do entretenimento brasileiro até agora.

Além de audiência, a trama gerou repercussão e tornou-se assunto do momento por onde passou. Na Argentina, a novela foi transferida do horário da tarde para o horário nobre. O último capítulo foi exibido no Luna Park, lotando a mais tradicional casa de eventos de Buenos Aires com 6000 pessoas e ingressos esgotados, além de dominar os Trending Topics naquele país.

Cauã Reymond — que fez muito sucesso como Jorgito, virando um sex symbol -; Débora Falabella, Vera holtz, Marcos Caruso e Alexandre Borges foram tratados como estrelas, dando entrevistas antes do último capítulo ir ao ar.

Não esqueça de deixar o seu comentário! Até a próxima coluna!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!